Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Min. Saúde procura terreno para substituir três hospitais

Ir para baixo

Min. Saúde procura terreno para substituir três hospitais Empty Min. Saúde procura terreno para substituir três hospitais

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 19, 2010 9:06 am

Min. Saúde procura terreno para substituir três hospitais

por Lusa
Hoje

Min. Saúde procura terreno para substituir três hospitais Ng1244290

O Ministério da Saúde está à procura de um terreno de 9 hectares na zona ocidental de Lisboa ou em Oeiras para substituir os hospitais de Santa Cruz, Egas Moniz e Francisco Xavier, que vão fechar quando a nova unidade estiver em funcionamento.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, Rui Portugal, revela que está "à procura de um terreno que possa substituir os hospitais de São Francisco Xavier, Egas Moniz e Santa Cruz [em Carnaxide], que vão fechar".

O terreno de 9 hectares, equivalente a nove campos de futebol, está a ser procurado na zona ocidental de Lisboa, mas não é de excluir que possa ficar, por exemplo, em Oeiras.

"Sendo a ideia servir a zona ocidental da Grande Lisboa, não haveria problema se o hospital ficasse no concelho de Oeiras, até porque o mais importante é que existam boas acessibilidades".

Os hospitais de Santa Cruz, Egas Moniz e São Francisco Xavier compõem, desde 2005, o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, seguindo uma tendência de junção hospitalar fomentada pelo ministro Correia de Campos, que criou ainda o Centro Hospitalar de Lisboa Norte (Santa Maria e Pulido Valente) e o Centro Hospitalar de Lisboa Central, que reúne debaixo da mesma gestão as unidades de Santa Marta, Capuchos, São José e Estefânia.

O fecho dos três hospitais não tem ainda uma data prevista, mas só acontecerá depois de a nova unidade entrar em funcionamento.

Entre os argumentos para a mudança de instalações, a ARS salienta que "os hospitais em questão têm instalações antigas e que respondem com dificuldade às necessidades dos utentes e dos profissionais", acrescentando que, com a renovação do parque hospitalar de Lisboa, "faz sentido que se comece em pensar em Lisboa Ocidental, que vai ser claramente a zona pior servida em termos de adequação das estruturas hospitalares existentes".

Ainda segundo a ARS, "haverá toda a vantagem para o funcionamento dos serviços, mas sobretudo para o tratamento aos utentes, em que estejam juntas numa única estrutura física".

O Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental tem, no seu conjunto, 900 camas para internamento nos vários serviços e realiza, por ano, cerca de 400 mil consultas. As unidades lideradas por Pedro Abecassis fazem 200 mil urgências, 50 mil sessões de Hospital de Dia e internam cerca de 30 mil doentes nestes três hospitais, tendo mais de 4 mil profissionais.

Em termos de resultados, o hospital, em 2008 (os últimos disponíveis), foram negativos em mais de 15 milhões de euros, piorando relativamente ao resultado líquido positivo de 913 mil euros, em 2007. No Relatório de Gestão e Contas de 2008, a administração argumenta que o desempenho económico foi "fortemente condicionado pela redução ocorrida ao nível do Valor de Convergência que foi fixado no âmbito do contrato-programa de 2008", no qual houve uma redução de 18,5 milhões face aos cerca de 60 milhões atribuídos em 2007.

"Sem este efeito, o desempenho do CHLO em 2008 evidenciaria uma melhoria face a 2007 e teria permitido a obtenção de resultados semelhantes aos ocorridos em 2007", conclui o relatório.

In DN

Min. Saúde procura terreno para substituir três hospitais Cheer

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos