Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fernando Ulrich e o estudo do BPI sobre as contas públicas

Ir para baixo

Fernando Ulrich e o estudo do BPI sobre as contas públicas Empty Fernando Ulrich e o estudo do BPI sobre as contas públicas

Mensagem por Vitor mango Sex Jan 08, 2010 6:59 am

Fernando Ulrich e o estudo do BPI sobre as contas públicas
"É injusta ou é um equívoco" a reacção do primeiro-ministro
A reacção do primeiro-ministro José Sócrates ao estudo do BPI sobre a sustentabilidade das contas públicas "é injusta ou é um equívoco", afirma o presidente do banco Fernando Ulrich. Como o trabalho sobre a sustentabilidade das contas públicas, "queremos contribuir para a resolução de um problema e elogiámos a forma como o Governo reagiu à crise".
Helena Garrido
Helenagarrido@negocios.pt

A reacção do primeiro-ministro José Sócrates ao estudo do BPI sobre a sustentabilidade das contas públicas “é injusta ou é um equívoco”, afirma o presidente do banco Fernando Ulrich. Como o trabalho sobre a sustentabilidade das contas públicas, “queremos contribuir para a resolução de um problema e elogiámos a forma como o Governo reagiu à crise”.

“O importante na declaração do primeiro-ministro é a primeira parte quando diz que ‘todos os contributos para a resolução dos problemas’ são bem vindos”, afirma ao Negócios o presidente do BPI convidado a reagir às afirmações do primeiro-ministro sobre o estudo que o banco fez sobre a sustentabilidade das finanças públicas portuguesas.

Quanto “à ironia” relativa à origem da crise, que José Sócrates diz ser da responsabilidade da banca, Fernando Ulrich afirma que “não se aplica ao BPI”.

“Não foram os bancos americanos e ingleses que deram origem à crise”, recorda o presidente do BPI. No encontro com jornalistas para apresentação do estudo, lembra o presidente do BPI, “elogiamos a forma como o Governo reagiu á crise”.

Além disso o estudo não contém criticas às escolhas do Executivo, sendo um trabalho de sistematização e arrumação de informação com projecções do que pode acontecer à dívida pública em diversos cenários. “Não vejo porque irritou o Governo”, diz, admitindo que o primeiro-ministro possa não ter tido tempo para ler o trabalho.

“O nosso objectivo”, reafirmou Fernando Ulrich, “é ajudar promover uma discussão séria e informada” sobre situação das contas públicas e “contribuir para que as pessoas em geral percebam o que está em causa”.

O BPI revelou ontem, dia 6 de Fevereiro, um estudo sobre a sustentabilidade das contas públicas realizado pelo seu departamento de análise económica.

Um dos aspectos inovadores do trabalho é a inclusão das responsabilidades que o estado terá de assumir com a dívida de empresas do sector público que não são sustentáveis. Com estas valores somados à dívida do estado e partindo de alguns pressupostos quanto à evolução da actividade económica, o BPI demonstra que, somando ainda os compromissos já assumidos com as parcerias público-privadas no domínio das estradas, a dívida pública entrará em trajectória explosiva caso não se adoptem medidas de redução da despesa pública.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos