Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Operação cuidadosa e bonita por Ze Milhazes

Ir para baixo

Operação cuidadosa e bonita  por Ze Milhazes Empty Operação cuidadosa e bonita por Ze Milhazes

Mensagem por Vitor mango Ter Ago 19, 2008 2:54 pm

Operação cuidadosa e bonita

Texto escrito para a Agência Lusa


Alexandre Lukachenko, Presidente da Bielorrússia, considera que “a Rússia, durante a agressão da Geórgia, fez tudo bem, de forma calma e silenciosa”.
Durante um encontro com o seu homólogo russo, Dmitri Medvedev, realizado na cidade de Sotchi, na costa do Mar Negro, Lukachenko agradeceu à Rússia “pela sabedoria revelada durante a agressão da Geórgia”.
“Gostaria – continuou o líder bielorrusso – de agradecer também pela sabedoria que Você revelou nos últimos dias, particularmente durante a agressão empreendida pelo Estado vizinho”.
“Tratou-se de uma reacção calma, silenciosa, que levou ao estabelecimento da paz na região, agora por muito tempo. Isso foi feito com muito cuidado e de forma bonita”, frisou.
Lukachenko declarou também que “o Ocidente não poderia ter agido tal como a Rússia na solução do conflito”.
Alexandre Lukachenko foi o primeiro chefe de Estado de um país da Comunidade de Estados Independentes a manifestar publicamente apoio à acção militar da Rússia na Ossétia do Sul.
Desse modo, a Bielorrússia junta-se à Venezuela e a Cuba no apoio ao envio de tropas russas para a Geórgia.
Fonte diplomática contactada pela Lusa em Moscovo chamou a atenção para o facto de Lukachenko apenas agora ter feito declarações de apoio a Moscovo.
“É evidente que o dirigente bielorrusso foi duramente apertado pelo Kremlin para apoiar a acção militar russa no Cáucaso. Este encontro em Sotchi foi organizado precisamente para isso”, acrescenta a fonte.
No próximo fim de semana, a cidade de Duchambém, capital do Tadjiquistão, irá receber uma cimeira da Comunidade de Estados Independentes.
Os analistas russos concordam em que essa reunião irá ser difícil para o Kremlin e decisiva para o futuro da organização que reunia 13 das 15 repúblicas da União Soviética. Os três Estados do Báltico: Estónia, Letónia e Lituânia preferiram a União Europeia à CEI.
No início do conflito na Ossétia do Sul, a Geórgia revelou a intenção de abandonar essa comunidade.
“Moscovo tenciona que a CEI tome uma posição comum face ao conflito, mas é mais provável que a Ucrânia anuncie a sua vontade de abandonar a organização, em solidariedade com a Geórgia”, declarou à Lusa Gennady Charodeev, jornalista do diário russo “Trud”.
Publicada por Jose Milhazes em 00:54 0 comentários
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos