Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reverendo Dr. Ateek analisa a fundo e idéias por trás do Kairos Documento na Palestina

2 participantes

Ir para baixo

Reverendo Dr. Ateek analisa a fundo e idéias por trás do Kairos Documento na Palestina Empty Reverendo Dr. Ateek analisa a fundo e idéias por trás do Kairos Documento na Palestina

Mensagem por Vitor mango Dom Dez 27, 2009 10:24 am


Reverendo Dr. Ateek analisa a fundo e idéias por trás do Kairos Documento na Palestina Israel_protest_schools
Separation, Inequality and Loosening Control: The State of State Education in Israel Separação, Desigualdade e afrouxamento de controle: O Estado da Educação do Estado de Israel
Dr. Shlomo Swirski and Attorney Noga Dagan-Buzaglo, ADVA Dr. Shlomo Swirski eo procurador-Dagan Noga Buzaglo, ADVA
Thursday, 24 December 2009 Quinta-feira dezembro 24, 2009
Israel never managed to develop a uniform, egalitarian public education system. Israel nunca conseguiu desenvolver um uniforme, o sistema de educação pública igualitária. In fact, the most outstanding characteristic of education in Israel today is segregation or separation - on the basis... Na verdade, a característica mais marcante da educação em Israel é hoje a segregação ou a separação - com base no ...
Full Story Full Story
Latest Podcast Podcast

Reverendo Dr. Ateek analisa a fundo e idéias por trás do Kairos Documento na Palestina News_from_Within_Podcast_Thumb The Palestine Kairos Document A Palestina Kairos Document
With
publication of the Palestine Kairos Document, the Alternative
Information Center interviewed Reverend Dr. Naim Ateek, a co-signatory
of the document and founder of the Sabeel Ecumenical Liberation
Theology Center based in Jerusalem. Com a publicação do
Documento Kairos Palestina, o Alternative Information Center
entrevistou Reverendo Dr. Naim Ateek, um co-signatário do documento e
fundador da Teologia da Libertação Ecumênico Sabeel Center com sede em
Jerusalém. The
Palestine Kairos Document, issued at a 11 December meeting in
Bethlehem, echoes a similar summons issued by South African churches in
the mid-1980s at the height of repression under the apartheid regime.



A Palestina Kairos documento, emitido em 11 de dezembro uma reunião em
Belém, ecoa uma intimação similares emitidos por igrejas sul-Africano,
em meados da década de 1980, no auge da repressão sob o regime do
apartheid.

That call served to galvanize churches and the wider public in a concerted effort that eventually brought the end of apartheid.


Essa chamada servido para galvanizar a igrejas e ao público em geral um
esforço concertado que finalmente trouxe o fim do apartheid.

The
authors of the Kairos Palestine Document believe that current efforts
in the Middle East are confined to managing the crisis rather than
finding pertinent and long term solutions to the crisis.

Os
autores da Palestina Kairos Document acreditam que os esforços atuais
no Oriente Médio se limitam a gerir a crise em vez de encontrar
soluções pertinentes e longo prazo para a crise. They reject any use of the Bible to legitimize or support political options and positions that are based upon injustice.


Eles rejeitam qualquer uso da Bíblia para legitimar ou apoiar as opções políticas e posições que são baseadas em injustiça. Through
the logic of peaceful resistance, the authors believe that resistance
is as much a right as it is a duty, as it has the potential to hasten
the time of reconciliation. Reverend Dr. Ateek reviews the background
and ideas behind the Palestine Kairos Document in this interview.

Através da lógica da resistência pacífica, os autores acreditam que a
resistência é um direito tão importante como é um dever que tem o
potencial de acelerar o tempo da reconciliação. Reverendo Dr. Ateek
analisa a fundo e idéias por trás do Kairos Documento na Palestina esta
entrevista.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117583

Ir para o topo Ir para baixo

Reverendo Dr. Ateek analisa a fundo e idéias por trás do Kairos Documento na Palestina Empty Re: Reverendo Dr. Ateek analisa a fundo e idéias por trás do Kairos Documento na Palestina

Mensagem por Vitor mango Dom Dez 27, 2009 10:26 am

A Palestina Kairos documento, emitido em 11 de dezembro uma reunião em
Belém, ecoa uma intimação similares emitidos por igrejas sul-Africano,
em meados da década de 1980, no auge da repressão sob o regime do
apartheid.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117583

Ir para o topo Ir para baixo

Reverendo Dr. Ateek analisa a fundo e idéias por trás do Kairos Documento na Palestina Empty Re: Reverendo Dr. Ateek analisa a fundo e idéias por trás do Kairos Documento na Palestina

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 27, 2009 11:54 am

Trabalhando pela transformação de Deus
By: Naim Ateek


No dia 2 de dezembro de 2004, voluntários do Programa Ecumênico de Acompanhamento na Palestina e em Israel (EAPPI), do Conselho Mundial de Igrejas, participaram de uma peregrinação que partiu de Jerusalem, passou pelo Muro de Separação e terminou em Betânia. A peregrinação passou pelo Monte das Oliveiras.


O tema da 9a Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas - Deus, em tua graça, transforma o mundo - fala a muitas pessoas de diferentes maneiras. O que ele diz a cristãos que vivem em situações tão difíceis como a da Palestina? Naim Ateek, um importante teólogo palestino, reflete sobre essa questão.

Este tema é uma oração que fala a muitas pessoas de diferentes maneiras. Aos cristãos palestinos, comunica cinco mensagens importantes, cada uma delas essencial ao movimento rumo à transformação de nossas comunidades e do mundo.

É um apelo dirigido a Deus. Reconhecemos a necessidade de transformação e, em oração, dirigimo-nos a quem é capaz de gerar essa transformação. Em última análise, é Deus, a fonte da vida que nos renova e transforma. Em tempos de sofrimento, angústia e opressão, o espírito humano se volta a Deus como fonte de cura, conforto e libertação. Cristãos e muçulmanos palestinos que vivem sob a ocupação israelense em seu país dirigem constantemente suas súplicas a Deus. Fé e confiança são depositadas no poder de Deus e não no poder dos seres humanos.

Reconhece a forma de transformação de Deus. Deus se relaciona conosco por meio de graça, misericórdia e amor. Não é pela violência ou pela guerra que Ele gera a transformação do mundo. Sua graça abrange todos os Seus atributos maravilhosos. Rezar pela graça de Deus é rejeitar a maneira do império, que produz mudança por meio da força destrutiva da violência e da guerra. Da mesma forma, é uma rejeição dos métodos usados por extremistas religiosos que matam outros em nome de Deus. Apelar à graça de Deus é buscar a vontade de Deus no mundo e fazer essa vontade. A vontade de Deus é justiça, paz e reconciliação, e não dominação e opressão.

É uma oração que demanda a participação ativa daquele que pede. Não recorre a Deus em busca de sua ajuda e se senta passivamente, assistindo às coisas se deteriorarem. Como diz Paulo, trabalhamos com Deus. Na verdade, sem Deus, nada podemos fazer, mas somos parceiros em seu trabalho de transformação. Quando Deus transforma as pessoas, elas são transformadas à imagem do transformador. Não podemos nos satisfazer com a simples mudança. Buscamos a transformação total das pessoas, de dentro, de forma que elas, por sua vez, possam se tornar instrumentos de mudança e transformação. Somos filhos de Deus quando estamos envolvidos no trabalho de paz. Ele confiou a nós trabalho da reconciliação, e trabalhamos conjuntamente com Ele para tornar este mundo um lugar melhor para todos.

A transformação implica uma nova criação baseada na justiça e na misericórdia de Deus. Tem início quando a justiça se faz, de forma que a paz possa se estabelecer. No contexto palestino, a justiça será obtida quando a ocupação ilegal de nosso país por Israel tiver fim. Construída sobre um firme alicerce de justiça, uma coexistência pacífica de um Estado palestino e um Estado israelense, um junto ao outro, é o objetivo pelo qual trabalhamos. A transformação, contudo, vai além da conquista de justiça e paz, devendo abrir caminho para a reconciliação e o perdão, que apenas a misericórdia de Deus pode tornar possível. A transformação se realiza quando israelenses e palestinos - judeus, muçulmanos e cristãos - reconhecem sua humanidade comum, conduzida por Deus, e vivem juntos em paz, como bons vizinhos.

A oração busca uma transformação abrangente. Nosso mundo se tornou tão pequeno que o que acontece em uma região afeta as outras, por vezes de forma muito drástica, e a injustiça em um lugar tem ramificações em outros. Não podemos ser egoístas quando oramos e trabalhamos pela transformação. Ela tem que incluir todos os povos do mundo. Esta é uma oração que transcende as divisões baseadas em denominações, etnias e raças. Ela se dirige a todos. Por isso, como palestinos, ainda que sentamos nosso sofrimento, e trabalhemos e oremos pelo fim da ocupação de nosso país, não podemos ser limitados. Devemos lembrar de nossos irmãos e irmãs em outros lugares, que também estão vivendo sob forças de opressão e buscando a libertação. A transformação jamais é completa enquanto há povos oprimidos sofrendo sob o jugo da dominação. O desafio é sempre trabalhar com Deus pela transformação do mundo.

Oremos Deus, em tua graça, transforma o mundo. E que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam sempre conosco. Amém.

(*) Rev. Dr. Naim Ateek, ministro ordenado da Igreja Episcopal, é fundador e diretor do Centro Ecumênico de Teologia da Libertação Sabeel, em Jerusalém. Importante teólogo cristão palestino, entre outros livros, Justice and Only Justice, a Palestinian Theology of Liberation (Orbis, 1989). Ele mora e trabalha na Palestina/Israel.

Conselho Mundial de Igrejas

Like a Star @ heaven

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Reverendo Dr. Ateek analisa a fundo e idéias por trás do Kairos Documento na Palestina Empty Re: Reverendo Dr. Ateek analisa a fundo e idéias por trás do Kairos Documento na Palestina

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos