Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Imobiliário: 2009 foi um dos anos mais dificeis de que há memória

Ir para baixo

Imobiliário: 2009 foi um dos anos mais dificeis de que há memória Empty Imobiliário: 2009 foi um dos anos mais dificeis de que há memória

Mensagem por Kllüx Qui Fev 25, 2010 9:31 am

Imobiliário: 2009 foi um dos anos mais dificeis de que há memória - consultora



A consultora imobiliária Cushman & Wakefield classificou hoje o ano de 2009 como "um dos mais difíceis de que há memória" e defendeu que o panorama político nacional "condiciona em muito" a retoma futura.

Ao contrário das expetativas anunciadas anteriormente pela consultora, que apontavam para uma recuperação do investimento imobiliário no ano passado em relação ao anterior, o ano de 2009 acabou por ser aquele em que o imobiliário "sentiu em pleno e de forma muito acentuada a profunda crise que hoje se atravessa".

A análise da Cushman & Wakefield aos setores de escritórios, retalho, industrial, hotéis e investimento em Portugal, publicadas na última edição do estudo Marketbeat Portugal primavera 2010, hoje divulgada, revela que o ano passado foi o "pior dos últimos anos" a nível de ocupação de escritórios e o responsável pela "primeira crise" do segmento do retalho.

Apesar de 2009 ter sido um ano recorde quanto a inaugurações de novos projetos comerciais, no segmento do retalho a procura não respondeu ao crescimento da oferta e foram poucos os projetos que inauguraram totalmente ocupados. Em resultado, os valores das rendas sofreram também um ajustamento.

"Também a actividade de investimento refletiu o estado do setor de retalho, tendo-se verificado uma correção em alta dos yields ao longo dos últimos 18 meses e uma perda de interesse clara por parte dos investidores face ao setor, situação nunca antes vista em Portugal", lê-se naquele estudo.

No setor dos escritórios, a ocupação caiu mais de 50 por cento face a 2008, e atingiu um nível semelhante ao de 2003, embora tenha registado procura de edifícios de qualidade como a Torre Oriente das Torres Colombo, que foi arrendada na íntegra em menos de 12 meses.

O sector industrial acabou por surpreender o mercado em 2009: pela primeira vez esta década o desequilíbrio entre oferta e procura foi "de alguma forma corrigido", segundo a consultora, que explica este fenómeno com a quase ausência de novos projetos lançados no ano passado, face à manutenção da procura.

A crise económica também se refletiu no sector do turismo, com a redução dos níveis de confiança e a pressão sobre os orçamentos familiares e das empresas a obrigar a repensar gastos em viagens, o que afetou os proveitos da hotelaria uma vez que muitos estabelecimentos usaram como estratégia preços mais competitivos.

Tal como em 2008, o ano passado não trouxe boas notícias para o mercado do investimento: "Apesar de as restrições de liquidez terem sido minoradas no último trimestre do ano, as condições de financiamento eram ainda pouco favoráveis e as expetativas de valor dividiram vendedores e compradores dificultando o equilíbrio necessário à concretização dos negócios", conclui a consultora, considerando 2009 "o pior desde 2003".
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Imobiliário: 2009 foi um dos anos mais dificeis de que há memória Empty Re: Imobiliário: 2009 foi um dos anos mais dificeis de que há memória

Mensagem por Kllüx Qui Fev 25, 2010 9:38 am

kem karaççças vai investir em Portugal, com as leis aktuais sobre as mais valias, para não residentes? SÓ KEM FOR CEGUINHO ou MALUKU!!!

25% Imobiliário: 2009 foi um dos anos mais dificeis de que há memória Icon_arrow Imobiliário: 2009 foi um dos anos mais dificeis de que há memória Icon_arrow Imobiliário: 2009 foi um dos anos mais dificeis de que há memória Icon_arrow Imobiliário: 2009 foi um dos anos mais dificeis de que há memória Icon_arrow Imobiliário: 2009 foi um dos anos mais dificeis de que há memória Icon_arrow Imobiliário: 2009 foi um dos anos mais dificeis de que há memória Icon_arrow Imobiliário: 2009 foi um dos anos mais dificeis de que há memória Icon_arrow Imobiliário: 2009 foi um dos anos mais dificeis de que há memória Icon_arrow Imobiliário: 2009 foi um dos anos mais dificeis de que há memória Icon_arrow 60% etc.

TOMA...!!!


Imobiliário: 2009 foi um dos anos mais dificeis de que há memória 4286328371_98e4eb94ca_o
[/center]
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos