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Submarinos: Denúncia do contrato pode provocar encerramento "de grandes empresas"

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Submarinos: Denúncia do contrato pode provocar encerramento "de grandes empresas" Empty Submarinos: Denúncia do contrato pode provocar encerramento "de grandes empresas"

Mensagem por Kllüx Sex Abr 02, 2010 6:22 am

Submarinos: Denúncia do contrato pode provocar encerramento "de grandes empresas" como Autoeuropa - Vieira Matias



O almirante Vieira Matias considerou hoje que Portugal deve “comportar-se como um país adulto” no processo dos submarinos, alertando que uma denúncia do contrato pode eventualmente provocar o encerramento “de grandes empresas de capital alemão”, como a Autoeuropa.

Em declarações à agência Lusa, o antigo chefe de Estado Maior da Armada (CEMA), cujo mandato (entre 1997 e 2002) coincidiu com o lançamento do processo de renovação da capacidade submarina, antevê consequências económicas para o país caso se verifique uma “não concretização de um contrato assumido pelo Estado português”, devido à participação de 30 por cento da Volkswagen na Man Ferrostaal, uma das empresas do consórcio alemão vencedor do concurso, o German Submarine Consortium (GSC).

Para Vieira Matias, Portugal pagaria “amargamente uma negação do contrato, com certeza até com o fechamento de grandes empresas de capital alemão”, apontando a fábrica da Autoeuropa, em Palmela, como exemplo.

O ex-CEMA defendeu que a renovação da capacidade submarina faz parte do “interesse nacional” e que “qualquer intenção, velada ou não, de prejudicar a capacidade submarina da Marinha, ou seja, de Portugal, é um crime de lesa pátria”.

“Arranjem-lhe agora os subterfúgios que quiserem, mas se isso acontecer, eu temo bem que seja gravíssimo para o nosso país, não estou a ver uma Alemanha a admitir uma afronta dessa natureza, do incumprimento de um contrato dessa dimensão e que demorou tantos anos a ser preparado, estudado e a ter todas as aprovações”, considerou.

“Temos de nos portar como um país adulto no relacionamento internacional, nem me passa pela cabeça que isso possa acontecer”, acrescentou.

O militar defendeu que eventuais ilegalidades ou favorecimentos no concurso devem ser averiguados “e se houver alguma culpa punidos”, mas sublinhou que “Portugal e os seus interesses é que não podem ser punidos”.

“Portugal tem neste momento uma Zona Económica Exclusiva que é já vinte vezes superior ao território emerso, a extensão da plataforma continental dar-nos-á o acrescento de mais do dobro dessa área, além de que nós temos pelo mundo inteiro interesses relacionados com a diáspora portuguesa e não vejo outra forma de Portugal ter capacidade marítima sem ter submarinos”, frisou.

Confrontado com as baixas taxas de incumprimento do contrato de contrapartidas dos submarinos, Vieira Matias disse achar “muito bem que o Estado português faça pressão para que seja cumprido na íntegra”, mas lembrou que “há necessidade de incentivar o tecido empresarial português a aproveitar as oportunidades que as contrapartidas oferecem”.

“Sei do passado que muitas vezes eram os próprios fornecedores que tinham grandes dificuldades em encontrar onde investir, onde comprar, portanto, temos de ver se temos tido a capacidade para oferecer as condições para que as contrapartidas sejam cumpridas”, salientou.

Matias fez também questão de assinalar que a Marinha “não tem nada a ver com o contrato das contrapartidas”, que estas são tuteladas em parte pelo ministério da Economia, e que estes investimentos de retorno podem ser aplicados em diversos setores de atividade fora do âmbito militar.

“Lembro-me que na altura das contrapartidas das fragatas da classe Vasco da Gama até as indústrias de artefactos de pedra e de pedra para calçadas beneficiaram com esse aspeto”, referiu.
Kllüx
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