Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre a ética, a polícia e a política

2 participantes

Ir para baixo

Sobre a ética, a polícia e a política Empty Sobre a ética, a polícia e a política

Mensagem por Viriato Sáb Fev 27, 2010 10:18 am

Sobre a ética, a polícia e a política

António Gurreiro, Revista Actual do Expresso

As "comissões de ética" da Assembleia da República são um exemplo flagrante de que a ética se tornou hoje uma ideologia - mas uma ideologia que trabalha a favor da negação da política. Esta vigilância exercida em nome de uma ética no comportamento dos políticos pode ter a melhor das intenções, apresentar-se com as mais virtuosas roupagens, mas não deixa de ser a manifestação eloquente de um estado de coisas em que a regra (quase um ideal) é a despolitização. De tal modo que até a Assembleia da República, que deveria ser o lugar por excelência da disputa política, se dotou dos seus dispositivos de regulação ética e produtores de consensos. Destinados a detectar desvios éticos, eles concorrem para a anulação do pensamento político. Há uma dicotomia moderna - o par polícia/política - sem a qual dificilmente entendemos o que se passa hoje. O que se apresenta sob o nome de política releva antes o domínio da poliícia. E a referência à ética surge com tanta frequência porque, na verdade, são as acções próprias da polícia que ocuparam o lugar da política.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a ética, a polícia e a política Empty Re: Sobre a ética, a polícia e a política

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Fev 27, 2010 10:42 am

Para que esta Comissão de Ética tivesse um desfecho sério, era preciso que o comportamento dos intervenientes fosse um espelho de utilização da dita ética.

Ora aquilo a que temos assistido é um confrangedor cortejo de personalidades, na sua maioria a debitarem um chorrilho de pressupostos apenas tendentes à autopromoção e não ao esclarcimento honesto dos factos. Também os deputados escolhidos mostram primar pela impreparação para um tal trabalho.

Assim sendo, nada de positivo a esperar de tal aberração.

Laughing Laughing Laughing Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos