Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

a Cisjordânia, Lula critica muro construído por Israel e defende criação de Estado palestino

Ir para baixo

a Cisjordânia, Lula critica muro construído por Israel e defende criação de Estado palestino Empty a Cisjordânia, Lula critica muro construído por Israel e defende criação de Estado palestino

Mensagem por Vitor mango Qua Mar 17, 2010 12:25 am

a Cisjordânia, Lula critica muro construído por Israel e defende criação de Estado palestino

Publicada em 16/03/2010 às 22h53m
O Globo
.

Lula e Mahmoud Abbas - Reuters

RIO - Sendo o único chefe de Estado a ouvir pessoalmente as cúpulas dos governos israelense e palestino, em meio à crise que abala a aliança entre Israel e Estados Unidos - causada pelo anúncio da construção de 1.600 novas casas em Jerusalém Oriental e agravada por confrontos violentos na Cisjordânia -, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse estar otimista. Mesmo na contramão do clima de ansiedade pelo congelamento das negociações de paz e o declarado pessimismo da Casa Branca, que suspendeu a visita do enviado especial americano para o Oriente Médio, George Mitchell, marcada para esta terça-feira.

- Sou um otimista inveterado - afirmou Lula. - Existe um consenso de coexistência de dois Estados, o que é condição sine qua non para alcançar a paz neste lugar. Imagino estar vivo e poder descer no aeroporto dentro dos territórios palestinos, ou no de Tel Aviv, mas poder transitar livremente, com os dois povos vivendo juntos, em harmonia - disse Lula, ovacionado pela plateia de um seminário que reuniu empresários brasileiros e palestinos em Belém.

Um dia depois de conversar com presidente Shimon Peres e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, Lula criticou o muro de 700 quilômetros erguido por Israel na Cisjordânia por Israel para, segundo o governo israelense, evitar atentados terroristas. Em Belém, na Cisjordânia, Lula se reuniu com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro Salam Fayyad, e afirmou que a barreira limita o desenvolvimento da região.

Na segunda etapa de sua viagem ao Oriente Médio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o mundo tem pressa em ver a paz entre palestinos e israelenses. Durante encontro com Abbas, o líder brasileiro voltou a defender a criação de um Estado independente "viável e próspero" ( Leitores dizem que Lula não pode colaborar para paz ).

( Amorim diz que obras em Jerusalém são 'golpe' em negociações de paz )

" O primeiro desafio nessa caminhada é vencer o cruel bloqueio que vem sofrendo o povo palestino "

- A derrubada do muro será apenas o primeiro passo para reverter anos de asfixia ao desenvolvimento. Essa asfixia à Cisjordânia, e também à Faixa de Gaza impede que os palestinos progridam e abram seus mercados - disse Lula.

A barreira que corta a Cisjordânia é formada por muros e cercas, já tem mais de 400 km de extensão e anexa parte da Cisjordânia a Israel.

Segundo o presidente, o Brasil "nunca esteve tão preparado" para mediar o conflito no Oriente Médio. Ele afirmou que o mundo tem pressa em ver a paz entre palestinos e israelenses, e disse ainda sonhar diariamente com o dia em que os dois povos conseguirão trabalhar juntos.

- Quando converso com autoridades de Israel e da Palestina, todos dizem que tudo está andando bem. Mas alguma coisa está acontecendo que não está tudo bem - comentou, arrancando risos da plateia.

" Quando converso com autoridades de Israel e da Palestina, todos dizem que tudo está andando bem. Mas alguma coisa está acontecendo que não está tudo bem "

Em encontro com empresários brasileiros e palestinos, mais tarde, Lula foi muito aplaudido ao defender um acordo entre o Mercosul e a Autoridade Palestina . Ele disse sonhar com o dia em que os dois povos consigam conviver e trabalhar juntos pelo desenvolvimento da região.

" É 'sine qua non' a necessidade de coexistência entre os Estados de Israel e Palestina. E o mundo tem pressa "

O primeiro-ministro Salam Fayad exaltou a presença do presidente brasileiro na Cisjordânia.
Peres pede a Lula que diga a Abbas que Israel quer negociar

- É um gesto de solidariedade - disse Fayad, lembrando que o Brasil foi um "doador fundamental" para ajudar no desenvolvimento da regiao. - Sem restriçõees físicas e funcionais, como as impostas por Israel, a economia palestina tem grande potencial.
Violência: palestinos lançam 'dia de fúria' contra Israel

A Cisjordânia é a segunda etapa da viagem de Lula ao Oriente Médio. Antes, o presidente passou por Israel ( Veja imagens de Lula em Israel ). Na quarta-feira, Lula vai a Ramallah, capital administrativa palestina. O Hamas também convidou Lula para ir a Gaza . Mas, até o momento, o Itamaraty ainda não deu respos
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117530

Ir para o topo Ir para baixo

a Cisjordânia, Lula critica muro construído por Israel e defende criação de Estado palestino Empty Re: a Cisjordânia, Lula critica muro construído por Israel e defende criação de Estado palestino

Mensagem por Vitor mango Qua Mar 17, 2010 12:31 am

" O primeiro desafio nessa caminhada é vencer o cruel bloqueio que vem sofrendo o povo palestino "
Onde houver para roubar roubam
Onde houver crianças e Homens matam em nome de segurança
Onde houver Bombas H retaliam porque so eles as teem seguras
só que GOD deu automatização aos judeus para mostrarem que sao iguaizinhos ao Adolfo Hitler
matam roubam assassinam cagam para as instituições no mundo e mandam á la mierda o Vice presidente dos EUA porque eles estao acima de qualquer lei


se V. Exas que leem este post encontrarem ujm unicio pais que alinhe com este fanatismo digam
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117530

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos