Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tentam ganhar dinheiro com vítimas do temporal

Ir para baixo

Tentam ganhar dinheiro com vítimas do temporal Empty Tentam ganhar dinheiro com vítimas do temporal

Mensagem por ricardonunes Dom Dez 27, 2009 2:53 am

A fragilidade dos moradores afectados pelo mau tempo na região Oeste está a ser aproveitada por um grupo de homens que se apresentam como madeireiros e se oferecem para remover as árvores caídas, a troco de dinheiro.

"É lamentável que no meio de tanta miséria se estejam a tentar aproveitar da situação", afirmou ontem ao CM o comandante dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Fernando Barrão.

Carlos Vieira, proprietário de uma casa na localidade de Sarge, foi uma das vítimas. "Caíram-me quatro pinheiros em cima de uma vedação e da garagem e pedi ajuda aos bombeiros, na terça-feira. Passado algum tempo, apareceram quatro homens, disseram que eram madeireiros e ofereceram-se para limpar tudo, se lhes pagasse", contou, indignado.

Segundo Fernando Barrão, a Câmara Municipal de Torres Vedras contratou madeireiros para ajudar a resolver os problemas causados pelo temporal, mas a custo zero para as vítimas. "Se alguém se está a aproveitar, lamentamos. Só temos pena de não saber quem é", adiantou o responsável.

Ontem, 1500 pessoas continuavam sem electricidade, sobretudo nas freguesias de Dois Portos, Silveira, A-dos-Cunhados e São Pedro da Cadeira, no concelho de Torres Vedras. A EDP reforçou o número de técnicos no terreno e anunciou ter solucionado a generalidade das avarias ao início da noite. A falta de energia eléctrica chegou a pôr em perigo várias toneladas de fruta de duas centrais fruteiras instaladas no concelho, mas o recurso a um gerador permitiu ultrapassar o problema.

O Plano de Emergência de Torres Vedras é o único no Oeste que se mantém activo até amanhã, altura em que a Comissão Municipal de Protecção Civil volta a reunir-se com o governador civil de Lisboa, António Galamba.

APONTAMENTOS

FRIO REGRESSA


Está previsto para hoje o regresso do tempo frio, principalmente no interior e Norte. As temperaturas vão baixar aos -4º C em Bragança e na serra da Estrela. Está previsto céu muito nublado e neve acima dos 800 metros.

AMANHÃ

O Instituto de Meteorologia prevê céu muito nublado, chuva por vezes forte nasregiões do Norte e do Centro e queda de neve ao início da manhã acima dos 800 metros. O vento será moderado a forte no Litoral e muito forte nas terras altas.

FIM DO ANO

O último dia do 2009 será marcado por aguaceiros e vento forte. Já o primeiro dia de 2010 vai nascer com poucas nuvens, pelo menos no Sul do País. De qualquer forma, a chuvaé garantida no fim--de-semana.

"O TALUDE PODIA REBENTAR"

A Protecção Civil de Beja, em conjunto com várias entidades, procedeu ontem à abertura de uma passagem de água no talude da ribeira de Geraldes, Castro Verde, no local onde passa a linha férrea das minas de Neves Corvo. Segundo o comandante Distrital da Protecção Civil, Canudo Sena, a estrutura corria o "risco de rebentar". "A linha férrea foi desactivada e aberta esta passagem para escoar a água que se acumulou em excesso com o mau tempo", acrescentou o responsável. "Se o talude rebentasse estavam em risco vários hectares de produções agrícolas, a ponte da ribeira e a estrada nacional poderia inundar", referiu ainda António João Colaço, vice-presidente da autarquia de Castro Verde.

Os trabalhos vão decorrer nos próximos dias. A linha que serve em exclusivo para os vagões de minério será reactivada quando estiver resolvida a situação.

NEVE LEVA MILHARES À SERRA DA ESTRELA

O nevão que caiu na noite de sexta-feira e na madrugada de ontem transformou a serra da Estrela num manto branco e chamou milhares de pessoas, que entupiram as estradas de acesso à Torre. Depois de uma noite de muito trabalho, o Centro de Limpeza de Neve conseguiu, às 10h30, abrir ao trânsito as estradas do maciço central, para alegria dos turistas, que já estavam parados nas cidades de Covilhã, Seia e Gouveia. O dia esteve espectacular, com sol e neve, mas muito frio – a Torre registou cinco graus negativos.

"Há muito tempo que tinha o sonho de vir para aqui. A serra está muito bonita assim", disse ao CM Fábio Lopes, natural de Barcelos, que, com a namorada e outro casal, foi passar o fim-de-semana na região. Brincar com a neve e andar no teleférico da Torre eram um desejo de Mário e Juliana, um casal de brasileiros que trocou o calor do país natal pelas temperaturas negativas do Interior de Portugal. "Gosto de vir aqui porque sou sempre bem tratado e a serra é linda", adiantou Mário, quando se preparava para dar mais uns tombos na pista de neve transformada em gelo.

O frio e a neve das últimas semanas têm aquecido o comércio tradicional da região e contribuído para o aumento de clientes nas unidades hoteleiras. Muitas delas já estão esgotadas até aos primeiros dias de 2010.


Francisco Pedro / P.G. / L.O
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos