Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Efemérides

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Efemérides Empty Efemérides

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 03, 2010 6:20 am

Dia mundial comemora-se hoje

por Lusa
Hoje

Efemérides Ng1287989

A directora geral da UNESCO pediu hoje, no dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se faça um minuto de silêncio pelos jornalistas que morreram em trabalho.

A liberdade de informação é o tema deste ano do dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

"O direito de saber é fundamental para a defesa de outros direitos fundamentais, para promover a transparência, justiça e desenvolvimento", refere Irina Bokova, adiantando que a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão "reforçam a democracia".

Muitos jornalistas, adianta Irina Bokova, exercem a sua profissão num ambiente onde as restrições à informação são a norma, onde lidar com pressão ou intimidação está presente diariamente.

"Convido todos a um minuto de silêncio para honrar os jornalistas que pagaram com a vida o nosso direito à informação", apela Irina Bokova na mensagem anual onde também exorta os governos, a sociedade civil e os meios de comunicação social do mundo a juntar esforços com a UNESCO na promoção da liberdade de informação no mundo.

Em Portugal, o Sindicato dos Jornalistas (SJ), chama a atenção para a importância da informação como bem público.

Para o SJ, apesar dos "inúmeros progressos da técnica e de avanços significativos na capacidade de recolher, tratar e distribuir informação, de novas possibilidades técnicas e tecnológicas abertas no campo da comunicação social, os resultados não traduzem uma correspondente melhoria em termos de resposta adequada às reais expectativas e necessidades dos cidadãos e ao seu direito a uma informação realmente diversificada e plural".

Na origem do problema, considera o SJ, está a "concentração da propriedade dos meios comunicação social", a "obsessiva redução de custos e a maximização do lucro" que se traduz no "emagrecimento das redacções, políticas de baixos salários, precarização dos jornalistas e desinvestimento no jornalismo de investigação".

"concentração da propriedade, refere o sindicato na sua mensagem alusiva ao dia, estão associados problemas que atingem directamente os jornalistas, mas que se reflectem na qualidade e na diversidade da informação oferecida aos cidadãos - o agravamento da precariedade, o desemprego, o confisco dos direitos de autor dos jornalistas e o ataque a direitos fundamentais destes profissionais.

In DN

Efemérides Reader


Última edição por Joao Ruiz em Dom Set 11, 2011 11:05 am, editado 2 vez(es)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Magnum e RSF revelam África do Sul

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 03, 2010 3:53 pm

Magnum e RSF revelam África do Sul

por DN.pt
Hoje

Efemérides Ng1288091

Beaufort West é uma cidade sul africana que extravasa para fora de um enorme círculo de tráfego no interior do qual funciona uma prisão.

Mikhael Subotzky usa essa metáfora como ponto de partida para a exploração da realidade da cidade depois do apartheid. Arriscando-se a fotografar livremente, Subotzky descreve a vida dos habitantes com uma intimidade pouco comum. Rapidamente as imagens varrem a vida dos marginalizados; cantoneiros na lixeira local, cidadãos brancos numa feira de gado, famílias que instalam tabernas improvisadas nas suas casas, uma prostituta envolvida em relações sexuais com camionistas e finalmente a prisão - o ponto final para muitos dos moradores.

No deserto de Karoo, no meio do caminho entre Joanesburgo e a Cidade do Cabo, Beaufort West é uma cidade sul africana construída em torno de uma grande estrada circular, no centro da qual funciona uma prisão.

O fotógrafo Mikhael Subotzky usou essa metáfora como ponto de partida para a exploração da realidade pós-apartheid. Sessenta e cinco por cento - das 37 mil pessoas que lá vivem - está desempregada e a taxa de criminalidade é 10 vezes superior à de Nova York, ainda que duas vezes menor que a de Joanesburgo.

Como cidade rural, Beaufort West viu metade da sua população partir após o fim do apartheid. Esta migração massiva foi parcialmente invertida com o regresso de todos aqueles que não conseguiram subsistir nas grandes cidades. Desiludidas, sem futuro e sem recursos, essas pessoas tentam sobreviver na luta contra a pobreza e a segregação, duas coisas que o governo do ANC nunca conseguiu erradicar.

Mikhael Subotzky viveu em Beaufort West. Foi hospedado por uma família onde se envolveu em costumes e tradições locais. Enquanto fotografava foi acompanhado por Major, um rapaz muito popular na cidade e ex-estrela de futebol. A reputação de Major permitiu-lhe aproximar-se de muitas pessoas que acabou por fotografar, entre elas um grupo de crianças que o convidou para um assalto.

http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1559714&seccao=Artes Pl%E1sticas

http://www.magnumphotos.com/Archive/C.aspx?VP=XSpecific_MAG.AgencyHome_VPage&pid=2K7O3R1VX08V

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty O lobo dos mares que faria cem anos

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jun 08, 2010 5:25 am

O lobo dos mares que faria cem anos

por FILOMENA NAVES
Hoje

Efemérides Ng1302973

Comemora-se hoje o Dia Mundial dos Oceanos. Ocasião para lembrar os perigos que ameaçam dois terços da Terra, e tudo o que eles contêm, e para recordar também o homem que mais fez para que conhecêssemos melhor esse mundo azul: Jacques-Yves Cousteau.

Há um antes e um depois de Jacques Cousteau. E isso é tanto assim para o conhecimento sobre os oceanos e as suas profundezas como para a própria imagem que o homem comum passou a ter desse maravilhoso mundo submarino.

Foi o explorador francês, a bordo do seu navio Calypso, que percorrendo os mares e mergulhando neles com os seus companheiros de aventura deu a conhecer a milhões de pessoas a riqueza até aí insuspeita desse mundo azul imenso. Hoje, que se assinala o Dia Mundial dos Oceanos, e a poucos dias do centenário do nascimento de Cousteau, que se comemora na sexta-feira, dia 11, o seu legado está em foco.

Antárctida, mar Vermelho, Haiti, Cuba, Tailândia, Papua Nova Guiné, o lago Baikal e o Amazonas, a Grande Barreira de Coral, por todos esses lugares, e ainda muitos outros, andou o explorador francês, acompanhado da sua equipa.

Após a sua morte, no dia 25 de Junho de 1997, a sociedade com o seu nome, que ele próprio havia fundado em 1973, e a equipa Cousteau continuaram o seu legado.

A sociedade, agora presidida pela sua mulher, Francine, detém o seu espólio, que engloba uma centena de livros e mais de 115 filmes que documentam quase todos os habitats marinhos do planeta.

Para além dessa documentação, a sociedade continua a promover missões de exploração a bordo do navio oceanográfico Alcyone, que continua a percorrer os mares e a descobrir os segredos das profundezas oceânicas.

Ainda recentemente a equipa Cousteau participou nas actividades científicas do Ano Polar Internacional (2007-2008), nomeadamente no censo da vida marinha que decorreu no seu âmbito.

Quanto às expedições, a imagem de marca do explorador francês que mudou a nossa visão sobre os oceanos, elas continuam, bem como as filmagens submarinas, o desenvolvimento de novos equipamentos ligados ao mergulho e à navegação e as acções didácticas destinadas aos mais novos ou ao público em geral.

Na página oficial da Sociedade Cousteau na Internet (http://www.cousteau.org) é possível navegar através das missões, que continuam mar fora.

In DN

Efemérides 0002066D


Última edição por João Ruiz em Dom Jul 18, 2010 10:27 am, editado 1 vez(es)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Dia Internacional Nelson Mandela instituído a partir de hoje pela ONU.

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jul 18, 2010 10:22 am

Mandela celebra 92 anos com herança sob ameaça

por LUÍS NAVES
Hoje

Efemérides Ng1319953

Dia Internacional Nelson Mandela instituído a partir de hoje pela ONU.

Nelson Mandela, Prémio Nobel da Paz e uma das figuras cruciais da história recente de África, celebra hoje 92 anos, festejando na intimidade da sua família, em Joanesburgo. Este será pela primeira vez o Dia Internacional Nelson Mandela, criação recente da ONU que ilustra o carisma do primeiro presidente negro da África do Sul. O aniversário será celebrado em todo o mundo, mas não haverá apenas rosas: a herança política de Mandela está ameaçada.

A fama internacional de Mandela assenta na sua extraordinária carreira política. O ex-presidente é um símbolo da pacificação miraculosa. Após lutar toda a vida contra o regime controlado por brancos de separação racial, o apartheid, e passar 27 anos na prisão, Mandela chegou ao poder num contexto de violência. Em vez de permitir ajustes de contas, lançou uma política de conciliação que desembocou na ideia de Nação Arco-Íris, um projecto de África do Sul multirracial.

Contrariando a prática do continente africano, Mandela só cumpriu um mandato na presidência. O novo regime é democrático, apesar do partido no poder, o ANC, ter dois terços dos eleitos. Em Novembro passado, a ONU decidiu criar um Dia Internacional Nelson Mandela, coincidindo com o dia de aniversário do estadista. A celebração da luta contra a opressão racial e a promoção da paz realiza-se este ano pela primeira vez e logo caiu num domingo. A Assembleia Geral comemorou na sexta-feira, em Nova Iorque, o dia internacional Nelson Mandela, e o presidente da Assembleia Geral da ONU, Ali Abdelssalam Treki, afirmou que o ex-presidente era um ícone e um dos "grandes líderes políticos e morais do nosso tempo".

A África do Sul tem beneficiado desta visibilidade. A organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2010 teria sido improvável sem a influência do ex-presidente. E o Governo sul-africano tenta garantir para 2011 e 2012 um lugar no Conselho de Segurança das Nações Unidas, que tem dez membros não permanentes. A África do Sul esteve no órgão máximo da ONU em 2007-2008.

Para muitos observadores, Mandela é uma marca poderosa e vale milhões. Sabe-se que a sua saúde é frágil. Aliás, mesmo em vida, tem havido conflitos em torno da herança económica, sobretudo dentro da família dividida (Mandela teve três casamentos e seis filhos). Nesta matéria, o futuro dependerá muito do testamento do ex-presidente.

A herança política também está sob ameaça. As divisões internas no ANC estão a aumentar e a saúde da democracia sul-africana dependerá cada vez mais de dirigentes sem a grandeza de Mandela.

In DN

Efemérides 00020680

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Dia Mundial dos Avós

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jul 26, 2010 5:25 am

Criados os filhos... educar os netos

por JOANA FERREIRA DA COSTA
Hoje

Efemérides Ng1322860
O DN foi conhecer as histórias de quem foi mãe dos netos. E ganhou uma vida nova.

Júlia Azevedo, de 56 anos, tornou--se mãe pela terceira vez quando trouxe a neta para viver consigo. "Dormia num carrinho de bebé que eu lhe dei, numa marquise em casa da avó materna", conta. Como o pai e a mãe da criança viviam fora do País, Júlia passou a tomar conta da neta de cinco meses. "Ela é minha", diz com um sorriso, "foi a melhor coisa que me aconteceu na vida". Aos oito anos, Erica trata sempre a avó por mãe. E Júlia foi a única que conheceu. A mãe biológica vive em Inglaterra e tem uma nova família. O pai, emigrante na Noruega, ainda lhe telefona às vezes.

Só aos cinco anos, quando a avó lhe contou, é que Erica soube que ela não era sua mãe. Lembra-se de se ter agarrado a ela num grande abraço: "Tu és sempre a minha mãe." Confessa que gostava de conhecer o pai, tal como aos irmãos, que resultaram de um casamento posterior, mas diz não sentir a sua falta. "Só sinto falta dos meus irmãos. O meu pai nunca quis saber de mim e eu também não quero saber dele."

Nos últimos oito anos, Júlia só lamenta uma coisa: que o filho nunca tenha querido ser um pai para Erica.

Romana foi avó aos 35 anos

"Foi o que me calhou, e eu recebi, ponto final", sintetiza Romana Silva, de 48 anos, quando pensa em João António, o neto que a filha lhe deu quando tinha apenas 13 anos. A mãe rejeitou a criança desde logo, e os avós acabaram por assumir a sua responsabilidade pelo bebé junto da protecção de menores. "Eu só não o pari", explica a avó, "tudo o resto eu tive de passar. Solange era ainda muito nova, precisava do meu apoio. Tive de os educar a um e a outro", bem como às outras três filhas do casal.

João António nunca se sentiu posto de parte, pelo contrário. A mãe era como uma irmã mais velha, mas ele sempre soube que era ela a sua mãe e procurava chamar--lhe a atenção. "Vês, Solange", dizia, "eu gosto muito da minha avó, ela ralha e dá-me mimos, ela é que cuida de mim". A luta da avó era fazer com que mãe e filho se aproximassem, fazendo-os passar tempo juntos. Mas só aos oito anos é que viu esse esforço dar frutos.

Com o pai aconteceu o mesmo, mas só depois de este o reconhecer como filho, aos cinco anos, por ordem do tribunal. "Eu é que acabei por obrigá-los, a um e outro, a criar uma afeição com o menino."

Hoje, vive com a mãe, mas a casa dos avós continua também a ser a sua. Com o pai mantém uma relação mais distante. "Às vezes vou dormir lá a casa, mas não é tanto por causa dele", apressa-se João António a explicar. "É por causa da minha irmã mais nova. Eu sempre disse à minha mãe que quando tivesse um irmão ia acarinhá-lo."

Leonilde ajudou a salvar a neta

Carinho também não faltou a Leonilde Bregeira, de 65 anos, quando acolheu em casa a neta de três meses, hoje com 18 anos. Foi ela quem alertou o Ministério Público para os perigos que corria Vanessa, entregue aos cuidados dos pais toxicodependentes.

"A bebé era um entrave na vida deles quando se zangavam", explica Leonilde. "Quando estava tudo mal era a menina que sofria."

Os pais de Vanessa, que se separaram pouco depois, visitam-na de vez em quando e a avó acabou por criá-la praticamente sozinha. Trabalhou muito para cuidar da neta e hoje teme não conseguir pô-la na faculdade. Emocionada, deixa escapar: "Preocupa-me que eu feche os olhos e ela não tenha ninguém." "Ela é a minha bonequinha de porcelana que eu guardei com muita estimação. Tenho muita vaidade nela, mas custa-me que ela nunca tenha uma palavra de carinho para mim."

Hoje, Vanessa tem vergonha de andar na rua com a mãe, por causa do seu aspecto, e evita o pai a todo o custo. "Não me sinto bem com o meu pai", explica. Como boa recordação da mãe lembra que foi ela quem a ensinou a fazer bolhas com a pastilha elástica.

"E eu não te ensinei nada?", pergunta a avó. O silêncio da neta é a resposta. Vanessa vive revoltada com a sua sorte, justifica Leonilde. "Ela tem um feitio complicado, não tem muita paciência", desculpa-se a neta.

Os psicólogos são unânimes em considerar que os avós não substituem os pais. "Os avós podem dar a educação, as regras, mas não é a mesma coisa", diz a psicóloga Maria de Jesus Candeias. "É fundamental para o desenvolvimento das crianças ser amado e desejado pelos pais. A sua ausência deixa marcas profundas na auto-estima e sentimentos de insegurança."

In DN

Efemérides 00020453Efemérides 00020454

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Dia Internacional da Juventude

Mensagem por Joao Ruiz Qui Ago 12, 2010 7:56 am

.
Associações de jovens crescem 50% em cinco anos

por JOANA FERREIRA DA COSTA
Hoje

Efemérides Ng1329525

O DN foi conhecer voluntários e os projectos que os fazem abdicar do tempo livre para apoiar quem precisa. A maioria 'trabalha' com crianças.

Diana Cerqueira adora ser voluntária. Desde os 16 anos que trabalha com crianças em campos de férias organizados pela Associação Social Recreativa Juventude de Vila Fonche, em Arcos de Valdevez. Aos 25 anos tornou-se dirigente do organismo, onde também começou a receber um salário.

Como ela há 150 mil jovens voluntários que passaram pelos projectos do Instituto Português da Juventude (IPJ), desde 2002. O objectivo é promover e estimular a actuação dos mais novos no espaço público. E nos últimos cinco anos, o número de associações apoiadas passou de 1100 para 1650. Um aumento de 50%.

"As associações juvenis são o expoente máximo do intervencionismo entre os jovens, que passam a desenvolver os seus próprios projectos", explica Luís Alves, vice--presidente do IPJ. "Este crescimento significa que estamos a ser bem-sucedidos."

Criar uma associação exige primeiro que tudo iniciativa. "Uma vontade de intervir para melhorar as coisas que já não funcionam na nossa comunidade", resume Diana. "Isso permitiu-me crescer na associação, não só como pessoa, mas também como estudante e como profissional", conta. "Tornei-me mais solidária e ganhei prática a escrever relatórios, preencher candidaturas e a comunicar." Qualidades que, acredita, a poderão ajudar mais tarde numa entrevista de emprego.

Por agora continua a trabalhar na associação, o que o sociólogo Fernando Ferreira desaconselha. "Hoje o voluntariado é uma forma de colmatar o desemprego por algum tempo, mas não deve ser encarada como uma solução."

Para o especialista da Universidade da Beira Interior, a palavra- -chave no voluntariado é a "dádiva", mas reconhece que hoje há uma certa instrumentalização da actividade: "Pode ser vista como uma forma de ganhar experiência, de ganhar currículo." Porém, não deixa de ser "uma oportunidade de realização pessoal e profissional e de aprendizagem do altruísmo e dos valores", acrescenta.

Para a Federação Nacional das Associações Juvenis o aumento do número de associações juvenis prende-se com uma maior vontade para participar. "Os jovens estão mais atentos ao mundo e também há mais oportunidades e plataformas de diálogo", afirma Júlio Oliveira, director da FNAJ. "Tem- -se desenvolvido uma política sustentada de apoio ao movimento associativo através de programas próprios", promovidos pelo Estado em parceria com entidades como o IPJ, que reserva 1/3 do seu orçamento para o financiamento destas associações.

As iniciativas desenvolvem-se nas mais variadas áreas, desde o apoio social, ao ambiente e à cultura. A Acreditar ou o Banco Alimentar são exemplos de instituições em que a presença dos jovens é bastante significativa.

Regra geral, preferem trabalhar com as crianças, mas na Legião da Boa Vontade há excepções. Ivo Machado é uma delas. Aos 21 anos é militar e colabora no projecto "Ronda da Caridade", que distribui alimentos, roupa e mantas aos sem-abrigo à noite em Lisboa. Pelo menos uma vez por semana distribui sopa e um "saquinho" com pão, fruta e um iogurte. Sente-se "gratificado por dar a uma pessoa a refeição que naquele dia se calhar ainda não tinha feito".

In DN


Efemérides Amigos

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Em 13 de Agosto de 1992...

Mensagem por Joao Ruiz Sex Ago 13, 2010 7:13 am

.
Estudo: Canhotos pensam mais rápido que os destros

Hoje

Efemérides Ng1329831

Especialista português diz que é precisa mais investigação, mas admite que entre os esquerdinos há muitos sobredotados.

Um estudo publicado na revista Neuropsychology sugere que os canhotos pensam mais rápido do que os destros, mas especialistas portugueses apontam que faltam mais estudos que comprovem essa teoria, apesar de haver a percepção de que muitos sobredotados são esquerdinos.

O estudo, publicado na revista Neuropsychology, da Associação Americana de Psicologia, indica que os canhotos são mais rápidos no processamento de múltiplos estímulos cerebrais do que os destros. O neuropsicólogo e membro do Instituto da Inteligência Nelson Lima explicou que essa teoria pode ser verdadeira, mas sublinhou que "varia de caso para caso porque cada pessoa tem uma estrutura cerebral e um funcionamento muito particular".

"De facto há estudos que apontam para a hipótese de que os esquerdinos tenham uma rapidez de raciocínio em determinadas áreas, especificamente no raciocínio lógico matemático e também na inteligência verbal e na inteligência espacial, mas isto carece de novos estudos que venham a confirmar", disse Nélson Lima. O especialista acrescentou que o raciocínio lógico matemático é o que comanda a racionalidade, o pensamento objectivo, o planeamento ou a rapidez de resposta nas actividades que exijam menos envolvimento emocional e a inteli- gência espacial a capacidade para nos orientarmos no espaço que nos rodeia.

"Aparecem muitos esquerdinos com essas habilidades mais de-senvolvidas do que pessoas com igual nível de inteligência, mas que não são esquerdinos", revelou. Nélson Lima apontou igualmente que em faixas etárias mais baixas, ou seja, nas crianças, há muitos esquerdinos que são sobredotados.

"Não quer dizer que haja mais esquerdinos sobredotados do que destros, mas o que acontece é que dentro dos esquerdinos há um elevado número de crianças sobredotadas e este simples facto dá que pensar", defendeu Nélson Lima, acrescentando não haver dados estatísticos concretos.

Para o presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN), é preciso ser cauteloso ao dar relevância a este tipo de estudos porque, apontou, não foi replicado e "na prática não têm qualquer relevância". "A maior parte da informação que existe sobre as características da inteligência ou características intelectuais distintas nos destros ou nos canhotos são de uma maneira geral de pequena dimensão e cuja validade é questionável", defende Joaquim Ferreira.

O Dia Internacional dos Canhotos assinala-se hoje, efeméride criada a 13 de Agosto de 1992 pelo clube britânico Left-Handers (canhotos) como forma de protesto contra a discriminação que sofrem os esquerdinos.

In DN

Embarassed Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Em 27 de Agosto de 1910...

Mensagem por Joao Ruiz Sex Ago 27, 2010 10:08 am

.
Católicos celebram 100 anos do nascimento da 'santa dos pobres'

por CATARINA REIS DA FONSECA
Hoje

Efemérides Ng1335059

Em Nova Iorque, Empire State Building recusou homenagear a missionária

"É um insulto que tenham recusado o nosso pedido de homenagem à Madre Teresa, quando no passado iluminaram o edifício para honrar [o aniversário da] China comunista e assinalar o lançamento do DVD do filme dos Simpsons". As palavras de indignação contra os donos do Empire State Building, citadas pelo New York Times, foram ontem proferidas pelo presidente da Liga Católica para os Direitos Religiosos, uma organização americana que luta contra o anticatolicismo.

Os cem anos do nascimento de Madre Teresa de Calcutá foram assinalados um pouco por todo o mundo, mas em Nova Iorque a data esteve envolta em polémica. Para as 18.00 locais (23.00 em Portugal) estava marcado um protesto nas ruas, convocado após os proprietários de um dos mais emblemáticos edifícios da cidade terem recusado a cobrir as fachadas com luzes azuis e brancas, em honra da Nobel da Paz de 1979.

"Não aceitamos pedidos que estejam relacionados com figuras religiosas", declarou ao New York Times o porta-voz de Anthony Malkin, um dos donos do Empire State Building. Muitas instituições religiosas apoiaram a decisão, sublinhando que Madre Teresa não aprovaria este tipo de comemorações.

O edifício ficou assim excluído de uma iniciativa que ontem concedeu a Times Square - a praça onde confluem algumas das maiores avenidas da cidade - uma aura azulada, proveniente das luzes de edifícios e placares.

Já em Calcutá, a cidade indiana onde a missionária passou grande parte da vida, as celebrações decorreram num clima calmo de meditação. Uma missa solene, presidida pelo cardeal Telesphore Placidus Toppo, teve lugar na sede das Missionárias da Caridade, uma congregação fundada por Madre Teresa em 1950 . Na eucaristia foi lida uma mensagem enviada pelo Papa, que se refere à Beata como um "dom inestimável" para a Igreja e para o mundo.

O centenário do nascimento da "santa dos pobres" foi ainda assinalado na sua terra natal, a Macedónia, que em 1910 integrava o Império Otomano. Também na Albânia, na Sérvia e no Kosovo foram realizadas cerimónias comemorativas e missas solenes.

Em várias capitais europeias, como Roma, Madrid ou Copenhaga, realizaram-se inúmeras vigílias e missas de homenagem.

In DN

Efemérides 14343


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Dia da Língua Mirandesa

Mensagem por Joao Ruiz Dom Set 19, 2010 8:34 am

.
Apresentação de "Os Lusíadas" em Mirandês no Dia da Língua Mirandesa

A apresentação da primeira tradução da obra de Camões acontece hoje à noite, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Miranda do Douro. Ouvido pela Antena 1, o autor, Amadeu Ferreira, garantiu que estes dez anos de trabalho minucioso de tradução de uma das mais emblemáticas obras nacionais não arrancaram com um objectivo específico. "Decidi, aos poucos, ir traduzindo e, a certa altura, o projecto acabou por se transformar num projecto de tradução de 'Os Lusíadas'. Eu não tinha percebido muito bem naquilo que me tinha metido", confessou Amadeu Ferreira ao repórter Estácio Araújo.

http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=46&visual=9&tm=8&t=Apresentacao-de-Os-Lusiadas-em-Mirandes-no-Dia-da-Lingua-Mirandesa.rtp&article=376029

Efemérides 00020422

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Dia Mundial do Animal

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 02, 2010 1:52 pm

.
Mais de 10 mil animais abandonados por ano em Portugal

por Lusa
Hoje

Efemérides Ng1348970

Mais de dez mil animais são abandonados todos os anos em Portugal, onde se estima que existam mais de meio milhão de bichos sem dono. Nas vésperas do Dia Mundial do Animal, 200 cães e gatos vão estar em Lisboa para serem adoptados.

Hoje, o Jardim Vieira Portuense, em Belém, vai transformar-se numa espécie de centro de adopção: "Cerca de duas dezenas de animais que vivem em canis ou em associações vão estar ali para serem adoptados", contou à agência Lusa Maria do Céu Sampaio, presidente da Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais (LPDA), associação que organiza o evento.

"As mais de 40 associações zoófilas que existem no país estão todas superlotadas. Não temos números certos, mas sabemos que são muito mais de meio milhão os animais que não têm dono", alertou a responsável, sublinhando que a degradação económica das famílias e o aumento de divórcios provocou um aumento de casos.

De acordo com a LPDA, as alergias, as férias, o nascimento de um filho e problemas de comportamento são outros dos motivos que levam os donos a abandonar os seus animais.

Por isso, hoje à tarde, professores de uma escola especializada em educação animal vão estar no jardim para ajudar os donos a educar os seus bichos, contou Maria do Céu Sampaio.

No domingo, haverá a entrega dos Prémios "De Cão para Cão", um projecto de responsabilidade social que este ano vai ajudar 600 animais abandonados de quatro associações.

"De Cão para Cão" é um jogo interativo, onde as pessoas podem adoptar um cão virtual.

"Chama-se de Cão para Cão, porque ao tratar bem um cão virtual as pessoas estão a ajudar um cão real", explicou à Lusa Rodolfo Neves, responsável pelo projecto criado no ano passado.

Maria do Céu Sampaio garante que todos os animais - abandonados ou com dono - que apareçam neste fim-de-semana no jardim vão ganhar um prémio, porque este "é o dia deles".

O Dia Mundial do Animal assinala-se na próxima segunda feira.

In DN

Efemérides 000203BF

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Em 10 de Outubro de há 10 000 anos...

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 10, 2010 5:17 am

.
Em 10 de Outubro de há 10 000 anos...

A cidade palestiniana de Jericó completa hoje dez mil anos, segundo a tradição judaico-cristã. O aniversário começa a ser assinalado com uma série de actividades das quais faz parte a inauguração, quarta-feira, de um museu cujo centro é um velhinho plátano com um tronco de dois metros de diâmetro.

As festividades dos dez mil anos da cidade de Jericó irão prolongar-se por cinco anos. Para já, uma reunião especial do gabinete palestiniano, um concerto pela banda militar palestiniana, uma maratona, workshops de rua e fogo de artifício são as actividades assinaladas para marcar o aniversário da pequena cidade situada no deserto da Judeia e que acolhe 20 mil habitantes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jeric%C3%B3

Efemérides Tiphat

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Dia de Todos-os-Santos

Mensagem por Joao Ruiz Seg Nov 01, 2010 5:05 am

.
Dia de Todos-os-Santos

A festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não.

A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de Novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de Novembro. A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa. Na Igreja Luterana o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou. Em Portugal, neste dia, as crianças costumam andar de porta em porta a pedir bolinhos, frutos secos e romãs.

História

No Brasil o dia de "Todos os Santos" é celebrado no dia 01 de Novembro e o de "Finados" no dia 02 de Novembro. O dia de todos os santos, no Brasil dito: dia de finados [errado porque a celebração é a mesma e com a mesma designação em toda a Igreja, com o objetivo de suprir quaisquer faltas dos fiéis em recordar os santos nas celebrações das festas ao longo do ano].

Esta tradição de recordar (fazer memória) os santos está na origem da composição do calendário litúrgico, em que constavam inicialmente as datas de aniversário da morte dos cristãos martirizados como testemunho pela sua fé, realizando-se nelas orações, missas e vigílias, habitualmente no mesmo local ou nas imediações de onde foram mortos, como acontecia em redor do Coliseu de Roma. Posteriormente tornou-se habitual erigirem-se igrejas e basílicas dedicadas em sua memória nesses mesmos locais.

O desenvolvimento da celebração conjunta de vários mártires, no mesmo dia e lugar, deveu-se ao facto frequente do martírio de grupos inteiros de cristãos e também devido ao intercâmbio e partilha das festividades entre as dioceses/eparquias por onde tinham passado e se tornaram conhecidos. A partir da perseguição de Diocleciano o número de mártires era tão grande que se tornou impossível designar um dia do ano separado para cada um. O primeiro registo (Século IV) de um dia comum para a celebração de todos eles aconteceu em Antioquia, no domingo seguinte ao de Pentecostes, tradição que se mantém nas igrejas orientais.

Com o avançar do tempo, mais homens e mulheres se sucederam como exemplos de santidade e foram com estas honras reconhecidos e divulgados por todo o mundo. Inicialmente apenas mártires (com a inclusão de São João Baptista), depressa se deu grande relevo a cristãos considerados heróicos nas suas virtudes, apesar de não terem sido mortos. O sentido do martírio que os cristãos respeitam alarga-se ao da entrega de toda a vida a Deus e assim a designação "todos os santos" visa celebrar conjuntamente todos os cristãos que se encontram na glória de Deus, tenham ou não sido canonizados (processo regularizado, iniciado no Século V, para o apuramento da heroicidade de vida cristã de alguém aclamado pelo povo e através do qual pode ser chamado universalmente de beato ou santo, e pelo qual se institui um dia e o tipo e lugar para as celebrações, normalmente com referência especial na missa).

In Wikipédia

Embarassed Rolling Eyes


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Em 25 de Novembro de 1975...

Mensagem por Joao Ruiz Qui Nov 25, 2010 4:07 am

.
Em 25 de Novembro de 1975...

25 de Novembro: E se tivesse sido ao contrário?

por JOÃO PEDRO HENRIQUES
Hoje

Efemérides Ng1386163

Há 35 anos, deu-se o derradeiro confronto entre as facções militares geradas no Processo Revolucionário em Curso. De um lado os 'moderados', que venceram, do outro a 'Esquerda Radical', afecta ao PCP, que perdeu. O DN assinala a data fazendo um exercício de história contrafactual: como teria sido se o resultado tivesse sido o oposto. Três vozes, três opiniões - nenhum consenso.

E se o PCP tivesse vencido o 25 de Novembro? E se, correspondentemente, tivesse sido derrotado o grupo militar que se convencionou chamar de "moderado", liderado ideologicamente por Melo Antunes - e no qual se revia todo o espectro partidário do PS à direita do CDS? O que teria sido Portugal se nesse dia de 1975 - fazem hoje precisamente 35 anos - tudo tivesse acabado às avessas?

O DN falou com três personalidades que viveram intensamente esses dias: Adelino Maltez, politólogo, um homem que militou activamente no CDS; o coronel do Exército Matos Gomes (na altura capitão) que integrava a chamada "esquerda radical" que rodeava no Copcon (Comando Operacional do Continente) o respectivo chefe, Otelo Saraiva de Carvalho; e Garcia Pereira, já na altura activíssimo militante do MRPP - uma das excepções na extrema-esquerda, ou seja, a extrema-esquerda desalinhada com o PCP.

Três cabeças, três sentenças. Portugal passaria rapidamente a ser governado por uma "ditadura militar social-fascista" (Garcia Pereira) controlada pelo PCP, "com a supressão das liberdades"; ou então, segundo Adelino Maltez, "haveria uma convulsão armada" entre as facções militares em confronto e "ao fim de seis meses tudo voltaria ao normal, só que com mais mortos" (sendo o "normal" o que, de facto, acabou por acontecer: a institucionalização de um regime democrático convencional, parlamentar e controlado por forças políticas de centro, o PS e o PSD); ou, por último, na visão de Matos Gomes, o PCP, em posição consolidadamente dominante, "tentaria negociar com o PS, com Soares ou sem Soares", uma aliança "do género 'frente popular' como em França", mantendo a natureza parlamentar do regime - ou seja, não seguindo o "cânone" leninista do Estado de partido único, perante a indiferença de Moscovo, "até porque o que interessava a URSS não era Portugal mas sim Angola [onde, duas semanas antes, os três partidos dominantes, MPLA, UNITA e FNLA tinham proclamado três independências unilaterais]".

Matos Gomes tem ainda outras certezas: o grupo militar derrotado continuaria em armas, provavelmente procurando refúgio em Espanha. Adelino Maltez não duvida que os EUA invadiriam os Açores (há hoje certezas de que tinham planos preparados para isso) e "eventualmente" na parte continental do regime haveria "intervenção das potências estrangeiras".

Garcia Pereira acrescenta que o PCP, dominante, e as democracias ocidentais, acabariam por se acomodar mutuamente, recordando, para sustentar essa tese, que meses antes, no 11 de Março (o dia que assinala a nacionalização dos principais sectores da economia), os comunistas protegeram a banca estrangeira sediada em Portugal.

Conclusões? Excepto as óbvias - Portugal não seria hoje o que é - são impossíveis.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Em 1 de Dezembro de 1640...

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 01, 2010 4:42 am

.
Em 1 de Dezembro de 1640...

Efemérides 1


A morte de D. Sebastião, em Alcácer Quibir, sem deixar descendência e outras motivos de natureza vária que não cabem neste pequeno resumo, concorreram para a perda da Independência de Portugal. Sem um sucessor directo, a coroa passou para Filipe II de Espanha. Este, aquando da tomada de posse, nas cortes de Leiria, em 1580, prometeu zelar pelos interesses do País, respeitando as leis, os usos e os costumes nacionais. Com o passar do tempo, essas promessas foram sendo desrespeitadas, os cidadãos nacionais foram perdendo privilégios e passaram a uma situação de subalternidade em relação a Espanha. Esta situação leva a que se organize um movimento conspirador para a recuperação da independência, onde estão presentes elementos do clero e da nobreza. A 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos introduz-se no Paço da Ribeira, onde reside a Duquesa de Mântua, representante da coroa espanhola, mata o seu secretário Miguel de Vasconcelos e vem à janela proclamar D. João, Duque de Bragança, rei de Portugal. Termina, assim, 60 anos de domínio espanhol sobre Portugal. A revolução de Lisboa foi recebida com júbilo em todo o País. Restava, agora, defender as fronteiras de Portugal de uma provável retaliação espanhola. Para o efeito, foram mandados alistar todos os homens dos 16 aos 60 anos e fundidas novas peças de artilharia.

Parece não haver dúvida de que a ideia de nacionalidade esteve por trás da restauração da independência plena de Portugal após 60 anos de monarquia dualista. Cinco séculos de governo próprio haviam forjado uma nação, fortalecendo-a até ao ponto de rejeitar qualquer espécie de união com o país vizinho. Para mais, a independência fora sempre um desafio a Castela e uma vontade de não ser confundido com ela.

Efemérides 1133294263aclamacao
Aclamação de D. João IV, da autoria de Veloso Salgado (Museu Militar, Lisboa)


Entre os dois estados foram sucessivas e acerbas as guerras, as únicas que Portugal realmente travou na Europa. Para a maioria dos Portugueses, os monarcas habsburgos não eram mais do que usurpadores, os Espanhóis, inimigos, e os seus partidários, traidores. Mas a Restauração carece de ser explicada por grande número de outros elementos.

Culturalmente, avançara depressa, entre 1580 e 1640, a castelhanização do País. Autores e artistas portugueses gravitavam nas órbitas da corte espanhola, fixavam residência em Espanha, aceitavam padrões espanhóis e escreviam cada vez mais em castelhano, contribuindo para a riqueza do teatro, da música ou da arte pictórica espanhóis e dando hoje a impressão errada de uma decadência cultural a partir de 1580. A perda de uma individualidade cultural era sentida por muitos portugueses, com reacções diversas a favor da língua pátria e da sua expressão em termos de prosa e poesia. Contudo, os intelectuais que assim reagiam sabiam perfeitamente que os seus esforços seriam vãos sem a recuperação da independência política.

Economicamente, a situação piorara desde a década de 1620 ou até antes. Muitas das razões que haviam justificado a união das duas coroas ficaram ultrapassadas com a marcha da conjuntura económica. Todo o Império Português atravessava uma séria crise com a entrada em jogo de holandeses e ingleses. Portugal perdera o monopólio comercial na Ásia, África e Brasil, resultando daí que todos – a Coroa, a nobreza, o clero e a burguesia – haviam sofrido no montante das receitas. Os Espanhóis reagiam fortemente contra a presença portuguesa nos seus territórios, mediante vários processos, entre os quais a Inquisição, situação que suscitou grande animosidade nacionalista tanto em Portugal como em Espanha, aprofundando o fosso já cavado entre os dois países.

Efemérides 1133295395duquesa
D. Margarida, duquesa de Mântua, neta de Filipe II, exerceu o governo de Portugal com autoridade de vice-rei e capitão-general de 1634 a 1640


Mesmo em Portugal, a situação económica estava longe de brilhante. Os produtores sofriam com a queda dos preços do trigo, do azeite e do carvão, só para dar alguns exemplos. A crise afectava as classes baixas, cuja pobreza aumentou sem disfarces, como, aliás, em muitos outros países da Europa. O aumento dos impostos tornava a situação ainda pior. Para explicar os tempos difíceis e apaziguar o descontentamento geral, a solução apresentava-se fácil e óbvia: a Espanha, causa de todos os males.

A conspiração a favor da independência começou em 1639, se não antes, congregando um grupo heterogéneo de nobres, clientes-funcionários da casa de Bragança, e elementos do alto e baixo clero. Em Novembro de 1640, a conspiração dos aristocratas conseguiu finalmente o apoio formal do duque de Bragança.

Efemérides 1133295634azulejo_2
Reunião dos Conspiradores de 1640. Painel de azulejo no Palácio dos Condes de Almada, em Lisboa.


Na manhã do 1º de Dezembro, um grupo de nobres atacou a sede do governo em Lisboa (Paço da Ribeira), prendeu a duquesa de Mântua, e matou ou feriu alguns membros da guarnição militar e funcionários, entre os quais o Secretário de Estado, Miguel de Vasconcelos. Seguidamente, os revoltosos percorreram a cidade, aclamando o novo estado de coisas, secundados pelo entusiasmo popular.

D. João foi aclamado como D. João IV, entrando em Lisboa alguns dias mais tarde. Por quase todo o Portugal metropolitano e ultramarino as notícias da mudança do regime e do novo juramento de fidelidade ao Bragança foram recebidas e obedecidas sem qualquer dúvida. Apenas Ceuta permaneceu fiel à causa de Filipe IV.

Como “governadores”, para gerirem os negócios públicos até à chegada do novo rei, foram escolhidos o arcebispo de Lisboa, D. Rodrigo da Cunha, o de Braga, D. Sebastião de Matos de Noronha, e o visconde de Vila Nova de Cerveira, D. Lourenço de Lima. D. João IV entrou em Lisboa a 6 de Dezembro, cessando nesta data as funções dos “governadores”.

Efemérides 1133296709joao_iv
Retrato de D. João IV, por Avelar Rebelo, em 1643 (Paço de Vila Viçosa)


Proclamar a separação fora coisa relativamente fácil. Mais difícil seria conseguir mantê-la. Tal como em 1580, os portugueses de 1640 estavam longe de unidos. Se as classes inferiores conservavam intacta a fé nacionalista e aderiram a D. João IV sem sombra de dúvida, já a nobreza, muitas vezes com laços familiares em Espanha, hesitou e só parte dela alinhou firmemente com o duque de Bragança. O mesmo se poderia afirmar em relação ao clero.

O novo monarca português não gozava por certo de uma posição invejável. Do ponto de vista teórico, tornava-se necessário justificar a secessão: o novo monarca, longe de figurar como usurpador, reavera simplesmente aquilo que por direito legítimo lhe pertencia. Abundante bibliografia produzida em Portugal e fora dele a partir de 1640 procurou demonstrar os direitos reais do duque de Bragança. Se o trono jamais estivera vago de direito, tanto em 1580 como em 1640, não havia razões para qualquer tipo de eleição em cortes, o que retirava ao povo a importância que ele porventura teria, fosse o trono declarado vacante.

Efemérides 1133298211folhas_rosto
Numerosa literatura de pendor autonomista proliferou visando a legitimação da subida ao trono de D. João IV.

Todo o reinado (1640-56) foi orientado por prioridades. Em primeiro lugar a reorganização do aparelho militar, com reparação de fortalezas das linhas defensivas fronteiriças, fortalecimento das guarnições e obtenção de material e reforços no estrangeiro. Paralelamente, uma intensa actividade diplomática junto das cortes da Europa – no sentido de obter apoio militar e financeiro, negociar tratados de paz ou de tréguas, e conseguir o reconhecimento da Restauração – e a reconquista do império ultramarino. A nível interno, a estabilidade do regime dependeu, antes de mais, do aniquilamento de toda a dissensão a favor de Espanha.

A guerra da Restauração mobilizou todos os esforços que Portugal podia despender e absorveu enormes somas de dinheiro. Pior do que isso, impediu o governo de conceder ajuda às frequentemente atacadas possessões ultramarinas. Mas, se o cerne do Império, pelo menos na Ásia, teve de ser sacrificado, salvou pelo menos a Metrópole de uma ocupação pelas forças espanholas.

Portugal não dispunha de um exército moderno, as suas forças eram escassas – sobretudo na fronteira terrestre –, as suas coudelarias haviam sido extintas, os seus melhores generais lutavam pela Espanha algures na Europa. Do lado português, tudo isto explica por que motivo a guerra se limitou em geral a operações fronteiriças de pouca envergadura. Do lado espanhol, é preciso lembrar que a Guerra dos Trinta Anos (prolongada em Espanha até 1659) e a questão da Catalunha (até 1652) demoraram quaisquer ofensivas de vulto. Regra geral, a guerra, que se prolongou por 28 anos, teve os seus altos e baixos para os dois contendores até ser assinado o Tratado de Lisboa, em 13 de Fevereiro de 1668, entre Afonso VI de Portugal e Carlos II de Espanha, em que este último reconhece a independência do nosso País.

Adaptado de A. H. de Oliveira Marques, “A Restauração e suas Consequências”, in História de Portugal, vol. II, Do Renascimento às Revoluções Liberais, Lisboa, Editorial Presença, 1998, pp. 176-201.

Efemérides Swordplay

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Em 4 de Dezembro de 1980

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Dez 04, 2010 10:06 am

.
Sá Carneiro: O cadáver político mais exumado

por JOÃO CÉU E SILVA
Hoje

Efemérides Ng1394659

Nunca Sá Carneiro foi evocado com tanta sofreguidão como nestes últimos dias. Que lição se quererá retirar do passado em tempos de crise profunda?

O tempo que passou nos 30 anos que hoje se contam após o anúncio da morte de Francisco Sá Carneiro na televisão - na noite de 4 de Dezembro de 1980 - foi de um polémico esquecimento da sua mensagem política e da rebeldia na liderança que deixou para a Histó-ria.

Não fosse a explosão que deitou abaixo a avioneta, mal levantou voo do aeroporto de Lisboa, e Sá Carneiro teria sido enterrado com a quase paz a que Amaro da Costa teve direito. Mais, nenhum dos dois teria tido direito a um instituto com o seu nome, nem as palavras ditas em vida teriam sido agarradas e abanadas com viva emoção em iniciativas partidárias, como passou a acontecer desde então.

Porque se proclama em vão o legado de Sá Carneiro quando na realidade toda a sua (pre)visão do futuro português foi sempre ignorada?

Porque está até hoje por apurar em definitivo a razão da sua morte? Foram precisas duas décadas para que se abandonasse a crença num acidente mediante a apresentação de provas de um atentado que, até agora, ainda vive num estertor ao debater-se por um inquérito e relatório finais. Que os actuais líderes políticos desdenham!

Será que Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro precisava de 30 anos para que o PSD e o CDS se juntassem numa primeira homenagem pública realizada em conjunto? Porquê só em 2010 os parceiros da antiga Aliança Democrática se reúnem para o celebrar, quando em três décadas não faltaram motivos para o fazer? Perguntas há muitas, porque esse é o modo como em Portugal se aprecia deixar cozer em lume brando a responsabilidade social e política.

Respostas?...

O reexumar do cadáver político de Sá Carneiro nos últimos dias, com a desculpa dos 30 anos da sua morte, deixa antever que irá ser de novo usado como inspiração para a área política PSD/CDS nos próximos tempos. Porque a movimentação que os dirigentes partidários e o Presidente da República irão executar no tabuleiro de xadrez político e económico que está a ser jogado em Portugal exige um herói e uma estratégia que funcionou no seu tempo.

Não é por acaso que o mito Sá Carneiro tem sido tão remexido e recordado nos últimos dias. Nem é preciso ser-se sábio para dizer que, se Sá Carneiro tivesse sobrevivido à explosão sobre Camarate, decerto teria uma solução para Portugal. Quem conviveu com aqueles tempos de política dura, numa incipiente democracia pós-25 de Abril de 1974, sabe que poucos tiravam obstinados coelhos da cartola como ele. Também é certo que para os portugueses mais novos, uma razoável parte do eleitorado que hoje se confronta com não-soluções para a crise, o legado de Sá Carneiro não serve de exemplo para nada. Para essa razoável parte do eleitorado, Sá Carneiro é tão passado como o Salazar que venceu o concurso dos portugueses mais famosos, mais conhecido que o Marcelo Caetano que combateu durante o seu primeiro fôlego político.

Os mais novos nem se lembram da primeira polémica com que se confrontou mal faleceu e que ninguém quer comentar. A de que, assim que se soube que o Cessna se espatifara sobre duas casas de um bairro limítrofe da capital, a nível nacional, estouraram foguetes a comemorar a sua morte.

"Não deixava ninguém indiferente", é o que diz o actual sucessor de Sá Carneiro sobre esta reacção. Pedro Passos Coelho, um dos líderes que está mais distante do legado do seu antecessor e que, quando comenta o peso de Sá Carneiro no partido, assume que só o pode recordar "como militante do PSD com responsabilidades especiais" e não como companheiro de percurso, mesmo que marcado pelos seus discursos.

Passos Coelho recorda estar em Chaves no momento do anúncio da morte: "O Sr. Flávio avisou-nos que a televisão estava a transmitir a notícia do acidente. A notícia apanhou-nos desprevenidos, com absoluta incredulidade e durante aqueles instantes em que nos adaptámos à notícia fomos surpreendidos por um ribombar de foguetes e morteiros que pessoas ligadas à extrema-esquerda tinham feito espoletar para mostrar a sua satisfação com o que tinha acabado de suceder. Isto tornou ainda mais impressionante toda a vivência daquela notícia".

Realmente, Sá Carneiro "não deixava ninguém indiferente" e, com o estrondo da sua morte, entrou para as páginas da História ao mesmo tempo que criou um vácuo político. Um vazio que é imediatamente disputado pelos políticos rivais, enquanto o PSD e a Aliança Democrática se confrontam com a diminuição drástica do horizonte de governação.

Ao PSD restou um mito para recordar. Uma mística para explorar em cada crise ou congresso. Um busto para personificar o político que modelou o perfil do que seria a partir de então um primeiro-ministro da democracia, mesmo que não tivesse sido capaz de o fazer como líder partidário, devido à sua imprevisibilidade e irrequietude mental.

Quem pretender empunhar de novo o mito Sá Carneiro deve questionar-se sobre a sua adaptação aos tempos actuais. Um líder impetuoso como ele já não passaria no crivo da opinião pública como acontecia naquele tempo de imaturidade e crudelidade política dos portugueses. A devassa dos seus ziguezagues de percurso fá-lo-iam cair rapidamente por irresponsabilidade em vez de serem entendidos como liderança forte. O oportunismo político de Sá Carneiro cairia por terra face a uma imprensa que já não se fascina com fogos fátuos como os dele. O eleitor não lhe daria o voto face a renúncias constantes aos cargos para que fora eleito. Não aceitaria que andasse a brincar ao tiro ao alvo, com os sobrinhos, com uma pistola reservada para a segurança pessoal. Nem que tivesse acidentes de carro por se achar piloto de corridas ou que autorizasse aterragens de avioneta perigosas. Na melhor das hipóteses, perdoar-lhe--iam que tivesse perdido a fé católica e a paixoneta por Snu, porque tinham motivo de conversa ao fim--de-semana.

Se não tivesse sido um mito, o que seria Sá Carneiro hoje? Um advogado retirado da política, a atender clientes num escritório do Porto, mesmo que reformado!

O futuro político de Francisco Sá Carneiro será sempre uma das questões que se colocam aos que lhe sobreviveram. Seja qual for a razão por que o fazem, a pergunta repete-se mais no seu caso do que na maioria das estrelas fugazes da democracia portuguesa.

O seu protagonismo político confunde-se com o seu feitio. As palavras que se repetem sobre a sua última personalidade política são: crispado, inquieto ou imprevisível. Nem sempre foi assim, e as opiniões sobre a sua pessoa variaram conforme os tempos. Em criança eram: bem-comportado, estudioso e religioso. Em adolescente: dançarino, protocolar e decidido. Como advogado: competente, profissional e inspirado. Mas, logo que aceita o convite para ser deputado pela Ala Liberal, nos tempos de Marcelo Caetano, os adjectivos mudam e aproximar-se-ão dos que o lembrarão na fase posterior aos 35 anos: contradição, autoconfiança e determinado.

A teimosia em levar em frente as suas ideias e propostas é grande, e quando Sá Carneiro não as consegue impor, raramente aceitará o facto de sair vencido. Será assim na Assembleia Nacional, onde é o primeiro deputado da Ala Liberal a não acabar o mandato e a desafiar o marcelismo com propostas inviáveis para o chefe de Governo.

Marcelo Caetano não aceitará as propostas de revisão constitucional em 1971 que prevejam a eleição por sufrágio universal do presidente da República; a PIDE não deixará de o vigiar, preocupada com as visitas a presos políticos; muitos deputados não verão com bons olhos a introdução de reformas tendentes a encaminhar o País para a democracia, e o debate para encontrar um solução para as três frentes de guerra no Ultramar será um beco sem saída.

A sua atitude de se meter em bicos de pés é repetida várias vezes neste seu primeiro período de intervenção, designadamente durante o tempo em que assume a liderança parlamentar da Ala Liberal. Já o fora ao obrigar Marcelo Caetano a aceitar o fim do exílio do bispo do Porto D. António Ferreira Gomes, ou as invectivas constantemente censuradas contra o re-gime publicadas no semanário Expresso. Ainda liderará o convite ao general António de Spínola para se candidatar às eleições presidenciais, nome com que pretende substituir o sempre eterno candidato do regime, Américo Tomás.

Após a renúncia ao mandato na Ala Liberal, imporá mais um acto de rebeldia: a formação de um novo partido político. Pretende com a sua fundação, a implosão da quase situação de partido único no fim da ditadura salazarista. Será essa estrutura em preparação que logo saltará para a praça pública a seguir à Revolução dos Cravos e que terá a sigla PPD, o Partido Popular Democrático, obrigado a não incluir a palavra Cristão no nome por ter sido já anunciado outro com o conceito.

Se a impaciência com que responde a cada obstrução às suas ideias políticas e sociais foi notória antes do 25 de Abril, 30 anos após a sua morte já se pode reflectir sobre esse comportamento, principalmente quando somado ao ziguezague que desenhará no seu percurso político até 4 de Dezembro de 1980.

Outra divergência que merecerá análise em Francisco Sá Carneiro será a questão religiosa. Se havia quem não duvidasse em pequeno de que o seu futuro seria a vida eclesiástica, a adolescência haveria de confirmar que não seria padre mas que estaria muito ligado à Igreja Católica nas primeiras décadas da sua vida, mesmo que na Assembleia Nacional tivesse apresentado uma proposta para legalizar o divórcio.

Era muito beato em criança, leitor fervoroso da Bíblia e assíduo frequentador da missa, e assim continuou até à vida adulta. Ainda recém--casado com Isabel, Sá Carneiro foi um dos principais dinamizadores da iniciativa da Igreja, os Casais de Nossa Senhora, em que se debatiam questões religiosas e a integração na vida do dia-a-dia. No entanto, as mudanças da Igreja Católica eram radicais após o Concílio Vaticano II e a mensagem que o papa João XXIII haveria de passar com esta reunião magna era a de que havia várias interpretações do papel dos católicos. Maior participação e o fim de hábitos tradicionais sacudiram muitos fiéis, entre os quais o próprio Sá Carneiro, que iniciou uma mudança no seu pensamento e acção. A cumplicidade da Igreja para com o regime e a injustiça que a fé católica permitia existir no mundo abalaram Sá Carneiro e exigiram-lhe outra actuação social. Assim aconteceu a aproximação a Frei Bento Domingues e a participação nos debates da cooperativa Confronto, entre outras situações conflituosas.

E Sá Carneiro, mesmo mantendo a fé e o espírito católico, mudou tanto que se poderá dizer que a sua entrada na política se faz pela porta da religião. Mesmo que, ao tempo da morte, a religião fosse em si quase só passado. Outro ziguezague.

Após o 25 de Abril, a presença de Francisco Sá Carneiro implanta-se logo ao início. Ainda não tinham passado cem horas sobre o golpe e já desarrumava a sala de estar da sua casa para dar uma entrevista à RTP, para marcar presença e anunciar PPD. O partido é formalizado logo a seguir e a marca política imposta a ferro e fogo no próprio partido e na sociedade portuguesa.

Até adoecer e ser operado a 19 de Fevereiro de 1975, Sá Carneiro vai mostrar a fibra da liderança no combate ao PCP e aos militares do MFA que pendem para a esquerda, cha-ma que estranhamente se apaga e quase se extingue no período pós- -operatório. Uma depressão, que diz ter uma razão psicológica, afasta-o da arena política. Londres é o destino do exílio, ponderará viver no Brasil, e regressar a Portugal é a uma situação que despreza. Outro ziguezague na trajectória política, que só será corrigido no fim do ano ao anunciar com pompa e circunstância a volta.

Empurra o presidente do PSD que o substituiu e iniciará a luta política pela qual ficou mesmo conhecido. Provocará a primeira das duas divisões no PSD, tenta seduzir Mário Soares para uma coligação e acabará com Freitas do Amaral na Aliança Democrática, afina o tiro contra o presidente Ramalho Eanes. Numa sucessão de ziguezagues, incompreensíveis até para os seus correligionários do PSD, que muitas vezes o acusam de ser déspota e egoísta, ainda desiste da presidência do PSD para voltar a lutar por ela, será eleito primeiro-ministro e repetirá a vitória em segunda eleição.

Em Maio de 1978, Sá Carneiro colocará a cereja no bolo da sua relação "extraconjugal": leva a "namorada" Snu ao Conselho Nacional de Portalegre e, entre as críticas, vai às compras. O fim do casamento está anunciado. Mais um ziguezague que o próprio bispo D. António Ferreira Gomes considera preocupante pois Sá Carneiro alega que ainda não tinha a personalidade formada quando se casou de mo-do a obter o divórcio. Tantos ziguezagues.

Trinta anos após a morte de Sá Carneiro há muitas perguntas no ar. A quem importa o legado é uma de-las, mesmo que no PSD sejam poucos os que se beneficiaram da lição política, a não ser no constante ziguezague das suas posições e de uma intervenção política errática que o ex-presidente inaugurou com a liderança.

O seu cadáver político, no entanto, continua a ser exumado com sofreguidão. É dado como exemplo quase sempre para o bom e serve para castigar comportamentos. Raros são os que negam o histórico e menos os que publicamente o criticam.

Conforme se poderá ler nas entrevistas que se seguem, numa tentativa de se fazer o retrato de Sá Carneiro à luz dos 30 anos, o seu legado é sempre referido. São poucas as reticências ao papel e à personalidade, bastantes os elogios e grande o perdão. Entrou para a História.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Em 20 de Dezembro de 1989...

Mensagem por Joao Ruiz Seg Dez 20, 2010 10:05 am

.
Estados Unidos invadiram o Panamá há 21 anos

por DN.pt
Hoje

Efemérides Ng1409114

A 20 de Dezembro de 1989, o presidente dos Estados Unidos da América, George H.W. Bush (senior), anunciava a invasão do Panamá.

Há 11 anos, os Estados Unidos da América anunciavam ao mundo a invasão do Panamá, argumentando a necessidade de implementar a democracia no país, combater o tráfico de drogas, garantir a abertura do canal do Panamá e fazer com que o presidente Manuel Noriega fosse capturado e julgado nos EUA.

O anúncio de George H. W. Bush



A operação "Just Cause"



Embora o número oficial de mortos no conflito não seja conhecido (certas fontes apontam para quatro mil mortos), uma estimativa das Nações Unidas aponta para que tenham morrido mais de duas mil e quinhentas pessoas durante a invasão norte-americana.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Dia Internacional da Mulher

Mensagem por Joao Ruiz Seg Mar 07, 2011 11:11 am

.
Dia Internacional da Mulher

Efemérides 275px-D%C3%ADa_Internacional_de_la_Mujer_-_Barcelona_2009_-_004
Manifestação no Dia Internacional da Mulher em Barcelona, 2009.


O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" - por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917.
Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.

Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.

1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.

Origem

A ideia da existência de um dia internacional da mulher surge na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se Nova Iorque, Berlim, Viena (1911) e São Petersburgo (1913).

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América[2], em memória da greve das operárias da indústria do vestuário de Nova York, em protesto contra as más condições de trabalho.

Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.

No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de Março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Poucos dias depois, a 25 de Março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado ao imaginário coletivo, de modo que esse episódio é, com frequência, erroneamente considerado como a origem do Dia Internacional da Mulher.

Em 1915, Alexandra Kollontai organizou uma reunião em Christiania (atual Oslo), contra a guerra. Nesse mesmo ano, Clara Zetkin faz uma conferência sobre a mulher.

Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução russa de 1917. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro. Leon Trotsky assim registrou o evento: “Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução”.

Cartaz soviético de 1932. Em vermelho, lê-se: "8 de março é o dia da rebelião das mulheres trabalhadoras contra a escravidão da cozinha." Em cinza: "Diga NÃO à opressão e ao conformismo do trabalho doméstico!".

Efemérides 220px-Women%27s_International_League%2C_5._1._1922
Membros da Women's International League for Peace and Freedom, em Washington, D.C., 1922.

Efemérides 220px-Bundesarchiv_Bild_183-09915-0001%2C_Berlin%2C_Unter_den_Linden%2C_Ruinen%2C_Bildtafeln
Berlim Oriental, Unter den Linden, (1951). Retratos de líderes da IDFF, na 41°edição do Dia Internacional da Mulher.

Após a Revolução de Outubro, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenin para torná-lo um dia oficial que, durante o período soviético, permaneceu como celebração da "heróica mulher trabalhadora". No entanto, o feriado rapidamente perderia a vertente política e tornar-se-ia uma ocasião em que os homens manifestavam simpatia ou amor pelas mulheres - uma mistura das festas ocidentais do Dia das Mães e do Dia dos Namorados, com ofertas de prendas e flores, pelos homens às mulheres. O dia permanece como feriado oficial na Rússia, bem como na Bielorrússia, Macedónia, Moldávia e Ucrânia.

Na Tchecoslováquia, quando o país integrava o Bloco Soviético (1948 - 1989), a celebração era apoiada pelo Partido Comunista. O MDŽ (Mezinárodní den žen, "Dia Internacional da Mulher" em checo) era então usado como instrumento de propaganda do partido, visando convencer as mulheres de que considerava as necessidades femininas ao formular políticas sociais. A celebração ritualística do partido no Dia Internacional da Mulher tornou-se estereotipada. A cada dia 8 de março, as mulheres ganhavam uma flor ou um presentinho do chefe. A data foi gradualmente ganhando um caráter de paródia e acabou sendo ridicularizada até mesmo no cinema e na televisão. Assim, o propósito original da celebração perdeu-se completamente. Após o colapso da União Soviética, o MDŽ foi rapidamente abandonado como mais um símbolo do antigo regime.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920. Posteriormente, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960, sendo, afinal, adotado pelas Nações Unidas, em 1977.

In Wikipédia

Efemérides 10806

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Sarkozy questiona necessidade do Dia da Mulher

Mensagem por Joao Ruiz Ter Mar 08, 2011 10:32 am

.
Sarkozy questiona necessidade do Dia da Mulher

por Lusa
Hoje

Efemérides Ng1470114

O Presidente francês Nicolas Sarkozy questionou hoje a utilidade do Dia Internacional da Mulher, considerando mais importante "encontrar trabalho para homens e mulheres".

O Presidente da França afirmou, numa celebração do dia com uma associação de autarcas de Morbidan, Bretanha, que: "É simpático, é necessário, mas talvez nos devêssemos concentrar no essencial".

"O essencial é encontrar trabalho para homens e mulheres, uma possibilidade de promoção social para os dois", disse.

"O Dia da Mulher, sobre o qual há muito a dizer, quererá dizer que os restantes dias são do homem? Muito curioso. Francamente", exclamou Sarkozy.

O Presidente da França disse ainda que "as mulheres têm um papel muito importante na sociedade" que referiu que "a vida das mulheres é muito idêntica à dos homens" e que "as coisas mudaram consideravelmente".

In DN

Efemérides 000203F6

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Observatório de Lisboa faz 150 anos

Mensagem por Joao Ruiz Qui Mar 10, 2011 8:49 am

.
Observatório de Lisboa faz 150 anos

por Lusa
Hoje

Efemérides Ng1471633

Em 150 anos, os telescópios do Observatório Astronómico de Lisboa ficaram praticamente cegos com a luz da cidade que cresceu em sua volta e o seu diretor lamenta a falta de dinheiro para tornar o espaço num "museu vivo".

Inaugurado em 1861, o Observatório, localizado na Tapada da Ajuda, estava inicialmente fora do alcance das luzes da cidade de Lisboa, o que, com o passar dos anos, mudou completamente.

"Hoje, a qualidade do céu é tão má" que o Observatório de Lisboa, e todos os observatórios clássicos, encomendam a observação em outros lados e dedicam-se hoje a "tratar os dados e a tirar conclusões", disse à agência Lusa o seu diretor, Rui Agostinho.

Segundo o responsável, o Observatório tem um "património histórico de excelência" herdado do terceiro quartel do século XIX. "Os instrumentos podem ser vistos no seu contexto original, o prédio é o original, o jardim também", explicou.

Rui Agostinho afirmou que o potencial para se transformar em museu já foi reconhecido por especialistas internacionais. "O Observatório deveria ser um museu dos tempos modernos, um museu vivo", defendeu Rui Agostinho, reconhecendo que, "apesar de serem instrumentos muito especiais, ver telescópios velhos não é muito apelativo".

Assim, defende que quem visitasse o Observatório/Museu deveria ter oportunidade de ver "a ciência aplicada" e os instrumentos a continuarem a produzir conhecimento.

Para isso, será preciso mais dinheiro para recuperar o património e para reforçar o quadro de pessoal.

"Há muita gente que quer fazer coisas connosco e que quer aprender, mas somos poucos", referiu Rui Agostinho, para quem um projeto museológico no Observatório não poderia estar de portas abertas apenas no horário do expediente normal.

Contudo, o Observatório, com cerca de dez pessoas -- e duas vagas para investigador por preencher --, não "tem capacidade para funcionar a tempo inteiro", lamentou.

O Observatório chegou a ter um orçamento próprio concedido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, mas hoje recebe apenas uma fatia do orçamento total da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde está integrado.

Um maior investimento justificar-se-ia também pelo "serviço público" que o Observatório, responsável pela medição e manutenção da Hora Legal através de relógios atómicos, faz ao país, defendeu Rui Agostinho.

Os meios do Observatório, que emite também pareceres quando lhe são pedidos, servem ainda a cerca de 20 projetos de investigação. Rui Agostinho referiu como exemplo pareceres para serem utilizados em tribunal: "Se um condutor diz que um acidente foi provocado por ter ficado encandeado pelo Sol, com as coordenadas e a hora podemos comprovar ou não se aconteceu assim".

A sessão comemorativa dos 150 anos realiza-se na sexta-feira à noite. Rui Agostinho fará uma palestra sobre a história do Observatório e guiará uma visita pelas instalações.

Se o tempo ajudar, haverá também observação do céu com telescópios.

In DN

Efemérides 10806

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Em 15 de Março de 1961...

Mensagem por Joao Ruiz Dom Mar 13, 2011 6:25 am

.
"Guerra é guerra!"

por JOÃO CÉU E SILVA
Ontem

Efemérides Ng1473545

O massacre de 15 de Março de 1961 dá a machadada final nos bons costumes coloniais portugueses. Oitocentos mortos, brancos selvaticamente esquartejados, serrados e incendiados, mulheres e crianças violadas, bens destruídos e a implosão definitiva da paz podre com 500 anos exigiam a resposta que Salazar não queria dar perante a pressão da ONU, dos EUA e de novas nações livres.

É uma das expressões que mais se ouvem na boca dos ex-combatentes: "Guerra é guerra." Poderia ser "quem vai à guerra dá e leva", mas não é isso que dizem ainda hoje, muito pelo contrário, porque o envio de um milhão de militares portugueses para a Guerra Colonial - ou guerra do Ultramar ou em África - parte da premissa de dar muito e levar pouco.

Tudo começa a sério em 1961 em Angola. Há revolta nas plantações de algodão no Cassange, ataques aos portugueses e resposta pronta com a reorganização de companhias militares para executar a repressão. Pouco depois, a 4 de Fevereiro, verifica-se nova acção. Desta vez mais problemática, pois é contra algumas instituições portuguesas em Luanda, de que resultam mortos e feridos. A repressão aumenta de nível e é exigida maior protecção aos colonos portugueses. Mas é o massacre de 15 de Março, perpetrado por movimentos independentistas, que vão obrigar Salazar a mandar avançar para aquela colónia "rápido e em força".

Diga-se que foi mais a comoção popular na sede do império, o continente, que mais obrigou o ditador a agir. Um governante que nunca admitiu que estava perante uma guerra mas antes numa acção policial, mesmo que ela se estendesse nos anos seguintes a mais duas frentes: Moçambique e Guiné.

Não foi de um dia para o outro que os movimentos independentistas se apresentaram ao mundo. Mas, para além de um historial de revoltas, será o 15 de Março de há cinquenta anos que marcará verdadeiramente a existência de um conflito ao verificar-se uma acção violenta e determinada.

À União das Populações de Angola (UPA) foi atribuída muita da autoria do massacre, se bem que já existissem outras organizações como a FNLA e o Partido Democrático de Angola (PDA) no terreno e, a partir de 1961, também o MPLA e a UNITA.

A Salazar, foi exigida uma resposta que salvasse o Império português espalhado pelo mundo. Numa época em que a própria organização das Nações Unidas criticava a política colonial portuguesa e que o presidente norte-americano, o recém-eleito J. F. Kennedy, boicotava abertamente o apoio a Portugal, partilhando o coro de duas dezenas de novos países surgidos após a derrocada dos impérios coloniais francês, belga e inglês.

Para além do cenário internacional negativo, a situação interna de contestação ao regime aumentava e teria em 1961 um ano de grandes actos políticos que abalavam o regime. O desvio do paquete Santa Maria e de um avião da TAP, o golpe de Botelho Moniz e de Beja, a queda de Goa, entre outros casos, infernizaram Salazar no ano de 1961. A guerra em Angola foi a gota de água, uma situação grave que, no entanto, o governante viu voltar-se a seu favor. O povo português uniu-se em sua volta na defesa do Império.

Só meia dúzia de anos mais tarde é que os portugueses iriam começar a contestar a presença militar dos seus filhos em África, num processo em que as colónias se encaminhavam mais para a libertação do que um país que fosse "do Minho até Timor", como queria Salazar. Uma "solução política" era, contudo, defendida por muitos, civis e militares, e o próprio sucessor do ditador, Marcelo Caetano, acreditava que à guerra deveria suceder outro estágio para o império.

Américo Tomás, e outros duros do regime, não partilharam dessa opinião. Milhares de jovens continuaram a embarcar para África enquanto os militares se cansavam de uma guerra sem fim à vista. Por África, a guerrilha fervilhava em todas as frentes.

O massacre

A chacina que vitimou 800 portugueses e africanos de várias etnias determinou o desvio de militares em massa para Angola e uma reorganização mínima das Forças Armadas. No entanto, afirmam sempre os responsáveis militares, para além de um maior recrutamento não se verificou o necessário investimento financeiro no apetrechamento da máquina de guerra. Tal como não aconteceu um fortalecimento da solidariedade, também necessária, entre colonos e militares que deveriam defender as suas vidas e a economia colonial.

A investigação definitiva sobre o que se passou exactamente nesses dias ainda está por fazer, se bem que alguns a tentem realizar. Para o historiador Rui Ramos, houve uma "vietnamização desta guerra" e a visão dos acontecimentos é distorcida por um conflito bastante diferente do nosso.

Para o então ministro do Ultramar, Adriano Moreira, a atitude de Salazar face à guerra não poderia ser outra porque "nasce, vive e é educado num período em que a supremacia ocidental e europeia era absolutamente indiscutível em relação a todas as partes do mundo. Ele é surpreendido pela evolução do mundo".

Recentemente, o casal Dalila Cabrita e Álvaro Mateus publicou um volume - Angola 61 - em que dedica grande parte da sua investigação ao massacre de 15 de Março. Entre as teorias apresentadas está a de que esta chacina "não foi surpresa". Justificam com as conclusões nos documentos e alertas reportados pela polícia, militares e civis algum tempo antes. Assim, apontam, a PIDE já informara através um colaborador enviado a Leopoldville que "dentro em breve, explodirá na nossa terra de Luanda uma grande revolta, pois todos os naturais de Angola estão preparados para o assalto". Dois meses antes, um responsável desta polícia política, dizem os investigadores, informaram o "administrador da circunscrição e o comandante militar de que as actividades da UPA se tinham intensificado junto à fronteira". E indicavam a data de 15 de Fevereiro de 1961 como provável.

Também os colonos aguardavam, explicam os autores, por esta situação anunciada: "Demonstra--o a compra maciça de armas." Angola importara, em 1960, 953 toneladas", seis vezes mais do que em 1959.

Quanto aos militares, acrescentam, a desconfiança também existia: "Os militares tinham previsto o que iria acontecer. E Costa Gomes fez questão de assinalar que, 'entre 1958 e 1961, não se tomaram medidas importantes para prevenir uma guerra no Ultramar, antes pelo contrário." E fazem notar que "finalmente, em 15 de Dezembro de 1960, o Comando Militar de Angola, pressentindo que algo grave poderia vir a acontecer, considerou necessário 'intensificar missões de vigilância e de soberania'".

Os generais Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes, que têm estado a fazer a história desta guerra de três frentes e que publicaram um espesso volume intitulado Os Anos da Guerra, não hesitam em retratar Salazar como "um homem cansado", incapaz de enfrentar a situação com uma política de defesa e com "respostas à acção militar (...) sempre insatisfatórias". No livro reproduzem o comunicado publicado dois dias depois do massacre nos jornais de Angola onde se pode confirmar o distanciamento da situação real: "Verificaram--se na zona fronteiriça do Norte de Angola alguns incidentes a que deve atribuir-se gravidade por demonstrarem a veracidade de um plano destinado a promover actos de terrorismo que assegurem, a países bem conhecidos, um pretexto para continuarem a atacar Portugal perante a opinião pública internacional." Da violência do massacre escreve-se apenas: "Sabe-se que há a lamentar a perda de algumas vidas, mas não se conhecem pormenores. As autoridades que procederem a uma rigorosa investigação fornecerão à imprensa mais elementos logo que sejam obtidos. A situação encontra-se inteiramente sob o domínio das autoridades."

Os generais consideram, no entanto, que o ataque foi "uma surpresa completa para os fazendeiros e para os administrativos que viviam na região". Quanto à resposta das autoridades, reportam que "de Lisboa não chega sequer uma palavra de esperança" enquanto "em Luanda foram apressadamente organizados serviços de socorro e de evacuação" a várias regiões do Norte de Angola que "em meia dúzia de dias se transformaram num mar revolto de sangue". As primeiras contas apontavam para a morte, dizem nesta introdução do livro, de "mais de 300 europeus na área de Nambuangongo, outros tantos do Dange ao Quitexe, talvez uns 200 junto à fronteira, no distrito do Congo".

Num dos primeiros trabalhos exaustivos sobre o conflito colonial, A Guerra de África 1961-1974, José Freire Antunes faz uma descrição sucinta desses dias entre 15 e 18 de Março de 1961: "De madrugada, na Fazenda Primavera, perto de São Salvador, grupos de bacongos, empunhando catangas e canhangulos e julgando-se imunes às balas dos brancos, lançam uma ofensiva contra propriedades e povoações na zona de fronteira com o Congo, na Baixa de Cassange, até às cercanias de Vila Carmona. O Norte de Angola é avassalado por uma onda de brutalidade tribal, assassínios em massa, incêndios, destruições e rapina de haveres, violações de mulheres e crianças. Os tumultos espalham-se às plantações de café isoladas, aos postos de abastecimentos e às vias de transporte." A seguir, vários depoimentos mostram a violência do massacre: o "pai que fora espancado com as pernas do próprio filho morto a golpes de catana"; a "inacredidável barbaridade com que foram mortos alguns europeus, serrados vivos numa serra mecânica", entre outros casos. Os culpados são, escreve-se: "rebeldes que foram convencidos por feiticeiros de que podiam matar os portugueses sem perigo e que as terras e propriedades dos brancos ficariam para eles".

Filhos ignoram

O massacre de 15 de Março de 1961 raramente é comentado pelos militares que contam algumas das suas histórias de vida nas páginas que se seguem. Basta-lhes as suas próprias vivências para justificar esses anos de uma vida; o que fizeram lá e o que o Estado português deveria ter feito cá por eles.

Há quem diga que houve três gerações diferentes que foram vingar o massacre original ao longo dos 13 anos de Guerra Colonial. A primeira, entre 1961 e 1965 partiu num contexto de resposta racista. A segunda, de 1965 a 1970, deixou Lisboa preparada para combater com técnica e determinação. A terceira, até à Revolução do 25 de Abril, fez a guerra por obrigação, de forma muitas vezes descuidada e a cumprir uma obrigação que lhes cortava a vida pessoal ao meio, porque estavam já empregados, saíam da universidade ou tinham filhos.

Deste universo de um milhão de homens que foi à guerra num outro continente existe um denominador demasiado comum: a sua experiência em África foi silenciada no regresso. São poucos os militares que contaram o que sofreram/fizeram na guerra aos filhos e, na maior parte deles, só a mulher partilhou de algum conhecimento. Mais estranho é que o relato ultrapassou uma geração e só os netos tiveram direito a escutar o que o avô sofreu/fez durante a comissão em Angola, Moçambique ou Guiné.

In DN

Efemérides 000203DA

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Em 4 de Abril de 1941...

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 04, 2011 8:18 am

.
Liga Portuguesa Contra o Cancro faz hoje 70 anos

por Lusa
Hoje

Efemérides Ng1493217

A Liga Portuguesa Contra o Cancro comemora hoje o seu 70.º aniversário, num momento em que alerta para a necessidade de evitar o desperdício no tratamento da doença.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Liga, Carlos de Oliveira, defendeu que se devem centralizar os cuidados oncológicos nas instituições com maior capacidade de resposta para evitar desperdícios numa área que, reconheceu, tem muitos custos para o Estado.

Carlos Oliveira destacou que o país enfrenta uma crise financeira preocupante que pode afetar o serviço de saúde e o tratamento do cancro em particular, mas entende que "cortar não é solução".

"Sei que os medicamentos novos introduzidos para o tratamento do cancro são extremamente dispendiosos e o Estado vai ter alguma dificuldade em fazer face a essa despesa. Mas a solução não é cortar nesses medicamentos, é criar uma verdadeira rede de referenciação hospitalar para os doentes oncológicos", disse.

Carlos de Oliveira defendeu, a este propósito, que "o Ministério da Saúde tem de contratualizar com as instituições da rede quais os tumores que essas [instituições] podem e devem diagnosticar e tratar, e quais as [instituições] que não devem abordar a problemática do cancro por serem pequenas e não terem equipas multidisciplinares".

Neste caso, frisou, "estão a gastar dinheiro, a pôr em risco a vida dos doentes e não se estão a utilizar os recursos que existem, que são poucos, na possibilidade de cura dos doentes".

A taxa de mortalidade por cancro tem aumentado em Portugal, bem como noutros países do mundo, ocupando já o primeiro lugar entre as causas de morte, anteriormente ocupado pelas doenças cardiovasculares, de acordo com a Liga.

Em Portugal, o cancro gástrico e o cancro do colo do útero têm registado uma tendência de descida, ao contrário do cancro retal, o que mais mata em Portugal e afeta cada vez mais mulheres (em detrimento do cancro da mama). Este último tem vindo a agravar-se com a mudança dos estilos de vida, as alterações nutricionais e o envelhecimento da população.

A história da Liga Portuguesa Contra o Cancro começou em 1931, quando um grupo de mulheres criou a Comissão Iniciativa Particular de Luta Contra o Cancro. O trabalho deste grupo na prevenção do cancro e promoção da saúde foi tão notável que, a 4 de abril de 1941, por proposta do médico Francisco Gentil, foi fundada legalmente a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A sessão solene das comemorações dos 70 anos da Liga será hoje à tarde, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

In DN

Efemérides Portugal

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Em 25 de Abril de 1974

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 25, 2011 4:59 am

A 25 de Abril de 1974, acontecia em Portugal a Revolução dos Cravos.

Efemérides 300px-25_de_Abril_sempre_Henrique_Matos
25 de Abril Sempre, pintura mural[1]

Revolução dos Cravos

O golpe de estado militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante a revolta das forças armadas. Este levantamento é conhecido por Dia D, 25 de Abril ou Revolução dos Cravos. O levantamento foi conduzido pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução trouxe a liberdade ao povo português (denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).

Antecedentes

Na sequência do golpe militar de 28 de Maio de 1926, foi implementado em Portugal um regime autoritário, de inspiração fascista. Em 1933 o regime é remodelado, auto-denominando-se Estado Novo e Oliveira Salazar passou a controlar o país, não mais abandonando o poder até 1968, quando este lhe foi retirado por incapacidade, na sequência de uma queda em que sofreu lesões cerebrais. Foi substituído por Marcello Caetano que dirigiu o país até ser deposto em 25 de Abril de 1974.

Efemérides Cravos_h

Sob o governo do Estado Novo, Portugal foi sempre considerado uma ditadura, quer pela oposição, quer pelos observadores estrangeiros quer mesmo pelos próprios dirigentes do regime. Formalmente, existiam eleições, mas estas foram sempre contestadas pela oposição, que sempre acusaram o governo de fraude eleitoral e de desrespeito pelo dever de imparcialidade.

O Estado Novo possuía uma polícia política, a PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado), uma evolução da ex-PVDE (Polícia de Vigilância e Defesa do Estado), mais tarde DGS (Direcção-Geral de Segurança), que perseguiria os opositores do regime. De acordo com a visão da história dos ideólogos do regime, o país manteve uma política que considerava a manutenção das colónias do "Ultramar", numa altura em que alguns países europeus iniciavam os seus processos de alienação progressiva das suas colónias. Apesar da contestação nos fóruns mundiais, como na ONU, Portugal manteve uma política de força, tendo sido obrigado, a partir do início dos anos 60, a defender militarmente as colónias, contra os grupos independentistas em Angola, Guiné e Moçambique.

Economicamente, o regime manteve uma política de condicionamento industrial que resultava no monopólio do mercado português por parte de alguns grupos industriais e financeiros (a acusação de plutocracia é frequente). O país permaneceu pobre até à década de 1960, o que estimulou a emigração. Notou-se, contudo, um desenvolvimento económico a partir desta década.

Efemérides 664px-Hastear_da_bandeira_da_Guin%C3%A9_Bissau_ap%C3%B3s_o_arrear_da_de_Portugal
A Guerra do Ultramar, um dos precedentes para a revolução

O mito do "orgulhosamente sós"

Nos inícios dos anos 1970, o regime autoritário do Estado Novo continuava a pesar sob Portugal. O seu fundador, António Oliveira Salazar, fora destituído em 1968, por incapacidade e viria a falecer em 1970, sendo substituído por Marcelo Caetano . Qualquer tentativa de reforma política foi impedida pela própria inércia do regime e pelo poder da sua polícia política (PIDE). O regime exilava-se, envelhecido, num mundo ocidental em plena efervescência social e intelectual de finais de década de 60, obrigando Portugal a defender, pelas força das armas, o Império Português, instalado no imaginário dos ideólogos do regime. Para tal, o país viu-se obrigado a fazer grandes esforços numa guerra colonial de pacificação, atitude que contrastava com o resto das potências coloniais, que tratavam de assegurar-se da saída do continente africano da forma mais conveniente.

Efemérides 491036870_ecf05c2bc6
1961 - Desembarque de tropas em Luanda

O contexto internacional não era favorável ao regime salazarista/marcelista. No auge da Guerra Fria, as nações dos blocos Capitalista e Comunista apoiaram e financiaram as guerrilhas das colónias portuguesas, numa tentativa de as atrair para a influência americana ou soviética. A intransigência do regime e mesmo o desejo de muitos colonos de continuarem sob o domínio português, atrasaram o processo de descolonização por quase 20 anos, no caso de Angola e Moçambique.

Ao contrário de outras Potências Coloniais Europeias, Portugal mantinha laços fortes e duradoros com as suas colónias africanas. Para muitos portugueses, um Império Colonial era necessário para um poder e influência contínuos. Contrastando com Inglaterra e França, os colonizadores portugueses casaram e constituíram família entre os colonos nativos. Apesar das constantes objecções em forúns nacionais, como a ONU, Portugal manteve as suas colónias como parte integral de Portugal, sentindo-se portanto obrigado a defendê-las militarmente de grupos armados de influência comunista, particularmente após a anexação unilateral e forçada dos enclaves portugueses de Goa, Damão e Diu, em 1961.

Efemérides Guerra%20Colonial%20book

Em quase todas as colónias portuguesas africanas – Moçambique, Angola, Guiné, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde – surgiram movimentos independentistas, que acabaram por se manifestar sob a forma de guerrilhas armadas. Excepto no caso da Guiné, estas guerrilhas foram facilmente contidas pelas forças portuguesas, apesar dos diversos embargos ao armamento militar fornecido a Portugal. No entanto, os vários conflitos forçaram Salazar e o seu sucessor Caetano a gastar uma maior parte do orçamento de Estado na administração colonial e despesas militares, sendo que cedo Portugal se viu um pouco isolado do resto do Mundo.

Após a ascensão de Caetano ao poder, a guerra colonial tornou-se num forte motivo de discussão e num assunto muito focado por parte das forças anti-regime. Muitos estudantes e manifestantes contra a guerra terão sido forçados a abandonar o país para escapar à prisão e tortura. Economicamente, o regime mantinha a sua política de Corporativismo, o que resultou na concentração da economia portuguesa nas mãos de uma elite de industriais. No entanto, a economia crescia fortemente, especialmente após 1950 e Portugal foi mesmo co-fundador da EFTA, OCDE e NATO. A Administração das colónias custava a Portugal um aumento percentual anual no seu orçamento e tal contribuíu para o empobrecimento da Economia Portuguesa, pois o dinheiro era desviado de investimentos infraestruturais na metrópole. Até 1960 o país continuou relativamente frágil em termos económicos, o que estimulou a emigração para países em rápido crescimento e de escassa mão-de-obra da Europa Ocidental, como França ou Alemanha, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Para muitos, o Governo português estava envelhecido, sem resposta aparente para um mundo em grande mudança cultural e intelectual.

A guerra colonial gerou conflitos entre a sociedade civil e militar, tudo isto ao mesmo tempo que a fraca economia portuguesa gerava uma forte emigração. Em Fevereiro de 1974, Marcelo Caetano é forçado pela velha guarda do regime a destituir o general António Spínola e os seus apoiantes, quando tentava modificar o curso da política colonial portuguesa, que se revelava demasiado dispendiosa para o país. Nesse momento, em que são reveladas as divisões existentes no seio da elite do regime, o MFA, movimento secreto, decide levar adiante um golpe de estado. O movimento nasce secretamente, em 1973, da conspiração de alguns oficiais do exército, numa primeira fase unicamente preocupados com questões de carreira militar.

Preparação

Efemérides 180px-Grandola_Vila_Morena
Monumento em Grândola

A primeira reunião clandestina de capitães foi realizada em Bissau, em 21 de Agosto de 1973. Uma nova reunião, em 9 de Setembro de 1973 no Monte Sobral (Alcáçovas) dá origem ao Movimento das Forças Armadas. No dia 5 de Março de 1974. é aprovado o primeiro documento do movimento: "Os Militares, as Forças Armadas e a Nação". Este documento é posto a circular clandestinamente.

No dia 14 de Março. o governo demite os generais Spínola e Costa Gomes dos cargos de Vice-Chefe e Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, alegadamente, por estes se terem recusado a participar numa cerimónia de apoio ao regime. No entanto, a verdadeira causa da expulsão dos dois Generais foi o facto do primeiro ter escrito, com a cobertura do segundo, um livro, "Portugal e o Futuro", no qual, pela primeira vez, uma alta patente militar advogava a necessidade de uma solução política para as revoltas separatistas nas colónias e não uma solução militar. No dia 24 de Março, a última reunião clandestina decide o derrube do regime pela força.

Movimentações militares durante a Revolução

No dia 24 de Abril de 1974, um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho, instalou secretamente o posto de comando do movimento golpista no quartel da Pontinha, em Lisboa.

Às 22h 55m é transmitida a canção ”E depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho, pelos Emissores Associados de Lisboa, emitida por Luís Filipe Costa. Este foi um dos sinais previamente combinados pelos golpistas e que desencadeou a tomada de posições da primeira fase do golpe de estado.

O segundo sinal foi dado às 0h20 m, quando foi transmitida a canção ”Grândola Vila Morena“, de José Afonso, pelo programa Limite, da Rádio Renascença, que confirmava o golpe e marcava o início das operações. O locutor de serviço nessa emissão foi Leite de Vasconcelos, jornalista e poeta moçambicano.

Efemérides Manif

O golpe militar do dia 25 de Abril teve a colaboração de vários regimentos militares que desenvolveram uma acção concertada.

No Norte, uma força do CICA 1 liderada pelo Tenente-Coronel Carlos Azeredo, toma o Quartel-General da Região Militar do Porto. Estas forças são reforçadas por forças vindas de Lamego. Forças do BC9 de Viana do Castelo tomam o Aeroporto de Pedras Rubras. Forças do CIOE tomam a RTP e o RCP no Porto. O regime reagiu, e o ministro da Defesa ordenou, a forças sedeadas em Braga, para avançarem sobre o Porto, no que não foi obedecido, porque já tinham aderido ao golpe.

À Escola Prática de Cavalaria, que partiu de Santarém, coube o papel mais importante: a ocupação do Terreiro do Paço. As forças da Escola Prática de Cavalaria eram comandadas pelo então Capitão Salgueiro Maia. O Terreiro do Paço foi ocupado às primeiras horas da manhã.

Efemérides Salgueiro+Maia
Lisboa, 25 de Abril de 1974. O capitão Salgueiro Maia, isolado e de braços abertos, detém o avanço dos tanques do Regimento de Cavalaria 7, que ainda é fiel à ditadura. No momento retratado pela imagem, os soldados deste regimento desobedecem às ordens de disparar contra o heróico capitão. Em seguida, rendem-se e juntam-se às tropas revoltosas.

Salgueiro Maia moveu, mais tarde, parte das suas forças para o Quartel do Carmo onde se encontrava o chefe do governo, Marcello Caetano, que ao final do dia se rendeu, fazendo, contudo, a exigência de entregar o poder ao General António de Spínola, que não fazia parte do MFA, para que o "poder não caísse na rua". Marcello Caetano partiu, depois, para a Madeira, rumo ao exílio no Brasil.

A revolução resultou na morte de 4 pessoas, quando elementos da polícia política (PIDE) dispararam sobre um grupo que se manifestava à porta das suas instalações na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa.



Cravo

O cravo tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974. Com o amanhecer. as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, solidárias com os soldados revoltosos; alguém (existem várias versões, sobre quem terá sido, mas uma delas é que uma florista, contratada para levar cravos para a abertura de um hotel, foi vista por um soldado que pôs um cravo na espingarda), começou a distribuir cravos vermelhos pelos soldados, que depressa os colocaram nos canos das espingardas.

Consequências

Efemérides 200px-Coruche_mural_25_Abril
Muro na Chamusca, com uma dedicatória ao 25 de Abril

No dia seguinte, forma-se a Junta de Salvação Nacional, constituída por militares, e que procederá a um governo de transição. O essencial do programa do MFA é, amiúde, resumido no programa dos três D: Democratizar, Descolonizar, Desenvolver.

Entre as medidas imediatas da revolução contam-se a extinção da polícia política (PIDE/DGS) e da Censura. Os sindicatos livres e os partidos foram legalizados. Só a 26 foram libertados os presos políticos, da Prisão de Caxias e de Peniche. Os líderes políticos da oposição no exílio voltaram ao país nos dias seguintes. Passada uma semana, o 1º de Maio foi celebrado legalmente nas ruas, pela primeira vez em muitos anos. Em Lisboa reuniram-se cerca de um milhão de pessoas.

Efemérides Primeiromaio
1º de Maio de 1974

Portugal passou por um período conturbado que durou cerca de 2 anos, comummente referido como PREC (Processo Revolucionário Em Curso), marcado pela luta e perseguição politica entre as facções de esquerda e direita. Foram nacionalizadas as grandes empresas. Foram igualmente "saneadas" e muitas vezes forçadas ao exílio, personalidades que se identificavam com o Estado Novo ou não partilhavam da mesma visão politica, que então se estabelecia para o país.

No dia 25 de Abril de 1975, realizaram-se as primeiras eleições livres, para a Assembleia Constituinte, que foram ganhas pelo PS. Na sequência dos trabalhos desta assembleia, foi elaborada uma nova Constituição, de forte pendor socialista, e estabelecida uma democracia parlamentar de tipo ocidental. A constituição foi aprovada em 1976 pela maioria dos deputados, abstendo-se apenas o CDS.

Efemérides Prec8pbTempos do PREC
Tempos do PREC

A guerra colonial acabou e, durante o PREC, as colónias africanas e Timor-Leste tornaram-se independentes.

O 25 de Abril visto 34 anos depois

O 25 de Abril de 1974 continua a dividir a sociedade portuguesa, sobretudo nos estratos mais velhos da população, que viveram os acontecimentos, nas facções extremas do espectro político e nas pessoas politicamente mais empenhadas. A análise que se segue refere-se apenas às divisões entre estes estratos sociais.

Existem actualmente dois pontos de vista dominantes na sociedade portuguesa. em relação ao 25 de Abril.

Quase todos reconhecem, de uma forma ou de outra, que o 25 de Abril representou um grande salto no desenvolvimento politico-social do país. Mas as pessoas mais à esquerda do espectro político tendem a pensar que o espírito inicial da revolução se perdeu. O PCP lamenta que a revolução não tenha ido mais longe e que muitas das conquistas da revolução se fossem perdendo.

As pessoas mais à direita lamentam a forma como a descolonização e as nacionalizações foram feitas, no periodo imediato ao 25 de Abril de 74, que condicioram sobremaneira o crescimento de uma economia já então fraca.

Filmes

As Armas e o Povo - (Portugal, 1975), p/b 16/35 mm, 80 min, filme colectivo que retrata a primeira semana de revolução, cobrindo os acontecimentos do 25 de Abril ao 1º de Maio de 1974.
Cravos de Abril – (Portugal, 1976), documentário histórico, p/b e cor 16 mm, 28 min, de Ricardo Costa, retratando os eventos desde o 25 de Abril até ao 1º de Maio. Ver referências em francês.
Scenes from the Class Struggle in Portugal - (US/Portugal 1977), 16mm, p/b e cor, 85 min, de Robert Krammer e Philip Spinelli.
Capitães de Abril, 1997, ficção de Maria de Medeiros.

Fotos
25 fotos de Abril - de Eduardo Gageiro

http://www.pcp.pt/actpol/temas/25abril/ ... fotos.html

In Wikipédia

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Otelo: "Cunhal era o meu principal inimigo"

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 25, 2011 5:06 am

.
Otelo: "Cunhal era o meu principal inimigo"

por DN.pt
Hoje

Efemérides Ng1510676

O operacional do 25 de Abril diz que "se o FMI atingir os militares pode criar condições para uma revolta".

O "i" traz hoje uma entrevista a Otelo Saraiva de Carvalho a propósito do lançamento do seu livro "O dia inicial". Eduardo Lourenço, que assina o prefácio do livro, escreve que o 25 de Abril foi "o dia de pura glória de Otelo e não terá outro maior". Talvez por isso Otelo insista na ideia que, no dia 26, a sua missão estava cumprida e o seu desejo era voltar a dar aulas na Academia Militar. Não foi assim e, 37 anos depois, Otelo defende, coma a mesma convicção de outros tempos, a democracia directa e justifica os excessos do PREC.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Dia da mãe

Mensagem por Joao Ruiz Dom maio 01, 2011 6:14 am

.
Dia da mãe

Hoje comemora-se o dia da Mãe, em Portugal.

A minha deixou-me há dias e a ela, como a todas as mães do mundo dedico esta singela homenagem



Efemérides Rosas-recados-para-orkut8gif


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Dia da Europa

Mensagem por Joao Ruiz Sáb maio 07, 2011 8:47 am

.
"A Europa está mal e eu estou muito preocupado"

por Lusa
Hoje

Efemérides Ng1521661

O antigo Presidente da República e primeiro-ministro manifestou-se "muito preocupado" com a "decadência da Europa", a que não são alheias "fracas lideranças" e o desvirtuamento das famílias políticas da democracia-cristã e do socialismo democrático.

"A Europa está mal e eu estou muito preocupado com o que se pode passar na Europa e com a decadência da Europa", disse Mário Soares à Lusa.

Numa declaração a propósito do Dia da Europa que se assinala segunda-feira, o principal responsável pela adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE) considerou que a UE não tem estado à altura da solidariedade que o momento atual exige. "Estávamos no centro do Mundo, numa situação óptima, éramos uma sociedade perfeita ou quase perfeita, de bem-estar, de liberdade e democracia. Agora, vamos passar dificuldades, como está a passar a Grécia e a Irlanda e outros países se seguirão", declarou.

Uma situação para a qual contribuem as "fracas lideranças" que Mário Soares encontra à frente dos países europeus.

No mesmo sentido, o professor universitário, antigo presidente do CDS e antigo ministro do Estado Novo Adriano Moreira defende que "o espírito dos fundadores está afectado e o progresso da União Europeia precisa de recuperar esse espírito, e também de recuperar líderes da mesma qualidade."

Na apresentação do livro "No centro do furacão", que reúne textos de Mário Soares, muitos dos quais acerca do estado da Europa, o antigo Chefe de Estado e de Governo referiu-se também ao papel das "famílias políticas que fizeram a Europa", o "socialismo democrático e democracia-cristã (que se baseava na doutrina social da Igreja)", nesta "decadência" do projeto europeu.

Para Soares, "os democratas-cristãos ou acabaram ou os partidos que se assumem como democratas-cristãos tornaram-se populistas ou populares, com uma estrutura neo-liberal muito vincada". Por outro lado, "os socialistas deixaram também de ser socialistas, sobretudo com Blair e a terceira via, com uma estrutura que nada tinha a ver com o socialismo democrático".

A debilidade europeia ficou igualmente patente na reacção às revoltas no mundo árabe, defendeu Mário Soares, sublinhando que foram movimentos "a favor da liberdade", cujos participantes "não dizem uma palavra contra Israel, contra os Estados Unidos e a Europa".

"Reclamam mais solidariedade, mais democracia, um fenómeno extraordinário que nos devia dar uma grande alegria porque é o reconhecimento que lançámos uma semente que floresceu. Mas não há reações ou há reações desencontradas por parte dos líderes europeus", afirmou.

ACL/LMV.

In DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Dia da Europa

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 09, 2011 6:40 am

.
27 Estados-membros assinalam hoje a efeméride

por Lusa
Hoje

Efemérides Ng1522967

A União Europeia celebra hoje o 61.º aniversário do Dia da Europa com diversos eventos públicos nos 27 Estados-membros, incluindo em Portugal, para assinalar os feitos desde 9 de Maio de 1950.

As comemorações têm este ano como tema central "A Juventude em Movimento -- Aposta em Ti".

A data assinala o 9 de Maio de 1950, quando o ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman apresentou a proposta de aprofundamento das relações entre países europeus, criando-se uma comunidade organizada de nações numa Europa que tinha as memórias da guerra ainda muito próximas.

A proposta, conhecida como "Declaração Schuman", símbolo dos ideais mais nobres da Europa e do projeto europeu, está na base da atual União Europeia.

Em Portugal continental e ilhas estão previstas várias iniciativas de cariz cultural, como exposições, concertos e palestras, em diversas cidades.

Em Lisboa, o músico Pedro Caldeira Cabral irá dar um concerto de guitarra portuguesa no Mosteiro dos Jerónimos.

Na sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França), será realizada durante a tarde uma sessão especial, onde será evocado o discurso de Schumann.

Também está prevista uma intervenção do presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, e um recital de piano a cargo do pianista italiano Giovanni Bellucci.

Horas antes, Buzek estará em Florença, Itália, para assinalar a efeméride num seminário.

Na iniciativa, promovida pelo Instituto Universitário Europeu, também está prevista a presença do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e de Jacques Delors, antigo presidente da Comissão Europeia.

As novas tecnologias não foram esquecidas e os deputados europeus vão participar em Estrasburgo num 'blog' intitulado "The Lisboners" - "A Política vista do Parlamento Europeu".

O historiador português Rui Tavares, independente eleito nas listas do Bloco de Esquerda, será um dos participantes.

In DN

Efemérides Amigos

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Dia da Biodiversidade

Mensagem por Joao Ruiz Dom maio 22, 2011 11:44 am

.
Dia da Biodiversidade assinalado em todo o país

por Lusa
Hoje

Iniciativas variadas de entidades públicas e privadas assinalam hoje o Dia Internacional da Biodiversidade em áreas como observação de aves marinhas, conferências ou criação da InBio-Rede Nacional de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva

Com o objectivo de transmitir conhecimentos sobre a natureza, as várias espécies, de animais e plantas, e os ecossistemas, este Dia instituído pela UNESCO em 2000 alerta para a necessidade de proteger a biodiversidade de ameaças resultantes da atividade humana.

No âmbito da celebração do Dia Internacional da Biodiversidade, os parceiros da BirdLife Europa celebram "a beleza da natureza", através do evento "De olho nas Aves", e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) estará no Cabo Carvoeiro (Peniche) para "apresentar" algumas das aves marinhas mais emblemáticas da costa.

O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, vai estar na Arrábida, em Setúbal, para verificar a recuperação de biodiversidade, debaixo de água, neste parque natural.

O Centro Ciência Viva de Bragança e o Centro de Investigação de Montanha, do Instituto Politécnico de Bragança, organizam um dia temático dedicado à "Natureza domesticada - diversidade genética e seleção".

O Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) assina, na segunda-feira, um Acordo de Cooperação Estratégica na área do conhecimento e investigação com o CIBIO-Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto e com o CEABN-Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves do Instituto Superior de Agronomia para constituir o InBio-Rede Nacional de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva.

O acordo tem como objetivo enquadrar e promover a colaboração e cooperação científica e técnica entre as referidas entidades, nomeadamente nos domínios da investigação, desenvolvimento e divulgação científica, aplicados à conservação e utilização sustentável da biodiversidade.

Em Lisboa realiza-se a conferência "A relevância da biodiversidade" e na Maia o encontro "Biodiversidade à minha volta".

In DN

Efemérides 0002076D

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Em 6 de Agosto de 1966...

Mensagem por Joao Ruiz Sex Ago 05, 2011 12:17 pm

.
Quarenta e cinco anos entre margens assinalam-se amanhã

por DN.pt e Lusa
Hoje

Efemérides Ng1600482

Há 45 anos, mais precisamente a 6 de Agosto de 1966 logo pela manhã, filas intermináveis de carros tentavam fazer a travessia inaugural da ponte 25 de Abril, cujo nome original era "Ponte Salazar", em função do regime.

A "Ponte Salazar" era, à época, a maior construção do género na Europa e uma das maiores do mundo. Custou mais de 2,1 milhões de contos, precisou de mais de 72 mil toneladas de betão, e chegou a ter, num só dia, as mãos de três mil homens a trabalhar para erguê-la. O regime fascista de António Oliveira Salaza, que ordenou a construção da infraestrutura e fez dela sua homónima, fez questão de organizar uma inauguração repleta de pompa e circunstância. Depois da revolução de 25 de Abril de 1974, que depôs a ditadura, a ponte mudou de nome. Os primeiros utentes pagaram 20 escudos (10 cêntimos) para fazer a travessia. Hoje, 45 anos depois, o bilhete da portagem custa quase 15 vezes mais.

De acordo com dados da Lusoponte, concessionária da primeira travessia sobre o Tejo desde 1996, o preço da portagem paga por um veículo ligeiro desde essa altura até hoje quase duplicou. Entre os momentos que marcaram a história da ponte, que se cruza com a história da contestação às portagens, destacam-se os protestos do dia 24 de Junho de 1994, durante o Governo de Cavaco Silva.

Dezenas de camionistas bloquearam a travessia em protesto contra o aumento de 50 por cento nas portagens, que iria custear a construção da Ponte Vasco da Gama. Depois de largas horas de bloqueio por parte dos manifestantes, a polícia avançou sobre eles. Houve confrontos, diversas detenções, mais de uma dezena de feridos e um jovem ficou paraplégico depois de ter sido atingido por um tiro.

O 'buzinão' foi sempre um clássico da contestação às portagens na ponte, mas nunca como nesse ano. Desde 1966 o número de veículos a passar a ponte não parou de aumentar. Hoje a 25 de Abril recebe mais de 150 mil veículos por dia e cerca de 56 mil composições ferroviárias por ano. Tem uma média de 300 mil utilizadores diários.

In DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Em 11 de Setembro de 2001

Mensagem por Joao Ruiz Dom Set 11, 2011 10:56 am

.
Milhares de pessoas assinalam atentado em Nova Iorque

por Lusa
Hoje

Efemérides Ng1639036

Milhares de familiares de vítimas do11 de Setembro concentram-se hoje para as cerimónias do 10º aniversário dos atentados, que arrancaram às 08.35 em Nova Iorque (13.35 de Lisboa).

Vindos de todo o país e até do estrangeiro, começaram a chegar de madrugada ao local das cerimónias, junto ao monumento as vítimas no World Trade Center, hoje inaugurado, rodeado de fortes medidas de segurança e muitas centenas de polícias.

Trouxeram ramos de flores, bandeiras americanas, balões em forma de coracão ou T-shirts com fotografias dos seus familiares mortos nos atentados contra as Torres Gémeas.

Alguns imprimiram retratos a grandes dimensões dos falecidos, acompanhados dos nomes ou mensagens como "nunca esqueceremos".

Tendo como pano de fundo o pulpito onde irá falar o presidente Obama e outros dignitários, e as árvores e as duas enormes piscinas que compõem o monumento onde assentaram as Torres Gémeas, muitos seguram molduras de jovens ou homens fardados, que perderam a vida nos atentados.

As cerimónias foram abertas pelas bandas de gaitas de foles da polícia e bombeiros e por Obama e primeira dama, acompanhado do ex-presidente Bush e Laura Bush.

Com uma enorme bandeira recuperada do 11 de Setembro empunhada por polícias e bombeiros em traje de gala, um coro de jovens cantou o hino americano.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1988486&seccao=


Efemérides 3693301706_e05ea5cae7_z


In DN

Efemérides ROSAS-VERMELHAS

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Em 5 de Outubro de 1910...

Mensagem por Joao Ruiz Qua Out 05, 2011 4:36 am

.

A 5 de Outubro de 1910, era proclamada a Repúbica Portuguesa

Efemérides 200px-Flag_of_Portugal.svg
A bandeira de Portugal após a proclamação da República

Antecedentes

O movimento revolucionário de 5 de Outubro de 1910 deu-se em natural sequência da acção doutrinária e política que, desde a criação do Partido Republicano, em 1876, vinha sendo desenvolvida. Aumentando a contraposição entre a República e a Monarquia, a propaganda republicana fora sabendo tirar partido de alguns factos históricos de repercussão popular: as comemorações do terceiro centenário da morte de Camões, em 1880, e o Ultimatum inglês, em 1890, fora aproveitados pelos defensores das doutrinas republicanas que se identificaram com os sentimentos nacionais e aspirações populares.

Efemérides Rep004
Manuel de Arriaga

Elias Garcia, Manuel Arriaga, Magalhães Lima, tal com o operário Agostinho da Silva, foram personagens importantes dos comícios de propaganda republicana, em 1880.

O terceiro centenário da morte de Camões, foi comemorado com actos significativos — como o cortejo cívico que percorreu as ruas de Lisboa, no meio de grande entusiasmo popular e, também, a translaçdação dos restos mortais de Camões e Vasco da Gama para o Panteão Nacional. As luminárias e o ar de festa nacional que caracterizaram essas comemorações complementaram esse quadro de exaltação patriótica. Partira a ideia das comemorações camoneanas da Sociedade de Geografia de Lisboa, mas a execução coube a uma comissão de representantes da Imprensa de Lisboa, constituída pelo Visconde de Jorumenha, por Teófilo Braga, Ramalho Ortigão, Batalha Reis, Magalhães Lima e Pinheiro Chagas. E o Partido Republicano, ao qual pertenciam as figuras mais representativas da Comissão Executiva das comemorações do tricentenário camoneano, ganhou grande popularidade.


A revolta

Efemérides Portugal-manuel2
D. Manuel II

Durante o breve reinado de D. Manuel II — que ascendeu ao trono logo após o atentado a D. Carlos, donde resultou também a morte do seu filho herdeiro Luís Filipe, Duque de Bragança —, o movimento republicano acentuou-se, chegando mesmo a ridicularizar a monarquia. A 5 de Outubro de 1910 estalou a revolta republicana que já se avizinhava no contexto da instabilidade política. Embora muitos envolvidos tenham-se esquivado à participação — chegando mesmo a parecer que a revolta tinha falhado — foi também graças à incapacidade de resposta do Governo em reunir tropas que dominassem os cerca de duzentos revolucionários que resistiam de armas na mão. Comandava as forças monárquicas, em Lisboa, o General Manuel Rafael Gorjão Henriques, que se viu impotente para impedir a progressão das forças comandadas por Machado Santos. Com a adesão de alguns navios de guerra, o Governo rendia-se, os republicanos proclamavam a República, e D. Manuel II era exilado.


In Wikipédia

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Efemérides Empty Re: Efemérides

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos