Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O CORO DOS FILISTEUS

3 participantes

Ir para baixo

O CORO DOS FILISTEUS Empty O CORO DOS FILISTEUS

Mensagem por Viriato Qui Abr 08, 2010 10:22 am

O CORO DOS FILISTEUS


Lembrar o óbvio: «Um país em que os políticos navegam ao sabor dos casos desenvolvidos na imprensa, tratando dos assuntos das empresas cotadas como se fossem os assuntos de repartições públicas, sem se preocupar com os efeitos colaterais na economia, não progride, não avança.» — António Nogueira Leite

Vem isto a propósito dos famosos prémios de produtividade de António Mexia, antigo ministro no governo de Santana Lopes, actual CEO da EDP.

A opinião publicada ainda não parou de salivar com os 3,1 milhões de euros do exercício de 2009. Hoje foi a vez de Manuel Alegre, de quem ainda não ouvimos uma palavra sobre o encerramento dos SAP de Valença. Ou Valença será menos que Anadia? (Não esquecer o papel do MIC no afastamento de Correia de Campos.)

A ver se a gente se entende.

A EDP não é uma empresa pública. É uma empresa privada onde o Estado, através da Parpública, detém 20,49% do capital.

A EDP não está sozinha na comercialização da electricidade em Portugal. Um dos concorrentes é a espanhola Iberdrola. Mas há outros. O famoso monopólio é uma ficção para excitar o pagode. A imprensa tablóide é livre de dizer disparates. Mas os comentadores com responsabilidades deviam informar-se.

O que subjaz ao coro filisteu é que accionistas privados não possam decidir livremente em assembleia-geral.

Ao sabor das conveniências mediáticas, a opinião tanto protesta contra as Golden Shares como exige a intervenção do Estado na política remuneratória de empresas privadas. Em que ficamos?


posted by Eduardo Pitta
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

O CORO DOS FILISTEUS Empty Re: O CORO DOS FILISTEUS

Mensagem por Viriato Qui Abr 08, 2010 10:31 am

Mexer no ordenado do Mexia

Se os administradores das grandes empresas como a EDP ganhassem o ordenado mínimo e daí resultasse a melhoria dos rendimentos dos mais pobres não hesitaria em propor que isso fosse adoptado por decreto, nem que para tal seguisse a sugestão de Manuela Ferreira Leite e interrompesse a democracia por uns dias.

Colocaria um spot televisivo a anunciar “pedimos desculpa por esta interrupção, a democracia segue dentro de dias”, após o que o país acordaria com o Mexia a ganhar o ordenado mínimo o que não o prejudicaria assim tanto, deve ter dinheiro que baste para aguentar um PREC prolongado. Aliás, não decretaria o seu salário como na mesma lei o impediria de sair da EDP durante uns quantos anos.

Por aquilo que vou lendo não estou a ver outra solução para o problema dos salários dos gestores, se os accionistas das empresas preferem pagar-lhes estes ordenados em vez de escolherem gestores mais baratos pouco mais se pode fazer do que aplicar taxas de IRS mais elevados, o que, aliás, está previsto no PEC, o mesmo PEC que alguns invocam como símbolo da austeridade aplicada a uns para criticarem a fartura de outros. Curiosamente toda a gente fala dos prémios do Mexia e nem um único jornalista ou blogger questionou se estavam em causa montantes antes ou depois dos impostos, já que a diferença é significativa pois se sobre os montantes em causa for aplicado o IRS o Estado lucra uma bela maquia, bem superior à que cobraria em IRC.

Uma segunda alternativa seria decretar que os administradores destas empresas sejam todos nomeados pelo Estado e sujeitos às regras de remuneração da Administração Pública, poderiam, por exemplo, ser equiparados a directores-gerais. Mas receio que entre luvas e comissões em negócios acabassem por ganhar muito mais do que o Mexia, com o inconveniente de não pagarem impostos e ainda por cima exportarem o dinheiro para uma qualquer off-shore, os país nem veria os impostos em beneficiaria do investimento desse dinheiro. Mas estaríamos todos mais felizes, o país pareceria mais igualitário.

É curioso que não me recordo de no passado os jornalistas darem tanta atenção aos muitos milhões de contos de prejuízos que davam algumas das empresas públicas e agora andam tão excitados com os rendimentos do Mexia, até parece que a dor de cotovelo lhes passa com a escrita. A verdade é que quando a TAP dava muitos milhões de contos de prejuízo os números apareciam em notícias de rodapé, suscitaram muito menos debate dos que os ordenados dos actuais administradores.

Eu preferia que em vez de discutir os ordenados de alguns administradores se discutissem as regras de alguns mercados onde a concorrência é quase inexistente e há abusos flagrantes das posições dominantes, seja na energia, seja no sector da distribuição de quase ninguém fala. O que prejudica o país não é o ordenado do Mexia ou do Belmiro de Azevedo, o que é grave é que os elevados grupos de alguns sectores resultam de práticas oportunistas e abusivas no mercado.

A igualdade não se consegue por decreto, é impossível esperar que uma economia de mercado assentes em pequenos monopólios ou oligopólios de compadrio há mais justiça na distribuição de rendimentos. Esse sim, é o grande problema.

Publicada por Jumento
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

O CORO DOS FILISTEUS Empty Re: O CORO DOS FILISTEUS

Mensagem por Vitor mango Qui Abr 08, 2010 11:45 am

tenho uma duvida
e os jogadores de futebol ?
acho que sendo nos uma aPOSTA SOCIAL NAO NOIS PODEMOS DAR AO LUXO DE DAR A UM CARECA 3 MILHOES E A UM CHEFE DE FAMILIA 3 PAPOSECOS
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

O CORO DOS FILISTEUS Empty Re: O CORO DOS FILISTEUS

Mensagem por Viriato Qui Abr 08, 2010 11:50 am

Eu pago á minha mulher a dias aquilo que entender. Se o estado acha que é muito, aplique-lhe impostos. Mas quem decide sou eu.....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

O CORO DOS FILISTEUS Empty Re: O CORO DOS FILISTEUS

Mensagem por Vitor mango Qui Abr 08, 2010 11:58 am

Viriato escreveu:Eu pago á minha mulher a dias aquilo que entender. Se o estado acha que é muito, aplique-lhe impostos. Mas quem decide sou eu.....
Cool

EXACTO ERA AI QUE EU QUERIA CHEGAR
QUE O MEXIA GANHE 3 MILHOES NADA CONTRA MAS DEVE PAGAR OSIMPOTSO AGRAVADOS
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

O CORO DOS FILISTEUS Empty Re: O CORO DOS FILISTEUS

Mensagem por Kllüx Qui Abr 08, 2010 12:33 pm

Eu não lhe fazzzzzzzzia por menos the 4 milhões em impostos, só por ele ter recebido 3 milhões........

Por falar em muita ma¢$a, mandaram o ®️on de kastigo até 2038 e agora não temos a opinião dele sobre este assunto relacionado kom o kapitalismo.

Kero me rir se ele fala ku Pinto da Kosta e rekorre para a FPF. O CORO DOS FILISTEUS Icon_scratch
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

O CORO DOS FILISTEUS Empty Re: O CORO DOS FILISTEUS

Mensagem por Viriato Qui Abr 08, 2010 2:12 pm

Kllüx escreveu:Eu não lhe fazzzzzzzzia por menos the 4 milhões em impostos, só por ele ter recebido 3 milhões........

Por falar em muita ma¢$a, mandaram o ®️on de kastigo até 2038 e agora não temos a opinião dele sobre este assunto relacionado kom o kapitalismo.

Kero me rir se ele fala ku Pinto da Kosta e rekorre para a FPF. O CORO DOS FILISTEUS Icon_scratch

Mas foi ele que se despediu..... nós só aceitámos.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

O CORO DOS FILISTEUS Empty Re: O CORO DOS FILISTEUS

Mensagem por Viriato Sex Abr 09, 2010 3:20 am

António Costa. presidente da CML

António Costa defendeu que o Estado deve dar-se ao respeito e por isso os representantes do Estado na EDP deveriam ter-se oposto aos prémios concedidos ao presidente da empresa, sem que, todavia, se tenha recordado de que a posição do Estado na empresa é minoritária nada lhe garantindo que esses administradores tenham concordado com a decisão.

Se António Mexia custou 3,3 milhões de euros, o deputado Zé custou à autarquia 18 milhões de euros, isto é o mandato de três anos do espalhafatoso vereador custou mais de 6 milhões de euros, muito mais do que custa Mexia, isto sem considerar que do ordenado deste ainda terá de ser deduzido o IRS.

Será que ao manter o Zé como vereador depois das suas brincadeiras terem custado 18 milhões de euros aos lisboetas António Costa deu um bom exemplo de como vê o respeito que o Estado merece?

O Jumento
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

O CORO DOS FILISTEUS Empty Re: O CORO DOS FILISTEUS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos