Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bruno 'Pidá' condenado a 23 anos de prisão

Ir para baixo

Bruno 'Pidá' condenado a 23 anos de prisão Empty Bruno 'Pidá' condenado a 23 anos de prisão

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 19, 2010 9:22 am

Bruno 'Pidá' condenado a 23 anos de prisão

por LUSA
Hoje

Bruno 'Pidá' condenado a 23 anos de prisão Ng1244260

As Varas Criminais do Porto condenaram hoje Bruno Pinto "Pidá" a 23 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, pelo seu envolvimento em 2007 no homicídio do segurança Ilídio Correia, entre outros crimes.

Sem o cúmulo jurídico, "Pidá" - para quem o Ministério Público tinha pedido a pena máxima - cumpriria 48 anos e sete meses de cadeia.

A condenação abrange também vários homicídios tentados e, entre outros crimes, detenção ilegal de arma.

De acordo com o colectivo de juízes presidido por Manuela Paupério, ficou provado que no homicídio participaram também Fernando Martins "Beckham" (22 anos de prisão), Mauro Santos (21 anos), Ângelo Ferreira "Tiné" (21 anos), bem como uma quinta pessoa que o tribunal não conseguiu identificar.

"Todos eles, em conjugação de esforços, efectuaram disparos de forma intensa e sequencial", relatou a juíza-presidente do colectivo.

Manuela Paupério disse que os homicidas "montaram uma autêntica emboscada" a Ilídio Correia, irmãos e restantes acompanhantes e acrescentou que "só o acaso permitiu que o desfecho não fosse mais dramático".

O crime - considerou a magistrada - "é só a ponta visível do icebergue" em "negócios" e "domínios" associados a alguns protagonistas da noite do Porto.

Referindo-se à personalidade dos homicidas, afirmou que tentam impor-se na sociedade pela agressividade e sublinhou o pouco valor que disse darem à vida de terceiros.

Os cinco homicidas foram condenados a pagar, solidariamente, indemnizações a familiares das vítimas que ascendem a mais de 170 mil euros, sendo a maior (130 mil euros) para a filha de Ilídio Correia.

Neste processo da "Noite Branca" foram a julgamento nove pessoas, todas associadas, em diversos graus, a crimes que a acusação imputa ao chamado grupo da Ribeira.

Um dos arguidos com acusações menos gravosas foi absolvido (Fábio Barbosa "Suca") enquanto José Fernando Silva "Leitinhos", Fernando Guerra "Afia", Paulo Aleixo "Quinze Dias" e Susana Pinto (irmã de Bruno "Pidá" sofreram condenações desde multa de 1.260 euros a penas suspensas de cadeia (entre um e dois anos e quatro meses).

Advogado considera pena "exagerada"

Luís Vaz Teixeira, o advogado de "Pidá" considerou a pena "exagerada" e anunciou que vai recorrer.

Já a mandatária da família de Ilídio Correia, Sónia Carneiro, considerou-se satisfeita com o acórdão e com as indemnizações fixadas, esperando agora que os assistentes as venham a receber.

Além do homicídio de Ilídio Correia - ocorrido na madrugada de 29 de Novembro de 2007 - estavam em causa, entre outros episódios violentos, um tiroteio ocorrido cerca das 24 horas no túnel da Ribeira, pelo qual não houve condenações.

Do processo constam ainda episódios de confrontos físicos a 25 de Agosto de 2007, na discoteca "La Movida" - entre "Pidá" e Natalino Correia, irmão da vítima mortal - que terão gerado a espiral violenta levantada.

No âmbito do dossier Noite Branca, investigado sob direcção da procuradora Helena Fazenda, continuam sem acusação deduzida os dois casos mais mediáticos: o homicídio do empresário Aurélio Palha, dono da discoteca Chic, a 27 de Agosto de 2007, e o assassinato do segurança Alberto Ferreira ("Berto Maluco"), a 10 de Dezembro do mesmo ano.

O primeiro processo resultante da operação "Noite Branca" chegou às Varas Criminais do Porto em Março do ano passado, altura em que aquele tribunal condenou Hugo Rocha pela morte do segurança Nuno Gaiato, na antiga discoteca El Sonero, Porto, a 13 de Julho de 2007.

Já a 11 de Agosto de 2009, Mauro Santos, um dos arguidos deste conjunto de processos, foi condenado a cinco anos e três meses de cadeia, num caso investigado também pela equipa da "Noite Branca" e relacionado com tráfico de droga. O arguido recorreu do acórdão.



In DN

Bruno 'Pidá' condenado a 23 anos de prisão Smile21Bruno 'Pidá' condenado a 23 anos de prisão Smile21Bruno 'Pidá' condenado a 23 anos de prisão Smile21Bruno 'Pidá' condenado a 23 anos de prisão Smile21Bruno 'Pidá' condenado a 23 anos de prisão Smile21Bruno 'Pidá' condenado a 23 anos de prisão Smile21

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Bruno 'Pidá' condenado a 23 anos de prisão Empty 'Pidá' condenado a 23 anos sob forte aparato policial

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jan 20, 2010 10:48 am

'Pidá' condenado a 23 anos sob forte aparato policial

por JOANA DE BELÉM
Hoje

Bruno 'Pidá' condenado a 23 anos de prisão Ng1244598

Um dos cinco principais arguidos foi absolvido. Penas pesadas para os outros.

Sem demonstrar grande emoção, Bruno Pinto "Pidá" ouviu calmamente a sentença de 23 anos de prisão pelo envolvimento no homicídio de Ilídio Correia, ocorrido em Novembro de 2007, entre outros crimes. Pouco após a leitura do acórdão, que condenou ainda Fernando Martins "Beckham" (22 anos de prisão), Mauro Santos (21 anos), Ângelo Ferreira "Tiné" (21 anos) e absolveu Fábio Barbosa ("Suca"), por não haver provas do seu envolvimento nos crimes, "Pidá" abraçou este último, seu primo, e beijou-o na cabeça. Sempre rodeado por um forte aparato policial, dentro e fora da sala do tribunal, o Palácio da Justiça assistiu ontem à celebração da absolvição de "Suca" por familiares e amigos.

Sem o cúmulo jurídico, "Pidá" cumpriria 48 anos e sete meses de cadeia. A sua condenação abrange também vários homicídios tentados e, entre outros crimes, detenção ilegal de arma. "Não se fez justiça!", "A justiça já estava feita desde o início!", retorquiram Telma Sequeira e Susana Pinto, mulher e irmã de Bruno, que continuam a reclamar a sua inocência. Opinião contrária à do acórdão, que deu como provado que os condenados agiram em co-autoria e dispararam de "forma incessante e sequencial" até matar Ilídio. O Gangue da Ribeira preparou "uma verdadeira emboscada ao segurança", considerou o colectivo de juízes presidido por Manuela Paupério, acrescentando que "apenas o acaso permitiu que o desfecho não fosse mais grave".

Este homicídio será, segundo os juízes, "só a ponta visível do icebergue" em "negócios da droga" e "domínios exercidos com a força", associados a alguns dos protagonistas da noi- te do Porto. Em relação à personalidade dos arguidos, foi afirmado que tentam impor-se na sociedade pela agressividade e que dão pouco valor à vida de terceiros e não têm respeito pela sociedade.

Os cinco homicidas foram condenados a pagar, solidariamente, indemnizações a familiares das vítimas que ascendem a mais de 170 mil euros, sendo a maior (130 mil euros) para a filha de Ilídio Correia.

Neste megaprocesso da "Noite Branca" foram a julgamento nove pessoas, todas associadas, em diversos graus, a crimes que a acusação imputa ao chamado grupo da Ribeira. Os arguidos José Fernando Silva "Leitinhos", Fernando Guerra "Afia", Paulo Aleixo "Quin-ze Dias" e Susana Pinto (irmã de Bruno "Pidá") sofreram condenações desde multa de 1260 euros a penas suspensas de cadeia (entre um e dois anos e quatro meses).

Luís Vaz Teixeira, o advogado de "Pidá", considerou as penas "exageradas" e "manifestamente injustas" e anunciou que deverá recorrer, após uma análise ao acórdão. O causídico criticou ainda a investigação no âmbito deste processo: "Partiu do pressuposto de que o meu cliente era culpado de tudo", acusou Vaz Teixeira.

Já a mandatária dos familiares de Ilídio Correia, que não compareceram à leitura da sentença, considerou-se satisfeita com o acórdão e com as indemnizações fixadas, esperando agora que os assistentes as venham a receber. "Era a decisão esperada face à prova produzida", "os arguidos identificados são os que foram efectivamente condenados", disse Sónia Carneiro.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos