Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

10 de Junho: Califórnia acolhe navio-escola Sagres e declara junho mês de Portugal

Ir para baixo

10 de Junho: Califórnia acolhe navio-escola Sagres e declara junho mês de Portugal Empty 10 de Junho: Califórnia acolhe navio-escola Sagres e declara junho mês de Portugal

Mensagem por Kllüx Qui Jun 10, 2010 8:39 am

10 de Junho: Califórnia acolhe navio-escola Sagres e declara junho mês de Portugal


10 de Junho: Califórnia acolhe navio-escola Sagres e declara junho mês de Portugal 3788893656_c162231e6b_o
Photo by KllüX


Nova Iorque, Estados Unidos 10 jun (LUSA)



O Estado da Califórnia, que acolhe esta semana o navio-escola Sagres, declarou junho o mês de Portugal, através de resolução conjunta do Congresso e Senado estaduais entregue segunda feira em Sacramento ao embaixador de Portugal em Washington.

Na primeira visita do embaixador João Valera à Califórnia, as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas terão este ano lugar a bordo do navio-escola Sagres, ancorado no North Harbor, da baía de San Diego.

O embaixador disse à Lusa que o facto de o Sagres ter feito escala este ano em San Diego por altura do 10 de Junho na sua viagem à volta do mundo proporcionou assim que as comemorações oficias se deslocassem da Embaixada de Washington para o emblemático navio português.

Na quinta feira, João Valera vai ser recebido pelo presidente da Câmara Municipal de San Diego, Jerry Sanders, e depois oferece uma receção a bordo do Sagres à comunidade portuguesa e autoridades norte-americanas comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A visita do Sagres, navio construído em 1937 em Hamburgo, Alemanha, mas ao serviço de Portugal desde 1962, coincide também com o lançamento de uma campanha de angariação de fundos levada a cabo pelo Museu Marítimo de San Diego para construir uma réplica da nau San Salvador com a qual João Rodrigues Cabrilho descobriu a Baixa Califórnia em 1542.

O embaixador disse ainda que aproveitou esta viagem à Califórnia para manter contactos com as autoridades estaduais, pelo que se encontrou esta semana em Sacramento com o chefe do gabinete do governador Arnold Schwarzenegger, o luso-descendente Fred Aguiar, e com o presidente do senado, Darrell Steinberg.

Nos encontros, o embaixador disse que teve a oportunidade de falar sobre a “o desenvolvimento das relações bilaterais entre Portugal e os Estados Unidos, designadamente na área da ciência e tecnologia e dos investimentos”.

“Estes encontros foram muito interessantes e úteis, pois como se sabe a Califórnia é um Estado muito interessado nas energias renováveis, área em que Portugal se tem desenvolvido muito nos últimos anos e investido aqui através de empresas como a EFACEC e EDP”, disse o embaixador à Agência Lusa.

João Valera notou ter registado com agrado a surpresa do presidente do senado californiano, Darrell Steinberg, quando tomou conhecimento dos números de Portugal no uso das energias renováveis, que ultrapassa já os 40 por cento.

Nesta sua visita à Califórnia, o diplomata português reuniu-se também com profissionais portugueses a trabalharem no Silicon Valley e participou nas comemorações do Dia de Portugal das comunidades portuguesas de Sausalito, São José, Sacramento, Turlock, Tulare e San Diego.

Participou ainda em receções oferecidas pela Luso American Fraternal Federation e Luso American Education Foundation, duas instituições comunitárias portuguesas, e visitou a Universidade de Stanislaus, onde funciona a Coordenação do Ensino do Português na Costa Oeste, além de duas empresas agropecuárias de luso-descendentes.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos