Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fábrica Santo António. 1 - A história

Ir para baixo

Fábrica Santo António. 1 - A história Empty Fábrica Santo António. 1 - A história

Mensagem por Viriato Sáb Fev 20, 2010 7:55 am

Fábrica Santo António. 1 - A história

Fábrica Santo António. 1 - A história FunchalFev10-01.jpg+017

Uma reunião na Ilha da Madeira permitiu-me uma curta, mas útil, incursão pelo Funchal.
A reunião começava ás dez e trinta. Levantei-me cedo e às oito horas já estava no mercado a tirar fotografias. Sobre isso falarei numa próxima ocasião.

Hoje quero falar no meu segundo ponto de visita: a Fábrica Santo António.

Ia por uma rua e ao virar da esquina lá estava um edifício branco com uma grande tarjeta azul onde se podia ler o nome da fábrica. Entrei e deparei-me com uma loja à antiga, com móveis de madeira e prateleiras com caixas antigas nas filas superiores e modernas nas mais baixas. Os vários produtos preenchiam-nos, bem como os armários com portas de vidro nas paredes opostas. Por trás de um balcão corrido, também de madeira, encontrava-se um senhor amável a quem expliquei os meus interesses. Sugeriu-me falar com um responsável pelo pelouro da higiene e qualidade, o sr. Bruno Vieira que, habituado à curiosidade dos visitantes, me disponibilizou a história da fábrica.

Fábrica Santo António. 1 - A história FunchalFev10-01.jpg+031

A fábrica foi fundada em 1893 por Francisco Roque Gomes da Silva. Desde o início que a fábrica e loja têm permanecido no mesmo local, na Travessa do Forno. Começou por produzir bolachas e biscoitos, em que se torna evidente a influência inglesa, tanto no que respeita às receitas como ao logótipo das latas de 5 Kg onde estas eram acondicionadas. Podemos ver as latas antigas, em folha de Flandres forradas a papel, ao lado de latas da Huntley & Palmers, fábrica inglesa fundada em 1822 e que se tornou na maior fábrica de biscoitos do mundo e perceber a sua influência. Do mesmo modo as bolachas de gengibre remetem-nos imediatamente para Inglaterra.

Fábrica Santo António. 1 - A história FunchalFev10-01.jpg+038

Em 1948, a fábrica, parcialmente visível por detrás do balcão, foi remodelada e adaptada à electricidade. A modernização poupou contudo a principal máquina, uma moldadora de bolachas, que data de 1900 e que foi apenas adaptada à nova força motriz.

Fábrica Santo António. 1 - A história FunchalFev10-01.jpg+054

Com a morte do fundador a fábrica passou para seu filho Américo Ciríaco Silva e deste para António Manuel Carregal Côrrea da Silva. Permanece ainda na posse da família, sendo sua actual proprietária Christiane Bettencourt Sardinha. É a esta sucessão familiar que se atribui a persistência desta fábrica, uma das mais antigas fábricas de bolachas do país.

Publicada por Ana Marques Pereira
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos