Preço do combustível de avião
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Preço do combustível de avião
Preço do combustível de avião
regista sexta semana consecutiva de quedas
Presstur 19-08-2008 (14h10) O preço da tonelada de combustível de avião regista seis semanas consecutivas de queda, tendo baixado mais 1,8% na semana terminada em 15 de Agosto, para 1.069 dólares, menos 25% ou menos 355,5 que o máximo atingido a 4 de Julho, e de novo com um ligeiro recuo na estimativa de preço médio no ano, desta vez já com reflexos no impacto para as companhias aéreas, de acordo com o Índice elaborado para a IATA pelos Platts.
O preço médio do jet fuel este ano, extrapolado a partir do preço na última semana (135,6 dólares por barril), sem impactos de hedging, está em 142,3 dólares por barril, menos 0,1% que na semana anterior e menos 0,3% do que a estimativa anunciada no índice da semana de 1 de Agosto, em que foi atingido o preço médio mais elevado deste ano.
E, pela primeira vez em várias semanas, a estimativa que a IATA faz para o impacto na aviação comercial da evolução do preço médio (baseada no consumo no ano anterior) mostra uma redução em mil milhões de dólares.
Depois de nas semanas de 1 e 8 de Agosto a IATA apontar para um agravamento da factura de combustíveis (sem levar em conta políticas de hedging e alterações dos níveis de consumo) das companhias aéreas em 92 mil milhões de dólares, para a semana de 15 de Agosto essa estimativa baixou para 91 mil milhões.
Este montante leva em conta nomeadamente que o preço médio no ano de 142,3 dólares por barril representa um agravamento em 73,5% em relação ao que o Índice estimava na semana homóloga de 2007 para esse ano e está 58,1% acima da estimativa indicada na última semana de 2007.
Aliás, o próprio valor do preço do jet fuel na semana de 15 de Agosto (135,6 dólares por barril ou 1069 dólares por tonelada), embora seja o menor desde 4 de Abril, em relação à semana homóloga de 2007 ainda mostra um encarecimento do combustível na ordem de 56,9%, com um agravamento em 19,6% face ao preço indicado na última semana de 2007.
A informação que a IATA divulga sobre a evolução dos preços em cinco grandes regiões indica que os preços na semana de 15 de Agosto têm um desagravamento entre 19,5% e 21,9% face à semana homóloga um mês antes, mas quando se considera a variação anual ainda têm aumentos entre 52,8% e 72,9%.
A América Central e do Sul (que tem um peso de 4% no Índice) é a região que continua com o preço mais elevado, nos 1.177,4 dólares por tonelada na semana de 15 de Agosto, embora tenha sido aqui que se tenha verificado a queda do preço em 21,9% face há um mês, porque também é a região em que o agravamento em 12 meses é mais forte (72,9%).
Depois vem a Europa (28% do Índice), com 1.082,4 dólares por tonelada, menos 20,3% que um mês antes, mas ainda 58,9% mais que um ano antes.
A América do Norte, região com mais peso no Índice (39%), tinha na semana de 15 de Agosto o preço de 1.058,6 dólares por tonelada, menos 19,5% que um mês antes, mas mais 52,8% que há 12 meses.
A região do Médio Oriente e África (7% do Índice) tinha o preço mais baixo na semana, nos 1.040,6 dólares, menos 21,5% que um mês antes, mas mais 58,7% que 12 meses antes.
Na Ásia e Oceânia (22% do Índice), o preço da tonelada de jet fuel estava em 1.058,3 dólares na semana de 15 de Agosto, menos 21,6% que um mês antes, mas mais 58,4% que 12 meses antes.
Clique para mais notícias sobre: Índice IATA do Jet Fuel
regista sexta semana consecutiva de quedas
Presstur 19-08-2008 (14h10) O preço da tonelada de combustível de avião regista seis semanas consecutivas de queda, tendo baixado mais 1,8% na semana terminada em 15 de Agosto, para 1.069 dólares, menos 25% ou menos 355,5 que o máximo atingido a 4 de Julho, e de novo com um ligeiro recuo na estimativa de preço médio no ano, desta vez já com reflexos no impacto para as companhias aéreas, de acordo com o Índice elaborado para a IATA pelos Platts.
O preço médio do jet fuel este ano, extrapolado a partir do preço na última semana (135,6 dólares por barril), sem impactos de hedging, está em 142,3 dólares por barril, menos 0,1% que na semana anterior e menos 0,3% do que a estimativa anunciada no índice da semana de 1 de Agosto, em que foi atingido o preço médio mais elevado deste ano.
E, pela primeira vez em várias semanas, a estimativa que a IATA faz para o impacto na aviação comercial da evolução do preço médio (baseada no consumo no ano anterior) mostra uma redução em mil milhões de dólares.
Depois de nas semanas de 1 e 8 de Agosto a IATA apontar para um agravamento da factura de combustíveis (sem levar em conta políticas de hedging e alterações dos níveis de consumo) das companhias aéreas em 92 mil milhões de dólares, para a semana de 15 de Agosto essa estimativa baixou para 91 mil milhões.
Este montante leva em conta nomeadamente que o preço médio no ano de 142,3 dólares por barril representa um agravamento em 73,5% em relação ao que o Índice estimava na semana homóloga de 2007 para esse ano e está 58,1% acima da estimativa indicada na última semana de 2007.
Aliás, o próprio valor do preço do jet fuel na semana de 15 de Agosto (135,6 dólares por barril ou 1069 dólares por tonelada), embora seja o menor desde 4 de Abril, em relação à semana homóloga de 2007 ainda mostra um encarecimento do combustível na ordem de 56,9%, com um agravamento em 19,6% face ao preço indicado na última semana de 2007.
A informação que a IATA divulga sobre a evolução dos preços em cinco grandes regiões indica que os preços na semana de 15 de Agosto têm um desagravamento entre 19,5% e 21,9% face à semana homóloga um mês antes, mas quando se considera a variação anual ainda têm aumentos entre 52,8% e 72,9%.
A América Central e do Sul (que tem um peso de 4% no Índice) é a região que continua com o preço mais elevado, nos 1.177,4 dólares por tonelada na semana de 15 de Agosto, embora tenha sido aqui que se tenha verificado a queda do preço em 21,9% face há um mês, porque também é a região em que o agravamento em 12 meses é mais forte (72,9%).
Depois vem a Europa (28% do Índice), com 1.082,4 dólares por tonelada, menos 20,3% que um mês antes, mas ainda 58,9% mais que um ano antes.
A América do Norte, região com mais peso no Índice (39%), tinha na semana de 15 de Agosto o preço de 1.058,6 dólares por tonelada, menos 19,5% que um mês antes, mas mais 52,8% que há 12 meses.
A região do Médio Oriente e África (7% do Índice) tinha o preço mais baixo na semana, nos 1.040,6 dólares, menos 21,5% que um mês antes, mas mais 58,7% que 12 meses antes.
Na Ásia e Oceânia (22% do Índice), o preço da tonelada de jet fuel estava em 1.058,3 dólares na semana de 15 de Agosto, menos 21,6% que um mês antes, mas mais 58,4% que 12 meses antes.
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