Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quadro de Honra (Regional)

Ir para baixo

Quadro de Honra (Regional) Empty Quadro de Honra (Regional)

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 24, 2010 4:21 am

Não desiste do sonho de ser artista

Quadro de Honra (Regional) 10343_jn

Jovem de Cicouro dá asas à imaginação

Natural de Cicouro, no concelho de Miranda do Douro, João Cláudio continua a vencer a doença rara que lhe trava os movimentos com a pintura de inúmeras telas, que expõe um pouco por todo o distrito. A mais recente mostra do jovem pintor encontra-se patente na Casa da Cultura de Vimioso, até 31 de Maio.

“As Minhas Pinturas” é o tema da exposição de João Cláudio, que desde cedo revelou especial aptidão para o desenho à vista, fazendo casas com um simples lápis de carvão, numa altura em que sonhava ser arquitecto.
Já com 15 anos começou a pintar telas alusivas a paisagens, tendo-se dedicado, mais recentemente, a figuras abstractas.

O seu atelier foi improvisado na sala de estar da sua casa, onde guarda uma caixa de tintas, pincéis e um pequeno cavalete.
Para pintar, o jovem com síndrome de Larsen, uma doença incurável que afecta as articulações e condiciona o desenvolvimento físico, só utiliza a mão esquerda, elevando o braço, apenas, ao nível da boca.

Por isso, pinta os quadros em duas fases, primeiro concretiza a parte inferior da tela e, para alcançar a outra parte, inverte a posição do quadro para concretizar a obra de arte. Contudo, esta grande limitação aguça-lhe o engenho e olhando para a perfeição dos quadros parecem executados normalmente.
João Cláudio já pintou cerca de oito dezenas de quadros de diversas temáticas e tamanhos.


Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2010-05-24

Quadro de Honra (Regional) 11109

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Quadro de Honra (Regional) Empty DULCE MARIA CARDOSO RECEBEU EM BRUXELAS O PRÉMIO DA UNIÃO EUROPEIA PARA A LITERATURA 2009

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 24, 2010 4:30 am

DULCE MARIA CARDOSO RECEBEU EM BRUXELAS O PRÉMIO DA UNIÃO EUROPEIA PARA A LITERATURA 2009

A escritora Dulce Maria Cardoso recebeu, no passado dia 28 de Setembro, no Centro de Artes Flagey, em Bruxelas, o Prémio da União Europeia para a Literatura 2009, no valor de 5 mil euros. A primeira edição deste prémio foi atribuída à escritora portuguesa pelo livro «Os Meus Sentimentos», publicado pela ASA em 2005 e recentemente reeditado
Na cerimónia de atribuição dos prémios da União Europeia para a Literatura, que iniciou com a actuação da Orquestra de Câmara da Europa, participaram o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, o Comissário Europeu da Educação e Cultura, Jàn Figel e Henning Mankell, escritor recentemente nomeado embaixador do Prémio da União Europeia para a Literatura 2009. Para além dos autores galardoados, estiveram ainda presentes escritores, artistas, editores e outras personalidades do mundo da edição e da cultura europeias.
Sobre a vencedora
Dulce Maria Cardoso nasceu em Trás-os-Montes, em 1964, e vive em Lisboa. O seu romance de estreia, «Campo de Sangue», publicado em 2002 e escrito com o apoio de uma Bolsa de Criação Literária do Ministério da Cultura, foi distinguido com o Grande Prémio Acontece de Romance. Em 2008 publicou «Até Nós», colectânea de contos, sempre pela ASA. Os seus romances estão editados em França, Brasil, Argentina, Espanha, Itália e Holanda e têm sido objecto de estudo em várias universidades. A autora publica, este ano, o seu terceiro romance, «O Chão dos Pardais» que estará nas livrarias a partir do dia 20 de Outubro.
Sobre o prémio
O Prémio da União Europeia para a Literatura visa destacar a criatividade e a diversidade da literatura contemporânea europeia, promover a circulação da literatura na Europa e fomentar um maior interesse por obras literárias não nacionais. Na primeira edição foram atribuídos prémios a doze autores de vários países: Áustria, Croácia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Noruega, Polónia, Portugal, Eslováquia e Suécia. Os vencedores de 2009 foram seleccionados por júris nacionais criados para escolher o respectivo representante no domínio da literatura contemporânea na área da ficção.
Os nomes dos doze autores europeus que receberam pela primeira vez o Prémio da União Europeia para a Literatura foram divulgados pela Comissão Europeia em conjunto com a Federação dos Livreiros Europeus (European Booksellers Federation, EBF), o Conselho dos Escritores Europeus (European Writers Council, EWC) e a Federação dos Editores Europeus (Federation of European Publishers, FEP).

In TOM

Quadro de Honra (Regional) Bookread

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Quadro de Honra (Regional) Empty Menina de 9 anos publica livro «A grande máquina do tempo»

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jun 02, 2010 5:30 am

Precoce paixão pela escrita

Menina de 9 anos publica livro «A grande máquina do tempo»

Uma menina de nove anos lança sábado, em Vila Real, o seu primeiro livro de histórias, «A grande máquina do tempo», com 60 páginas que refletem a sua precoce paixão pela escrita.

Mafalda Dinis é aluna do 4º ano do Colégio Moderno de São José, em Vila Real.

«Eu ainda só andava no 2º ano quando escrevi um texto numa ficha de avaliação. A professora Cátia gostou muito e leu à turma», recordou a pequena autora.

Lusa, 2010-06-02

Quadro de Honra (Regional) Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Quadro de Honra (Regional) Empty João Teixeira: Trinta anos ao serviço da cultura na região

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jun 02, 2010 5:39 am

“De alma e coração”


Quadro de Honra (Regional) Pres_murca_teixeira

João Teixeira: Trinta anos ao serviço da cultura na região

A Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) é um projecto que teve início em 1987. Até então, eram raras as bibliotecas públicas que existiam, como tal, e não correspondiam aos interesses e necessidades de leitura e informação do público.

Um grupo de profissionais ligados à biblioteconomia oriundos de todo o país uniu esforços, e Trás-os-Montes e Alto Douro contou desde a primeira hora com a representação de João Teixeira, hoje Presidente da Câmara Municipal de Murça e na época Bibliotecário responsável pela Biblioteca Sarmento Pimentel de Mirandela e simultaneamente Director do Departamento Socio-Cultural da autarquia daquela cidade, onde iniciou funções em 1980. João Teixeira abraçou o projecto “de alma e coração” para que desde a primeira hora a rede de leitura pública incluísse a região.

Recentemente João Teixeira assinalou trinta anos de profissão como bibliotecário, um percurso feito ao serviço da promoção do livro e da leitura, um balanço que registamos como muito positivo para o desenvolvimento cultural de Trás-os-Montes e Alto Douro.

João Teixeira recorda com carinho os primórdios da criação da RNBP, evocando todos aqueles que desde “o início do projecto, deram uma enorme alma e corpo a um projecto fantástico que é o Projecto da Rede de Leitura Pública em Portugal. Recordo-me do projecto RILP e aqui no Norte estavam a Biblioteca de Mirandela, a Biblioteca da Póvoa de Varzim e a de Guimarães”.
Em 1983 e 1987, esteve em Paris na qualidade de Bolseiro do Governo Francês. “Aqui vivi experiências fantásticas. Percorri França de lés a lés, visitei várias dezenas de Bibliotecas de leitura pública. Recordo aquela fantástica manifestação que foi a Bibliomédia, quando se começaram a criar as associações de Bibliotecas no Minho”.

Acerca de Bibliotecas, João Teixeira salienta que “se um dia se fizer a história da Leitura Pública em Portugal, há um conjunto de Bibliotecas, incluindo algumas da região que farão parte daquilo que eu apelido da pré-história da leitura pública em Portugal.

É verdade que passados trinta anos, as coisas hoje completamente diferentes. Lembro-me muitas vezes de todos aqueles que estiveram na criação deste grande projecto, porque na verdade eu, que era um novato nestas coisas, era um indivíduo extremamente acarinhado. Quando comecei a trabalhar nas Bibliotecas em 1980 e chegava a uma reunião de bibliotecários, parecia que não fazia parte do grupo, que havia uma espécie de «Clã» de bibliotecários que pareciam donos disto tudo e na verdade quem fez a revolução foram essas pessoas que revolucionaram a partir de 1987 todo este magnífico projecto da RNBP” acrescentou com orgulho.

Para João Teixeira, também as autarquias e o estado cumpriram uma tarefa importante, embora sublinhe que “as câmaras foram e continuam a ser o grande motor deste projecto”.

Neste contexto também em Murça, João Teixeira deixa o seu contributo como Bibliotecário, quando e simultaneamente como autarca e no ano 2005, procedeu à instalação de raiz da Biblioteca local, hoje uma referência na região pelo seu dinamismo.

A terminar esta agradável conversa, João Teixeira referência “José Afonso Furtado que foi, de facto, uma pessoa que deixou também uma marca na sua passagem pelo IPLB. Mas eu tenho que deixar aqui uma outra palavra de grande amizade, uma palavra de grande reconhecimento a uma mulher que foi a «alma mater» neste projecto da RNBP e foi também com ela que eu, na época actual, como Presidente da Câmara de Murça pude ter nesta terra, com o apoio do IPLB mas também com muitos apoios da Câmara Municipal e agora ultimamente da Fundação Calouste Gulbenkian, uma Biblioteca de que eu me orgulho, como me orgulhei em 1980, sete anos antes destes trinta anos, da Biblioteca de Mirandela. Essa mulher é a Maria José Moura e foi de facto para mim a tal «luzinha», a tal guia que eu tive durante esse percurso.

João Teixeira lançou um desafio aos actuais responsáveis pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas ex-IPLB, “para darem um apoio forte à época actual, para que a dinâmica criada há trinta anos atrás, em torno do projecto da Leitura Pública em Portugal não esmoreça e porventura, hoje que se fala tanto em quadros comunitários que nunca mais abrem e continuam fechados, haja uma abertura para as Bibliotecas, porque já estamos nas Bibliotecas do séc.XXI”.

, 2010-06-02
In DTM

Quadro de Honra (Regional) Bookread

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Quadro de Honra (Regional) Empty Memórias das minas de Ervedosa

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jun 02, 2010 5:41 am

Memórias das minas de Ervedosa

Quadro de Honra (Regional) 10416_jn

Tese de mestrado de Celina Fernandes convertida em livro para imortalizar parte da história da região

Celina Fernandes prestou uma ho­menagem a todos aqueles que, directa ou indirectamente, trabalharam nas minhas de Ervedosa, no concelho de Vinhais, com a apresentação do li­vro alusivo às memórias do Couto Mineiro, entre 1906 e 1969.

A obra, apresentada no passado dia 21, resulta de uma conversão da tese de mestrado de Celina Fernandes, que resultou de um vasto trabalho de pesquisa documental e entrevistas a pessoas que viveram este período histórico.

“As Minas de Ervedosa (1906-1969) Efígie de Memória e Narrativa” é o título do livro de Celina Fernandes, que pretende reavivar a memória dos transmontanos, visto que, em tempos, as minas foram uma riqueza da região.
“Neste trabalho pretendeu-se (re)construir a narrativa do Couto Mineiro de Ervedosa, de 1906 a 1969”, realça a autora.

Para a realização da tese, Celina Fernandes reuniu fontes documentais impressas e manuscritas e recorreu a testemunhos orais, entrevistando os intervenientes directos, para recriar o espaço social vivido no quotidiano da mina.

“Foi possível recuperar o passado histórico-social de uma localidade específica, valorizando o património local, enquanto fundamento da memória colectiva e individual, factor contributivo para a construção da iden­ti­dade regional”, salienta a autora.
Este livro, para além de homenagear todos aqueles que trabalharam nas minas, também é um reconhecimento para as várias famílias com ligações ao Couto Mineiro.

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2010-06-02
In DTM

Quadro de Honra (Regional) Smile21

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Quadro de Honra (Regional) Empty Re: Quadro de Honra (Regional)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos