Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Haaretz exclusivo: o filho do fundador do Hamas trabalhou para Shin Bet para o ano Por Avi Issacharoff

Ir para baixo

Haaretz exclusivo: o filho do fundador do Hamas trabalhou para Shin Bet para o ano Por Avi Issacharoff Empty Haaretz exclusivo: o filho do fundador do Hamas trabalhou para Shin Bet para o ano Por Avi Issacharoff

Mensagem por Vitor mango Qua Fev 24, 2010 12:44 am

Haaretz exclusivo: o filho do fundador do Hamas trabalhou para Shin Bet para o ano
Por Avi Issacharoff
Tags: Notícias de Israel, o Mossad, o Hamas


O filho de uma figura de líder do Hamas, que ficou famoso convertido ao cristianismo, serviu por mais de uma década como a fonte mais valiosa do serviço de segurança Shin Bet's na liderança da organização militante, Haaretz aprendeu.

Mosab Hassan Yousef é filho do xeque Hassan Yousef, um dos fundadores do Hamas e um dos seus líderes na Cisjordânia. A inteligência que forneceu a Israel levou à exposição de um número de células terroristas e para a prevenção de dezenas de atentados suicidas e tentativas de assassinato de personalidades israelitas.

A história exclusiva será exibido nesta sexta-feira Haaretz Magazine, e memórias de Yousef, "Filho do Hamas" (escrito com Ron Brackin) será lançado na próxima semana nos Estados Unidos. Yousef, 32, tornou-se um cristão devoto há 10 anos e vive atualmente na Califórnia, depois de fugir da Cisjordânia em 2007 e vai público com sua conversão.
Anúncio

Yousef foi considerada a fonte mais confiável o Shin Bet's na liderança do Hamas, se ganhar o apelido de "o príncipe verde" - utilizando a cor da bandeira do grupo islâmico, eo "príncipe" por causa de seu pedigree, como o filho de um dos fundadores do movimento .

Durante a segunda Intifada, Yousef inteligência fornecida levou à detenção de um número de figuras de alto escalão palestino responsável por planejar atentados suicidas. Estes incluíram Ibrahim Hamid (um comandante militar do Hamas na Cisjordânia, Marwan Barghouti (fundador do Fatah, ligada a milícia Tanzim) e Abdullah Barghouti (um fabricante de bombas do Hamas, sem relação estreita com a figura da Fatah). Yousef também foi responsável por frustrar plano de Israel de assassinar seu pai.

"Eu desejo que eu estivesse na Faixa de Gaza agora," disse Yousef por telefone, da Califórnia, "Eu iria colocar em um uniforme do Exército e juntar forças especiais de Israel para libertar Gilad Shalit. Se eu estivesse lá, eu poderia ajudar. Desperdiçamos tantos ano com as investigações e as prisões para capturar os terroristas que eles agora querem a liberação em troca de Shalit. Isso não deve ser feito. "

A história da transformação espiritual Yousef apareceu no Haaretz Magazine em agosto de 2008. Só agora, porém, é Yousef expor o segredo que ele manteve desde 1996, quando foi detida por agentes do Shin Bet pretende recrutá-lo para se infiltrarem no alto escalão do Hamas.

Seus esforços foram bem sucedidos, e Yousef foi libertado da prisão em 1997. Seu treinador anterior, que não serve mais com o serviço de segurança, diz Yousef colaborado com Israel porque queria salvar vidas.

"Muitas pessoas devem a ele sua vida e nem sequer sabem", disse o processador, chamado no livro de Yousef como Capitão Loai. "As pessoas que fizeram muito menos foram agraciados com o Prêmio Israel de Segurança. Ele certamente merece."

Loai não faz segredo de sua admiração por sua origem antiga. "A coisa surpreendente é que nenhum de seus atos foram feitos por dinheiro", diz ele. "Ele fez coisas que ele acreditava polegadas Ele queria salvar vidas. Sua compreensão de questões de inteligência foi tão bom como o nosso - as idéias, as idéias. Uma visão da sua valia 1.000 horas de pensamento por especialistas de topo".

Loai recordar um momento em que o Shin Bet recebeu informação de que um bombista suicida que ia ser apanhada no Manara Square, em Ramallah, e ter um cinto de explosivos.

"Nós não sabemos o nome dele ou o que parecia - apenas que ele estava em seu 20s e estaria vestindo uma camisa vermelha", disse ele. "Enviamos o Príncipe Verde para a praça e com o seu agudo senso, ele localizou o alvo em minutos. Ele viu que o pegou, seguiu o carro e fez possível para nós para deter o suicida eo homem que era suposto dar-lhe o cinto. Então, outro ataque foi frustrado, mas ninguém sabe sobre ele. Ninguém abre garrafas de champanhe ou explode em música e dança. Isso foi uma coisa quase que diariamente para o príncipe. Ele mostrou coragem, tinha antenas afiada e uma capacidade para lidar com situações de perigo. Sabíamos que ele era um daqueles que em qualquer situação - chuva, neve, verão - dão o seu melhor. "

Com seu livro de memórias, Yousef espera para enviar uma mensagem de paz para os israelenses. Ainda assim, ele admite que é pessimista sobre a perspectiva de Israel a assinatura de um acordo de paz com o Fatah, a Autoridade Palestina, que dirá o Hamas.

"O Hamas não pode fazer a paz com os israelenses. Isso é contra o seu Deus lhes diz. É impossível fazer a paz com os infiéis, só um cessar-fogo, e ninguém sabe disso melhor do que I. A liderança do Hamas é responsável pela morte dos palestinos, os israelenses ", disse ele. "Os palestinos! Eles não hesitam em massacre de pessoas em uma mesquita ou atirar as pessoas dos 15 ou 17 º andar de um prédio, como fizeram durante o golpe de Estado em Gaza. Os israelenses nunca faria tais coisas. Eu lhe digo com certeza que os israelenses se preocupam com os palestinos muito mais que a liderança do Hamas ou do Fatah faz. "
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos