Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filho de fundador do Hamas foi informador de Israel

Ir para baixo

Filho de fundador do Hamas foi informador de Israel Empty Filho de fundador do Hamas foi informador de Israel

Mensagem por ricardonunes Qua Fev 24, 2010 1:49 pm

Mosab Hassan Yusef tinha nome de código "príncipe verde". Converteu-se ao cristianismo e actualmente vive na Califórnia.
O filho de um dos fundadores do Hamas foi informador de Israel durante uma década, tendo dado informações que permitiram impedir dezenas de ataques e atentados suicidas, noticiou hoje o jornal israelita Haaretz.
Mosab Hassan Yusef, cujo nome de código era "o príncipe verde", foi uma das mais valiosas fontes dos serviços de segurança interna israelitas, Shin Bet, segundo o jornal. As informações que transmitiu levaram também à detenção de vários destacados dirigentes palestinianos durante a segunda Intifada, iniciada em 2000.
Yusef é filho do xeque Hassan Yusef, um dos fundadores do movimento radical palestiniano nos anos 1980 e que cumpre actualmente uma pena seis anos numa penitenciária israelita pelas suas actividades políticas.
Mosab Hassan Yusef converteu-se ao cristianismo e mudou-se para a Califórnia em 2007. Na próxima semana, vai publicar nos Estados Unidos um livro de memórias intitulado Son of Hamas (Filho do Hamas).
A confirmar-se a notícia, este caso pode ser mais um revés para o Hamas, depois das informações segundo as quais um membro do movimento deu apoio aos assassinos de um dos seus principais operacionais em Janeiro no Dubai.
Em declarações a um 'site' palestiniano, um porta-voz do Hamas, Mushir al-Masri, escusou-se a comentar a notícia do Haaretz e acusou o diário israelita de publicar "invenções e mentiras".
Ao Haaretz, Yusef disse que agentes do Shin Bet o abordaram pela primeira vez na prisão, em 1996, e lhe propuseram que se infiltrasse na hierarquia do Hamas. Acabaria por conseguir fazê-lo e Israel considera que as suas informações permitiram salvar centenas de vidas de israelitas.
Yusef disse ao jornal que gostaria de enviar uma mensagem de esperança aos israelitas, mas disse-se pessimista quanto às perspectivas de uma resolução do conflito israelo-palestiniano, criticando especialmente o Hamas, o movimento que controla a Faixa de Gaza desde Junho de 2007.
"O Hamas não pode fazer a paz com Israel. Isso vai contra o que o Deus deles lhes diz, que é impossível fazer a paz com infiéis", disse Yusef ao jornal.
O Shin Bet escusou-se a comentar a notícia, mas especialistas ouvidos pelo jornal afirmam que as técnicas descritas - recrutar potenciais informadores na prisão e escolher familiares de alvos importantes - são normalmente usadas pela agência.

DN
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos