Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal tem uma das taxas mais elevadas de doentes renais no mundo

Ir para baixo

Portugal tem uma das taxas mais elevadas de doentes renais no mundo Empty Portugal tem uma das taxas mais elevadas de doentes renais no mundo

Mensagem por Kllüx Qui Fev 25, 2010 12:10 pm

Saúde: Portugal é o terceiro país desenvolvido com mais doentes renais



Portugal tem uma das taxas mais elevadas de doentes renais no mundo desenvolvido, com mais de 16 mil doentes em diálise e 600 transplantados em 2009, sendo apenas ultrapassado pelo Japão e Estados Unidos, Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN).

Estes dados foram divulgados hoje no “Encontro Renal”, que decorre até sábado no Centro de Congressos de Vilamoura, e são baseados do registo da SPN, que inquiriu as 112 Unidades de Hemodiálise em actividade em 2009, 25 Unidades de Diálise Peritoneal e nove unidades de Transplantação Renal.

Segundo o estudo, encontravam-se em tratamento substitutivo renal, no ano passado, 16 011 doentes, dos quais 2548 iniciaram o tratamento nesse ano.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da SPN, Fernando Nolasco, afirmou que estes dados mostram “o grande número de doentes” com insuficiência renal em Portugal.

Em termos de sobrevivência de doentes, os resultados “são bons”: “há uma mortalidade global à volta dos 13 a 14 por cento, com pequenas diferenças nas regiões, mas que não são significativas”, sublinhou o nefrologista.

Dos 1321 doentes falecidos em 2009 devido ao problema renal, 78,4 por cento tinham mais de 65 anos.

Um dado preocupante é que cerca de 30 por cento dos doentes com insuficiência renal terminal não tinham sido previamente seguidos por nefrologistas, “uma situação que deve ser corrigida, com os doentes a serem referenciados mais cedo”, sustentou.

Apesar do grande número de doentes renais, a maioria homens (61 por cento), Portugal é o segundo país do mundo a fazer mais transplantes renais, o que se deve ao “consentimento presumido” de doação de órgãos e à rede de colheitas, observou o médico.

Segundo a SPN, entre 1980 e 2009 foram realizados transplantes em 8706 doentes, dos quais 5794 ainda permanecem vivos. A esmagadora maioria (94 por cento) dos órgãos eram de dadores cadáveres.

Para Fernando Nolasco, o “crescimento constante dos doentes que estão em diálese e do número de transplantes mostra a boa distribuição que existe dos serviços e o apoio do Estado a estes doentes”.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos