Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Em encontro com governadora do Arizona, Obama reitera preocupação com lei imigratória Alessandra Corrêa Da BBC Brasil em Washington Barack Obama Obama não comentou se o governo vai entrar com ação contra o Arizona O presidente dos Estados Unidos, Bar

Ir para baixo

Em encontro com governadora do Arizona, Obama reitera preocupação com lei imigratória  Alessandra Corrêa  Da BBC Brasil em Washington  Barack Obama  Obama não comentou se o governo vai entrar com ação contra o Arizona  O presidente dos Estados Unidos, Bar Empty Em encontro com governadora do Arizona, Obama reitera preocupação com lei imigratória Alessandra Corrêa Da BBC Brasil em Washington Barack Obama Obama não comentou se o governo vai entrar com ação contra o Arizona O presidente dos Estados Unidos, Bar

Mensagem por Vitor mango Sex Jun 04, 2010 12:44 am

m encontro com governadora do Arizona, Obama reitera preocupação com lei imigratória

Alessandra Corrêa

Da BBC Brasil em Washington

Barack Obama

Obama não comentou se o governo vai entrar com ação contra o Arizona

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu nesta quinta-feira a governadora do Arizona, Jan Brewer, em uma breve reunião na Casa Branca, e reiterou sua preocupação com a nova lei de imigração do Estado.

Em um comunicado divulgado após o encontro, a Casa Branca afirma que o presidente "reiterou sua preocupação com a medida".

"Incluindo o fato de que uma miscelânea de diferentes legislações estaduais sobre imigração ao redor do país iria interferir na responsabilidade do governo federal de regular e fazer cumprir a política de imigração."

O encontro foi o primeiro da governadora com Obama desde que ela assinou a lei SB 1070, em 23 de abril.

A nova lei torna crime estadual a presença de imigrantes ilegais e dá à polícia o poder de exigir documentos de pessoas suspeitas – o que pode levar à prisão e à deportação, caso seja confirmado o status ilegal.

Obama já criticou a lei várias vezes, e o Departamento de Justiça americano avalia a possibilidade de mover uma ação contra o Arizona por causa da nova legislação, que entra em vigor no fim de julho.

A lei enfrenta outras ações judiciais, sob o argumento de que a política de imigração é uma responsabilidade do governo federal, e não dos Estados.

Entrevista

Após o encontro, em entrevista ao apresentador Larry King, da rede CNN, Obama evitou comentar se o governo vai ou não entrar com a ação, afirmando que a decisão cabe ao Departamento de Justiça, mas voltou a criticar a lei.

"Apesar de compreender a frustração do povo do Arizona em relação ao fluxo de imigrantes ilegais, eu não acho que esta é a maneira certa de fazer isso (enfrentar o problema)", disse o presidente na entrevista, que vai ao ar na noite desta quinta-feira nos Estados Unidos.

"Eu acho que (a lei) coloca cidadãos americanos que parecem hispânicos, que são hispânicos, potencialmente em uma situação injusta."

Os críticos da lei dizem que ela vai encorajar a discriminação racial, possibilidade negada pela governadora.

Fronteira

Ao falar com jornalistas após a reunião, Brewer disse que o encontro com Obama foi "muito cordial".

Segundo Brewer, o presidente prometeu que a maioria dos 1,2 mil homens extras da Guarda Nacional a ser enviados para a fronteira com o México será deslocada para o Arizona.

O Arizona é o Estado americano com a fronteira mais extensa com o México e também o que recebe o maior número de imigrantes ilegais, além de sofrer com problemas como tráfico de drogas e armas na região.
Jan Brewer fala com a imprensa depois de reunião na Casa Branca

Para Jan Brewer é preciso garantir segurança na fronteira antes da reforma da imigração

Brewer disse que ela e o presidente se comprometeram em "trabalhar juntos" para buscar uma solução ao problema.

Afirmou também que Obama se comprometeu em enviar uma equipe ao Estado dentro de duas semanas para discutir a questão.

Reforma

O comunicado da Casa Branca diz que "o presidente e a governadora concordaram que a falta de ação para consertar um sistema de imigração quebrado no nível federal é inaceitável".

Obama tem pressionado o Congresso a aprovar uma ampla reforma da imigração, mas enfrenta resistência, especialmente da oposição republicana.

"O presidente pediu à governadora Brewer para ser sua parceira e trabalhar de uma maneira bipartidária em uma ampla reforma da imigração", diz o comunicado.

A governadora, porém, disse que não vai se comprometer com a reforma da imigração antes que a segurança na fronteira esteja garantida.

Em sua página no site de microblogs Twitter, Brewer escreveu: "Pedir a reforma da imigração antes de garantir a segurança da fronteira é como pedir por uma reforma na política energética antes de interromper o vazamento de petróleo no Golfo (do México)".
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos