Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Muro em Gaza põe pressão sobre presidente do Egito

2 participantes

Ir para baixo

Muro em Gaza põe pressão sobre presidente do Egito Empty Muro em Gaza põe pressão sobre presidente do Egito

Mensagem por Vitor mango Ter Jan 12, 2010 1:12 am


Muro em Gaza põe pressão sobre presidente do Egito

AE - Agencia Estado

Tamanho do texto? A A A A
TEL-AVIV - A tensão entre egípcios e palestinos acentuou a ambígua política do Egito em relação ao conflito no Oriente Médio e a delicada situação do presidente do país, Hosni Mubarak. Mesmo com um governo forte, ele enfrenta pressão do mundo muçulmano e de sua oposição interna, por um lado, e dos Estados Unidos e de Israel, de outro. Os palestinos reclamam de medidas tomadas pelo Cairo, entre elas a proibição da entrada na Faixa de Gaza de um comboio internacional com toneladas de ajuda humanitária aos 1,5 milhão de moradores.



No entanto, a medida mais criticada é a decisão de construir um muro subterrâneo na fronteira com Gaza, o que deve restringir o contrabando de produtos para a região. A obra, apelidada pelos palestinos de "Muro da Morte", começou a ser construída em meados de novembro e prevê a colocação de centenas de vigas de metal de 18 metros de profundidade ao longo dos 14 quilômetros de fronteira.



A ideia é bloquear a passagem dos cerca de 400 túneis subterrâneos que ligam Rafah, no sul de Gaza, ao Deserto do Sinai, no norte do Egito. As passagens movimentam cerca de US$ 1 milhão por dia. Por elas, passa de tudo: de mantimentos a materiais de construção, de animais a motocicletas. Até noivas cruzam a fronteira por baixo da terra. Sem contar o contrabando de armas e munições.



O fim dos túneis, ou sua redução substancial, tende a piorar da situação econômica de Gaza, que hoje depende, em grande medida, do contrabando de bens para driblar o bloqueio econômico israelense e egípcio, que começou em 2007, assim que o Hamas tomou o poder no território. Para o chanceler egípcio, Ahmed Abul-Gheit, a barreira é uma questão de defesa nacional. "O Egito está colocando estruturas para defender suas fronteiras", disse.



Saia-justa



As decisões do Cairo têm deixado Mubarak numa saia-justa diante do mundo árabe e da opinião pública interna de seu país, que apoia os palestinos. Semana passada, em um dos protestos contra o Egito em Amã, na Jordânia, manifestantes queimaram bandeiras do país e levaram cartazes com a imagem de Mubarak com uma Estrela de Davi na testa.



Houve protestos também no Líbano e em outros países árabes. Na Cisjordânia, apesar do antagonismo ao Hamas, autoridades fizeram acusações diretas. "Os egípcios falam em apoiar os palestinos enquanto cooperam com o estado de sítio a Gaza. O Egito colabora com os EUA", afirmou Hassan Hreisheh, vice-relator do Conselho Legislativo Palestino. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo

Muro em Gaza põe pressão sobre presidente do Egito Empty Re: Muro em Gaza põe pressão sobre presidente do Egito

Mensagem por Vitor mango Ter Jan 12, 2010 1:17 am

As decisões do Cairo têm deixado Mubarak numa saia-justa diante do mundo árabe e da opinião pública interna de seu país, que apoia os palestinos. Semana passada, em um dos protestos contra o Egito em Amã, na Jordânia, manifestantes queimaram bandeiras do país e levaram cartazes com a imagem de Mubarak com uma Estrela de Davi na testa.

avisei aqui que a decisao do egipto lhe ia ou lhe vai queimar nas maos

POVOS em desespero fazem loucura

Quando era puto havia uma raposa no galinheiro do palacio
Eu estava la quando a vi entrar e peguei no cospe fogo
Fechei a porta e coloquei-me na ENMTRADA PARA LHE LIMPAR O SARAMPO
o ANAIMAL QUANDO VIU QUE NAO TINHA SAIDA POSSIVEL ATIROU-SE A MIM ...EU CAI E A GAJA CAVOU

A LICÇAO SERVIU-ME DE LICÇAO para nunca na portra da vida me armar em valentaço julgando-me ..bla bla
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo

Muro em Gaza põe pressão sobre presidente do Egito Empty Re: Muro em Gaza põe pressão sobre presidente do Egito

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 12, 2010 5:44 am

A política não é como a história da raposa e do Mango.

É mais como uma enguia, escorregadia e viscosa, de difícil vaticínio...


Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Muro em Gaza põe pressão sobre presidente do Egito Empty Re: Muro em Gaza põe pressão sobre presidente do Egito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos