Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Índia pode aumentar influência no Sul da Ásia e Oriente Médio, diz especialista

Ir para baixo

Índia pode aumentar influência no Sul da Ásia e Oriente Médio, diz especialista Empty Índia pode aumentar influência no Sul da Ásia e Oriente Médio, diz especialista

Mensagem por Vitor mango Ter maio 18, 2010 11:55 pm

Índia pode aumentar influência no Sul da Ásia e Oriente Médio, diz especialista

Agência Brasil

Publicação: 18/05/2010 18:51
Rio de Janeiro – O potencial da Índia como interlocutor nas relações comerciais e de paz entre países da Ásia e do Oriente Médio foi tema de debate nesta terça-feira (18/5) no Centro Brasileiro de Relações Internacionais em um evento promovido em parceria com o Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento.

“O envolvimento da República da Índia na política internacional tem se moldado historicamente de forma lenta e sem nenhuma estratégia. Mas houve um repentino movimento que trouxe o país novamente para o cenário mundial como um mediador importante nas articulações de paz no Oriente Médio”, afirmou o diplomata David Malone.

O diplomata, especialista em estudos de Índia, Segurança e Prevenção de Conflitos, afirmou que “o Brasil, ao participar dos países do Bric [Brasil, Rússia, Índia e China] está fazendo parte de um grupo muito influente e com um futuro promissor”.

Segundo Malone, “sempre existe a possibilidade de novos conflitos no Oriente Médio, motivados por interesses territoriais, econômicos e religiosos. Mas assim como o Brasil interveio no Irã fechando um acordo que envolve o enriquecimento de urânio iraniano na Turquia, a Índia tem laços que permitem o trânsito do país no Afeganistão”.

O especialista observou que mesmo que os países do Bric não tenham relação de vizinhança, assemelham-se no grande potencial de crescimento e nas boas relações multilaterais. “A Rússia também diverge dos demais componentes do grupo, mas tem se mostrado um novo mercado consumidor”.

Já sobre a China Malone destacou que o país se tornou sede de grandes conglomerados e a nação com o maior crescimento econômico dos últimos 25 anos no mundo.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos