Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Do golpe militar ao golpe palaciano

Ir para baixo

Do golpe militar ao golpe palaciano Empty Do golpe militar ao golpe palaciano

Mensagem por Viriato Qua Jun 02, 2010 10:27 am

Do golpe militar ao golpe palaciano

O Pedro Correia teve a amabilidade de me convidar para escrever um post no Delito de Opinião, o que aceitei de imediato e agradeço. Ainda pensei alinhavar as minhas notas de leitura ao recente livro de Carlos Brito, Álvaro Cunhal Sete Fôlegos do Combatente. Ou, pelo menos, a uma parte que considero relevante: se o golpe militar de 25 de Abril de 1974 tivesse fracassado (e podia ter acontecido) seria tratado, por Álvaro Cunhal, como uma aventura «putchista e oportunista» – assim tinha classificado a saída da coluna das Caldas da Rainha, a 16 de Março. Como se tratou de um golpe militar vitorioso, passou a ser o resultado da estratégia definida pelo dirigente comunista, em 1964, no Rumo à Vitória. A história – a interpretação dos factos a posteriori – é feita destes pequenos nadas. Mas achei que, apesar do interesse, este não era um tema actual, um assunto do nosso quotidiano.

Por isso, deslizo para outro tema. Mais actual, a saltar de fresquinho: o apoio do PS – decidido na Comissão Nacional, no Domingo – à candidatura presidencial de Manuel Alegre (nesta reunião escapou-me um pormenor: como é que uma votação envolvendo um nome é feita por braço no ar?). Penso que à actual direcção do PS não lhe restava outra alternativa. Os dados estavam lançados há muito tempo e o PS amarrado a Alegre, desde há muito tempo, nas presidenciais. José Sócrates teve o mérito de impedir uma profunda clivagem no interior do partido, ao apoiar o poeta, sem deixar de se distanciar do apoio concedido. A partir de agora, a batata quente passou para as mãos do candidato que tanto se empenhou na «frente popular» entre a extrema-esquerda e o socialismo democrático, uma quimera provavelmente ainda de origem argelina. Durante os próximos seis meses, Manuel Alegre vai andar num rodopio, em bolandas entre os apelos de Louçã contra os «banqueiros e os capitalistas sanguessugas» e as medidas de austeridade do governo a atingirem também os desempregados. Será um autêntico cata-vento, sem coerência, sem estratégia, sem rumo.

Mas, nesta novela «presidencial», em que o PS se deixou envolver, o mais relevante é o facto de Manuel Alegre, deputado do PS durante 34 anos, se ter disponibilizado para protagonizar a estratégia política do BE, mil vezes confessada: crescer eleitoralmente à custa de uma derrocada do PS.

Neste golpe eu não alinho. Se não aparecer outro candidato, escolho o mal menor: voto Fernando Nobre.

Tomás Vasques
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos