Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alô Maria the PORTUGAL...

2 participantes

Ir para baixo

Alô Maria the PORTUGAL... Empty Alô Maria the PORTUGAL...

Mensagem por Kllüx Qua Jan 27, 2010 6:56 pm

OE 2010: Bragança é a região que mais perde e Lisboa a menos afectada na distribuição regional do PIDDAC



Bragança é a região que percentualmente mais perde e Lisboa o distrito menos afectado de 2009 para 2010 na distribuição distrital das verbas do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC).

O distrito de Bragança perde quase cem por cento das verbas inscritas em PIDDAC, passando de 88,6 milhões de euros para agora pouco mais de um milhão.

De acordo com os mapas de programação financeira, todos os distritos e regiões autónomas registam quebras na comparação das tabelas. Só aumentam valores não descriminados, designados como “vários distritos” e regiões-plano, que ainda assim não evitam uma queda total de quase meio milhão de euros.

Fonte do Ministério das Finanças disse à Agência Lusa que o PIDDAC tem vindo a perder verbas porque o dinheiro tem sido canalizado “para outros pacotes de financiamento” como parcerias público-privadas, orçamentos ministeriais ou empresas públicas.

Ainda assim, nas verbas identificadas por distritos e regiões autónomas, todos perdem mais de 40 por cento do dinheiro, com uma excepção: Lisboa, que perde “apenas” 18,2 por cento - passa de 400,2 para 327,4 milhões de euros.

Se Bragança é o caso mais afectado, Beja, Região Autónoma da Madeira, Viseu, Portalegre e Vila Real também têm menos 90 por cento do dinheiro.

Com quebras entre 80 e 90 por cento seguem-se a Guarda, Viana do Castelo, Porto e Setúbal.

Em termos absolutos, o Porto regista o maior trambolhão nos valores das tabelas, com uma queda de 295,7 milhões de euros (passa de 351,4 milhões para 55,7).

Seguem-se Setúbal, com menos 148,4 milhões (passa de 178,5 para 30,1 milhões) e Aveiro com uma quebra de 88,8 milhões (de 111,4 para 22,6).

Segundo fonte do Ministério das Finanças, o PIDDAC tem vindo a perder verbas todos os anos porque “têm sido canalizadas para outros pacotes de financiamento”, seja através de parcerias público-privadas, orçamentos ministeriais ou empresas públicas.

Exemplo disso, referiu, é o caso da Estradas de Portugal que passou a incluir no seu orçamento algumas das verbas para investimentos rodoviários que estavam inscritas no PIDDAC.

O PIDDAC é apenas um instrumento de transferência de verbas do poder central para as regiões e a recente reorganização administrativa do país reforçou o papel dos investimentos supra-municipais em detrimento dos projectos concelhios”, acrescentou a mesma fonte.

Por isso, “muitas das verbas saem da rubrica distrital para passarem a fazer parte das sub-regiões que compõem as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional”, acrescentou a mesma fonte.


Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Alô Maria the PORTUGAL... Empty Re: Alô Maria the PORTUGAL...

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jan 28, 2010 3:36 am

É, Kllux, mas isso já vem de longa data e, embora tenha havido muitos governantes oriundos de Bragança, o facto é que nunca nenhum "puxou" pela região, como seria seu dever, preferindo o acomodatício de Lisboa.

Por seu lado, a população também não pugna pelos seus interesses, principalmente a aldeã, mais conservadora e demasiado encostada à Igreja.

Ora o poder central, qualquer um, acha que Lisboa é Portugal e o resto é paisagem. Então, "olha" por esse "país" , durante o tempo todo e, de quatro em quatro anos, com as sobras, compra uns quantos pacotes de bombons (baratinhos) e lá vai, à caça ao voto, rumo ao outro país virtual...

E tudo piorou com o 25 de Abril!

Shocked

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos