Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

in haaretz...Grã-Bretanha para expulsar oficial do Mossad sobre Dubai hit passaportes

Ir para baixo

in haaretz...Grã-Bretanha para expulsar oficial do Mossad sobre Dubai hit passaportes Empty in haaretz...Grã-Bretanha para expulsar oficial do Mossad sobre Dubai hit passaportes

Mensagem por Vitor mango Ter Mar 23, 2010 7:08 am

Relatório: Grã-Bretanha para expulsar oficial do Mossad sobre Dubai hit passaportes
Por Danna Harman, Haaretz Correspondent, e Reuters
Tags: news Israel


Grã-Bretanha vai expulsar representante Mossad na embaixada israelense em Londres sobre o uso de documentos falsos passaportes britânicos no assassinato de um chefe do Hamas em Dubai, o britânico Daily Telegraph informou na terça-feira.

Mahmoud al-Mabhouh foi morto em janeiro no que a polícia de Dubai disseram que estão perto de certas foi atingido por uma agência de espionagem Mossad de Israel.

As autoridades de Dubai têm chamado 27 supostos membros da equipe que seguiu e matou os palestinos, e disse que eles usavam os passaportes fraudulentos britânico, irlandês, francês, alemão e brasileiro para entrar e sair de Dubai.
Anúncio

O Ministério do Exterior britânico disse Estrangeiros, David Miliband, faria uma declaração sobre o assunto em 5:30 PM (1530 GMT).

Miliband também cancelou sua aparição em uma cerimônia prevista para ontem à noite na embaixada de Israel.

O Itamaraty disse que não teve nenhum comentário imediato. Yigal Palmor porta-voz disse que ele estava verificando os detalhes do relatório.

Israel não confirmou nem negou um papel na morte de Mabhouh.

O embaixador israelense em Londres, Ron Prosor, foi convocado para o Foreign Office em Londres na segunda-feira para ser dito que os resultados de um inquérito sobre o assassinato de Mabhouh ter determinado a certeza de que os passaportes britânicos foram forjadas, como parte da operação.

De acordo com relatos da mídia, houve um crescente especulação de que um diplomata será expulso como "uma marca da" raiva "dentro do governo que os titulares de passaporte britânico tinha sido colocada em risco, como resultado da operação."

Prosor foi também teria dito que uma declaração ministerial será feita ao Parlamento nos próximos dias, formalmente nomear os serviços de segurança de Israel como responsável pela clonagem de até 15 passaportes britânicos como parte da operação de Dubai.

A declaração não será estado definitivo se o Mossad estava envolvido e em vez disso, menciona-los ea Direcção de Inteligência Militar.

Mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros deixou claro para Prosor que a sonda havia determinado a certeza de que os passaportes foram forjados quando os cidadãos britânicos passaram por aeroportos em seu caminho em Israel, com funcionários tirá-los de «controlo», que durou cerca de 20 minutos.

Primeiro-ministro britânico Gordon Brown ordenou uma investigação sobre o uso de passaportes britânicos e investigadores da Grã-Bretanha Serious Organised Crime Agency (SOCA) viajou para Dubai para investigar.

A agência apresentou um relatório para outros departamentos do governo, mas "há ainda algumas áreas de investigação", disse um porta-voz da SOCA disse.

Relações normalmente quente da Grã-Bretanha com Israel foram prejudicadas pela ameaça de prisão por crimes de guerra enfrentados pelas autoridades israelenses visitando Grã-Bretanha.

Grã-Bretanha expulsou um diplomata israelense em 1988, em uma linha de espionagem. O homem, Arie Regev, foi descrita na época por informaram fontes britânicas como um agente do serviço secreto do Mossad de Israel

Contribua para uma melhor tradução
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117533

Ir para o topo Ir para baixo

in haaretz...Grã-Bretanha para expulsar oficial do Mossad sobre Dubai hit passaportes Empty Re: in haaretz...Grã-Bretanha para expulsar oficial do Mossad sobre Dubai hit passaportes

Mensagem por Vitor mango Ter Mar 23, 2010 7:16 am

no DN

Diplomata israelita vai ser expulso

por Lusa

O Governo britânico vai expulsar um diplomata israelita como represália após a utilização de passaportes britânicos falsificados no assassínio em Janeiro de um quadro do Hamas no Dubai, informaram hoje a BBC e a Sky News.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico recusou comentar aquelas informações, indicando apenas que o chefe da diplomacia, David Miliband, deve fazer uma declaração perante a Câmara dos Comuns hoje às 15:30 (mesma hora em Lisboa) sobre o inquérito realizado sobre o caso.

A polícia do Dubai acusou a Mossad, o serviço de informações israelita, do assassínio de Mahmud al-Mabhuh e divulgou uma lista de 26 portadores de passaportes falsificados no âmbito deste caso.

Doze dos passaportes eram britânicos e a Interpol lançou alertas relativos também a cidadãos australianos, irlandeses e franceses.

A polícia do Dubai acusou Israel de "falsificação em grande escala" de passaportes de cidadãos ocidentais, afirmando ter descoberto novos documentos de viagem "manipulados".

Segundo os «media» britânicos, o embaixador de Israel em Londres, Ron Prosor, foi convocado na segunda feira para lhe comunicarem os resultados do inquérito.

O relatório "aponta o dedo" à Mossad por ter utilizado passaportes britânicos, escreve o Daily Telegraph na edição de hoje.

Os documentos dos cidadãos britânicos teriam sido copiados aquando da sua entrada em Israel, segundo o jornal.

Mas, adianta o diário, as provas são insuficientes para acusar os serviços secretos israelitas de serem responsáveis pelo assassínio do quadro do movimento islamita palestiniano Hamas.

Os responsáveis israelitas afirmam, por seu turno, que nada prova a implicação dos serviços secretos no assassínio.


Tags: Globo, Europa
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117533

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos