Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

No Centenário da República (regional)

Ir para baixo

No Centenário da República (regional) Empty No Centenário da República (regional)

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 19, 2010 4:41 am

No Centenário da República

Murça homenageia soldado milhões

Realizou-se no passado sábado, dia 10 de Abril, no concelho de Murça, a primeira jornada do ciclo de comemorações dos 100 anos da implantação da República, que decorrem na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. O Soldado Milhões, combatente da I Guerra Mundial, foi o homenageado escolhido.

A Associação Cívica e Cultural Antão de Carvalho (ACCAC) e o Museu do Douro (MD) estão a levar a cabo o projecto “Comemorações do Centenário da República” com um programa ambicioso que promete ter contornos singulares a nível nacional, devido à forte adesão dos municípios a esta iniciativa (18 municípios). O objectivo é prestar homenagem a durienses e transmontanos relevantes no processo de implantação da República.
A primeira Jornada de Celebração dos Republicanos do Concelho decorreu em Murça e contou com o apoio da Associação Amigos de Murça (AAM) e da autarquia local que, além das actividades programadas, organizaram também uma sentida homenagem ao Soldado Milhões, por muitos considerado um herói da I Guerra Mundial. A par deste soldado, o governante Alfredo Pinto foi outro filho da terra e republicano a ser homenageado.
Dois republicanos ilustres, um combatente e outro governante, representantes de uma quinzena de outros republicanos seus naturais, que sempre se preocuparam com a defesa, resistência e construção dos valores da República em obra: pela educação, administração, investigação e ensino superior, agricultura e comércio, saúde e cultura.
Durante a manhã, a cerimónia de homenagem prestada no Jardim “Soldado Milhões”, contou com uma tribuna de honra, da qual se destacou a filha do cidadão Aníbal Augusto Milhais. Estiveram também presentes os Combatentes do Concelho, assim como os responsáveis da Delegação da Liga dos Combatentes e do RI 13, ambos de Vila Real, e vários habitantes do concelho de Murça.
Depois de um almoço convívio, decorreu uma conferência no Auditório Municipal, com destaque para as seguintes figuras: Prof. José Esteves Rei, Presidente da Associação Cívica e Cultural Antão de Carvalho, Prof. Doutor José Leon Machado, da UTAD, Capitão Manuel Avelino Fernandes, enquanto “Homem de Murça” e Dr. Luís Diamantino, Vereador da Cultura da Póvoa de Varzim, como “Republicano e Poveiro Adventício”. No final, houve o descerramento de uma lápide toponímica, na Rua Alfredo Pinto, alusiva à efeméride.


, 2010-04-18
In DTM

No Centenário da República (regional) Portugal

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos