Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troféu Ford Transit tem estreia marcada paa Junho

Ir para baixo

Troféu Ford Transit tem estreia marcada paa Junho Empty Troféu Ford Transit tem estreia marcada paa Junho

Mensagem por Joao Ruiz Qui Abr 22, 2010 9:46 am

Dias 19 e 20 de Junho

Troféu Ford Transit tem estreia marcada paa Junho FordTransitTrophy01_250

Troféu Ford Transit tem estreia marcada paa Junho

O calendário da nova competição vai integrar seis provas, entre Junho e Outubro, e promete muita animação dentro e fora das pistas portuguesas

Assumindo o desafio de transformar um «vulgar» furgão de entregas numa máquina de competição agressiva, fiável e competitiva, a Ford Lusitana e a Q&F decidiram criar o Troféu Ford Transit, que neste ano de estreia vai contar com um calendário constituído por seis provas.

O arranque da competição, que assinala os 45 anos do lançamento da Ford Transit, está agendado para o circuito de Vila Real, nos dias 19 e 20 de Junho, mas antes disso tivemos oportunidade de experimentarmos a velocidade desta Transit \"de corridas\" na pista do Autódromo do Estoril.

Apesar de ser um grande desafio, os organizadores têm a garantia de que as Ford Transit vão ser veículos competitivos, nas mãos de pilotos experimentados, ainda que tenham agora que se adaptar a um posto de condução mais elevado, às dimensões superiores do veículo e a uma longa série de diferenças em comparação com os tradicionais carros de corrida. No dia reservado para a apresentação à Comunicação Social, o piloto de serviço era José Pedro Fontes, um homem que já correu nos ralis mas também na velocidade, e que aqui se sentou ao volante, oferecendo o \"lugar do morto\" aos jornalistas, e também ao LusoMotores. E segundo este piloto, a Ford Transit é, em primeiro lugar, um automóvel com as suas características próprias, e a primeira coisa que há a fazer em pista por parte de um piloto que se sente ao volante desta carrinha \"será sempre esquecer exactamente que estamos numa carrinha mas tão só num automóvel com o qual queremos conseguir a melhor prestação\".

Quem também acompanhou esta apresentação do Troféu Ford Transit foi o jovem piloto madeirense Bernardo Sousa, actual líder do Campeonato de Portugal de Ralis ao volante de um Ford Fiesta S2000 que está igualmente a disputar o Campeonato do Mundo de Ralis SWRC, e não deixou de experimentar as capacidades da Ford Transit preparada para competição.

Partindo de uma base simples, o chassis da Ford Transit foi ligeiramente modificado, de forma a ser equipado com novos conjuntos de travões e uma suspensão mais adaptada a “entregas muito rápidas”, recebendo o motor uma gestão igualmente diferente, que facilita o seu desempenho a partir de baixas rotações. O desenvolvimento e preparação das Ford Transit ficou a cargo da Q&F, empresa com um vasto historial na competição automóvel.

A Ford Transit Trophy é uma evolução do modelo de série Transit Van 260S 2.2 TDCi, no qual foram introduzidas algumas alterações em termos de suspensões, travões e motor. A motorização original 2.2 Duratorq TDCi passou de 140 para 180 cavalos de potência e o binário evoluiu de 350 para 450 Nm, o que lhe confere características mais do que suficientes para ser considerada uma verdadeira máquina de competição. Como em todas as competições modernas, não poderia faltar uma especial atenção para as questões ambientais, pelo que o Troféu Ford Transit vai utilizar filtros de ar laváveis K&N e pneus Pirelli Cinturato de “energia eficiente”, uma tecnologia que permitirá reduzir a poluição, o consumo de combustível e a toxicidade.

As provas vão ser disputadas em corridas tipo “sprint” com 15 voltas (cerca de trinta minutos), duas em cada um dos eventos previstos no calendário, por equipas de dois pilotos, dos quais apenas um poderá ter experiência em competição. Em cada uma das mangas participará um dos pilotos da equipa, enquanto que, na corrida de rampa, cada um fará uma subida oficial, das duas previstas no programa.

A organização do Troféu Ford Transit contratou o actor/humorista António Machado para animar as seis jornadas do calendário e acompanhar os convidados VIP nos dias de corrida, podendo conhecer por dentro as emoções da competição numa “Tour Transit” com preparação idêntica às de competição, mas equipada com seis bancos de competição, cintos de segurança, capacetes e intercomunicadores. Nos intervalos, vão estar disponíveis para os convidados algumas surpresas gastronómicas preparadas pelo famoso chefe de cozinha Chakall.

O calendário do Troféu Ford Transit para 2010 vai incluir as seguintes provas: Circuito de Vila Real (19 e 20 de Junho); Portimão (3 e 4 de Julho); Braga (24 e 25 de Julho); Rampa do Caramulo (3 a 5 de Setembro); Estoril (2 e 3 de Outubro). O local e data da sexta e última prova será ainda anunciado oportunamente.

Lusomotores, 2010-04-21

In DTM

Troféu Ford Transit tem estreia marcada paa Junho 13315

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos