Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lula viaja amanhã para um giro de sete dias pelo Oriente Médio e Europa

Ir para baixo

Lula viaja amanhã para um giro de sete dias pelo Oriente Médio e Europa Empty Lula viaja amanhã para um giro de sete dias pelo Oriente Médio e Europa

Mensagem por Vitor mango Qua maio 12, 2010 12:23 am

Lula viaja amanhã para um giro de sete dias pelo Oriente Médio e Europa

Agência Brasil

Publicação: 11/05/2010 20:05
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja nesta quarta-feira (12/5) para um roteiro de sete dias por cinco países do Oriente Médio e Europa. Além de apresentar o Brasil como um destino de negócio, Lula voltará a discutir assuntos controversos como a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e o programa nuclear iraniano.

Segundo o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, a visita a Rússia, primeira escala do roteiro, servirá para que Lula discuta com o presidente, Dmitri Medvedev, e com o primeiro-ministro Vladimir Putin, a possível ampliação do Conselho de Segurança.

"O encontro será uma oportunidade para a discussão da reforma das Nações Unidas e do Conselho de Segurança, além do debate sobre a crise financeira internacional e a avaliação dos papéis desempenhados pelos dois países em suas regiões”, disse o porta-voz, comentando que entre os principais pontos da visita estarão a formalização da parceria estratégica bilateral, a busca de alternativas para a dinamização das relações econômicas e comerciais e o aprofundamento da aliança tecnológica. Ainda será discutida a possibilidade de os dois países adotarem mecanismos que permitam o pagamento das transações comerciais com suas próprias moedas.

Da Rússia Lula seguirá para o Catar, onde chegará na noite de sexta-feira (14/5). Além de participar de um seminário empresarial, ele se reunirá com o Emir do país. Esta será a primeira visita de um chefe de Estado brasileiro ao Catar, desde o estabelecimento das relações diplomáticas, em 1974. De acordo com o porta-voz, o objetivo da visita é intensificar os vínculos comerciais brasileiros com a região para atrair investimentos.

Em seguida, Lula irá ao Irã. Além de estimular o comércio entre os dois países, aproveitará a estadia em Teerã para “aprofundar o diálogo político entre Brasil e Irã”. No domingo (16/5), Lula reúne-se com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e com o aiatolá Ali Kamenei, antes de participar do Fórum Empresarial Brasil-Irã.

Do Irã o presidente segue para Madri, na Espanha, onde participará da 6ª Cúpula América Latina, Caribe e União Européia. Em pauta, além dos rumos da própria cúpula, a crise europeia e as situações do Haiti e do clima global. A princípio, Lula não participaria do evento devido à possível presença do presidente de Honduras, Pepe Lobo, cuja legitimidade o governo brasileiro não reconhece. No entanto, segundo Baumbach, o governo espanhol informou que Lobo irá a Madri, mas para participar de um evento paralelo à Cúpula.

Em Portugal, última parada antes de retornar ao Brasil, Lula se encontra com o presidente Aníbal Cavaco Silva e participa da 10ª Cimeira Luso-Brasileira, durante o qual pretende apresentar aos empresários portugueses as oportunidades de negócios que serão geradas no Brasil com a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos