Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Na rota dos castelos do Nordeste

Ir para baixo

Na rota dos castelos do Nordeste Empty Na rota dos castelos do Nordeste

Mensagem por Joao Ruiz Qui Abr 22, 2010 10:13 am

Carrazeda de Ansiães

Interpretação do Castelo de Ansiães

Faltava esta peça ao Castelo de Ansiães. Um centro interpretativo para ajudar a compreendê-lo, criado na zona histórica de Carrazeda. Foi inaugurado ontem. Pretende-se que seja o ponto de partida para uma visita ao património do concelho.

No novo imóvel, cujo moderno visual foi encaixado no velho casario para não agredir as vistas, está patente o resultado de anos de investigação nas ruínas da antiga vila amuralhada. Ali podem ser observadas diversas peças romanas e símbolos, entre outros materiais encontrados durante as escavações arqueológicas. E também a explicação sintética sobre todos eles.

\"É uma peça imprescindível para compreender o castelo\", frisa o arqueólogo Luís Pereira, que em 1994 iniciou a investigação na vila amuralhada. Mas não só. O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, José Luís Correia, entende que o novo equipamento também é \"uma mais-valia para ajudar a despertar o interesse pelo património arqueológico do concelho\". Luís Pereira reputa o centro interpretativo como uma \"infra-estrutura fundamental para dinamizar o turismo cultural e patrimonial\". Ora, na sua opinião, o turista deveria dirigir-se ali em primeiro lugar, sendo depois orientado para os pontos de interesse. É essa a intenção do autarca. \"Dele partirão iniciativas, no sentido de os fazer chegar aos mais diversos locais do concelho onde haja património\", sublinha.

O Castelo de Ansiães data do terceiro milénio antes de Cristo, foi classificado monumento nacional em 1910 e é a principal jóia do património monumental e histórico de Carrazeda de Ansiães. A ruína da igreja de São João Baptista (fora da muralha) é uma das mais antigas do país. A de São Salvador (dentro de muros) é considerada pelos entendidos uma \"jóia\" no panorama românico português. O pórtico é mesmo um dos quatro existentes no país.

Entre 1994 a 2005 foram feitas intervenções durante o mês de Agosto em toda a área da vila amuralhada, que ocupa cerca de três hectares. Luís Pereira lembra que juntava equipas de estudantes de arqueologia, oriundos de universidades nacionais e estrangeiras, para escavarem voluntariamente. \"É dessa investigação que agora apresentamos os resultados\", frisa.

Porém, o arqueólogo entende que há muito mais para fazer. \"O ideal seria transformar todo o espaço da vila amuralhada numa imensa ruína com discurso\". Tem como fundamental continuar a levantar os derrubes, ou seja, o que resta das paredes das antigas casas, processos de restauro e conservação, bem como manter uma \"investigação permanente\". Isto sem dispensar a criação de uma sinalética própria para que quem vá livremente ao castelo possa \"entender o que foi o sítio, a sua importância e o que representa para toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro\".

Sobre o Castelo de Ansiães, que tem posto de recepção junto à igreja de São João Baptista, foram já publicadas algumas brochuras e há muita informação disponível na Internet, em www.castelodeansiaes.com.

JN, 2010-04-21
In DTM

Na rota dos castelos do Nordeste Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Na rota dos castelos do Nordeste Empty Igrejas, castelos e sítios

Mensagem por Joao Ruiz Qua Abr 28, 2010 6:34 am

Igrejas, castelos e sítios

Na rota dos castelos do Nordeste Casteloneve

Na rota dos castelos do Nordeste Bragan%C3%A7a+-+Domus+Municipalis_fhdr

Parceria com Espanha ajuda a restaurar monumentos

A Domus Municipalis de Bragança, um monumento único na Península Ibérica, foi alvo de uma intervenção aguardada há anos devido a uma parceira com Espanha, cujos resultados estão a ser discutido durante dois dias na cidade transmontana.

Cerca de 40 técnicos dos dois lados da raia participam nas jornadas técnicas sobre valorização do património da fronteira transmontana que começaram hoje e vão servir para troca de conhecimento em visitas aos locais intervencionados na zona portuguesa.

Segundo os responsáveis pelo projeto na direção regional de Cultura do Norte (DRCN), todo o património da fronteira portuguesa afeto a este organismo (sob tutela do Estado) sofreu intervenções de conservação nos últimos seis anos, nomeadamente no âmbito desta parceria ibérica.

\"Ainda não está todo, mas está a ficar num estado simpático de conservação e visita\", afirmou a diretora regional de Cultura, Paula Silva, uma meta alcançada com um investimento, nos últimos seis anos, de 800 mil euros no lado português financiados pelo programa operacional de Cooperação Transfronteiriça, antigo Interreg.

Igrejas, castelos e sítios arqueológicos beneficiaram destas intervenções, assim como outros monumentos, nomeadamente a Domus Municipalis de Bragança que há vários anos aguardava por obras para resolver o problema de infiltrações e consequente degradação.

O monumento de arquitetura românica com a forma de um pentágono data do século XII e, embora não haja consenso acerca da sua função, acredita-se que tenha sido o equivalente aos paços do concelho, local de reunião dos decisores municipais, e uma espécie de \"mãe d´água\" que abastecia a antiga cidade através da cisterna subterrânea.

A intervenção não é consensual com críticas à faixa de cobre que agora rodeia o telhado do monumento com um verde musgo que destoa do granito, o que a diretora regional da Cultura garantiu poder ser alterado.

A parceria com Espanha permitiu também intervenções de conservação e restauro nas igrejas do mosteiro de Castro Avelãs (Bragança), de Freixo de Espada à Cinta, na Sé de Miranda e nos castelos de Penas Róias (Mogadouro), Castelo Melhor (Vila Nova Foz Côa), Carrazeda de Ansiães, Miranda do Douro, e Algoso (Vimioso).

De acordo com Miguel Rodrigues, coordenador do projeto na DRCN, está já em curso uma segunda candidatura conjunta no valor de 360 mil euros para promoção e divulgação, a última das fases deste projeto que além da conservação e restaura passa ainda pela criação de acessibilidades ao monumentos.

Os promotores pretendem que estas intervenções sirvam também de ajuda ao desenvolvimento local associando património construído a outros aspetos da cultura regional como as actividades em torno do burro mirandês, as aldeias históricas ou as próprias construções agrícolas.

A promoção e divulgação incluem também ciclos de música nas igrejas, colóquios e exposições, além de uma participação na feira do património que se realiza em novembro, na cidade espanhola de Valladolid.


Lusa, 2010-04-28

Na rota dos castelos do Nordeste Character21

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos