Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

POS-SOCRATES DEIXOU DE SER TABU NO PS

Ir para baixo

POS-SOCRATES DEIXOU DE SER TABU NO PS Empty POS-SOCRATES DEIXOU DE SER TABU NO PS

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Dom Fev 14, 2010 12:27 am

Sucessão


A semana em que o pós-Sócrates deixou de ser tabu no PS


14 Fevereiro 2010POS-SOCRATES DEIXOU DE SER TABU NO PS Icn_comentario


Apesar de defender a permanência de José Sócrates, até António Costa já falou na sucessão do actual primeiro-ministro.

Nas entrelinhas de uma entrevista, nos blogues ou em críticas indirectas ao Governo, os sinais de que no PS já se pensa no pós-Sócrates tornaram-se mais visíveis nos últimos dias.
Das vozes de apoio e solidariedade ao primeiro-ministro, têm destoado as declarações de socialistas com algum peso no partido. Ana Gomes, João Cravinho ou Vera Jardim são alguns dos mais destemidos a falar nas "escutas" e até António Costa já arrisca dizer que o PS tem "boas soluções" no que toca à sucessão a José Sócrates.
A eurodeputada Ana Gomes tem insistido no caso no seu blogue, chegando mesmo a dizer que "o Estado de direito democrático que pode estar em causa". Ana Gomes recusou ainda "varrer para debaixo do tapete as questões que tais escutas suscitam".
Ontem, em entrevista ao jornal i, foi a vez de António Costa lembrar que há "boas soluções" para suceder a Sócrates. Apesar de ressalvar que o primeiro-ministro tem condições internas para continuar, Costa disse ao diário: "Se por qualquer hipótese [José Sócrates] deixar de o ser, o PS tem no Governo e na Assembleia da República boas soluções que asseguram a continuidade institucional do seu mandato."
O ex-ministro de António Guterres João Cravinho também já disse que o Governo tem de "provar e convencer os portugueses de que as suspeitas que estão a transformar o País num pântano não têm razão de ser". O deputado socialista Vera Jardim também não perdoou: "É urgente que se faça luz sobre isto. (...) Este clima não é sustentável."
Nas bases, também já há militantes que começam a falar na substituição de Sócrates, algo a que o primeiro-ministro irá resistir. Até porque, como lembram os que o defendem, tem "legitimidade democrática", quer no País (venceu eleições há quatro meses) quer no PS (96,4% dos votos).
Oficialmente, a questão ainda não é falada no partido. O debate deste assunto na Comissão Nacional (CN) vai depender do curso dos acontecimentos. É que a próxima reunião só deverá acontecer depois do Orçamento, e a CN é maioritariamente composta por fiéis apoiantes de Sócrates.
Ontem, José Sócrates recebeu também o apoio de anónimos que puseram a circular uma sms a convocar uma manifestação de apoio ao primeiro-ministro, a realizar na Alameda D. Afonso Henriques (Fonte Luminosa), no dia 20.
Tags: Portugal





POS-SOCRATES DEIXOU DE SER TABU NO PS Icn_impressoraImprimirPOS-SOCRATES DEIXOU DE SER TABU NO PS Icn_enviarmailEnviar por Email
POS-SOCRATES DEIXOU DE SER TABU NO PS Icn_estatisticasEstatísticasPOS-SOCRATES DEIXOU DE SER TABU NO PS Icn_partilhar
addthis_pub = 'controlinveste';

var addthis_language = "pt";


var addthis_localize = {
share_caption: "Adicionar / Partilhar",
email_caption: "Envio de e-mail",
email: "E-mail",
favorites: "Favoritos",
more: "Mais" };
var addthis_brand = "dn.pt";
var addthis_logo = "logoDN.gif";
var addthis_options = 'netlog, facebook, twitter, email, google, favorites, blogger, more';

Partilhar
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos