Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

artigo mango in DL set 2008

Ir para baixo

artigo mango in DL set 2008 Empty artigo mango in DL set 2008

Mensagem por Vitor mango Sáb Jul 03, 2010 11:35 am

O Chá ,O Café, O vinho tinto, O pão , A água , e a guerra no Iraque

Quando olho para os militares no Iraque vestidos e carregando armas até ao pescoço naquele clima super quente e seco , sinto calafrios e lembro-me da minha estadia no Paquistão .

Com um calor sempre acima dos 45 graus , os momentos sagrados eram as pausas da hora do chá . Servido bem quente, era na verdade refrescante e a disposição para continuar a trabalhar era imediata .

Estou a ver os soldados americanos a chegar ao quartel e pedir ou uma coca ou uma cerveja bem fresca . A reacção vai ser exactamente a oposta ao que pretendem .
Não é por acaso que a religião dos árabes proibiu bebidas alcoólicas . Com aquele clima a reacção do organismo ao álcool é de ferver por dentro .Igualmente , beber água gelada paramos com a digestão , ou ficamos sempre com a sensação de ter uma pedra no estômago

Vamos ao Chá

A origem do chá remonta a 2737 anos, quando o imperador Shen Nung pediu que lhe trouxesse uma chávena de água quente para a mesa do jardim. Na sua distracção não viu que uma folha tinha caído da arvore para chávena – assim nasceu o chá .
O ritual do chá esticou-se depois pelo mundo .
Foi uma portuguesa , a Catarina de Bragança , que levou esse costume para Inglaterra Parece que falava mal inglês o chá no meio da tarde servia para criar ambiente e animar a corte .

O Chá do Brasil

O Brasil não bebe chá . Quando estive a trabalhar no Brasil , bebia 30 cafés por dia .
É um ritual , a oferta de café em tudo o que seja sitio . Só que o café tem uma quantidade de cafeína muito pequena – parece a nossa cevada ..
O café expresso é raro no Brasil .

O Chá no Brasil é remédio

É enorme a quantidade de casas a vender ervas para chás .O pessoal amigo á mínima provocação de maleitas aparecem logo com os sacos de cura apropriado . Dores de estômago , espinheira santa , e para as dores de Rins a famosa mistura - Quebrapedras .
Tudo isto tem a ver com os preços dos remédios que para grande parte da população- É quase proibitivo , daí a viragem do negocio para os chás que curam tudo

Chimarrão

Gostaria no entanto de referir que no Sul do Brasil , aí sim bebem um chá especial . Todo o santo dia andam com um termo com água quente no carro e uma cabaça – a Cuia , onde metem chá mate e água . Através de um tubo metálico vão ingerido a água quente chalada . Confesso que não gostei da mistura .Ainda por cima a mesma boquilha circula de boca em boca .
É a bebida típica dos gaúchos ( a terra do nosso seleccionador nacional de Futebol )

Novamente a China

Uma das dificuldades da minha permanência na China foi tomar banho – esses luxos eram condicionados .No entanto na porta dos quartos dos Hotéis havia sempre dois termos com chá
Era com esse chá que fazia a barba , já que água quente era cara ou faltava
Foi exactamente na China interior , onde paguei o café mais caro até hoje 10 euros ( ao preço actual ) .O café era raro .
Tenho no entanto a confessar que depois de ter comido os pitéus da cozinha Chinesa , de que já fiz descrição aqui (nestas analises semanais ) nunca na china tive qualquer problema de estômago . Comi escaravelhos , cobra , carne de cão , carochas fritas lesmas do mar e outras iguarias .
Os chineses tem duas coisas sagradas
Não bebem água fria – ao contrario dos americanos em que o gelado é regra .
Comem tudo o que se mexa menos ratos ( tudo a ver com a peste )
O pão é vaporizado e não leva fermentos

Portanto cada povo a sua cultura

O Pão o Vinho e carne de porco fazem parte da nossa cultura cristã
O pão mal cozido provoca cólicas e azia , e o Vinho perca de reflexos , dupla visão e tonturas .
Os lusitanos comiam pão feito de bolota , perfeitamente intragável . O pão de trigo foi introduzido pelos romanos na península Ibérica . A adição de fermentos provocava o crescimento da massa . Desse facto , depressa se associou a poderes divinos , daí a tendência ainda hoje dos padeiros fazerem uma cruz por cima do alguidar da massa .
Pão e vinho são símbolos do cristianismo
Comido o pão , tostadas as costeletas de porco e bebido o vinho tinto , se tivermos problemas com a digestão nada melhor que beber chá de jasmim – esta , a receita actual de um bom lusitano – cristão ou não .

Compreendo a rejeição dos muçulmanos ao vinho .Quanto ao porco , eles têm os seus argumentos validos O pão que provei no Paquistão era feito sem fermentos e do tipo piza .Com ou sem sal não me lembro , apesar do Sal ser vital em áreas desérticas por fixar a água no organismo humano
Voltamos novamente a Portugal
Chá só com as tias .
Café só a seguir ao almoço
Portanto como o leitor vê , isto de ecologia e cultura tem muito que se lhe diga e tudo pode ter uma explicação, simples fruto da experiência dos povos .
Aposto que o leitor está a ler este jornal com uma bica na frente , e ao lado um bagaço .
Bagaço é que estamos mal – o metanol provoca tremeliques e depois loucura (morte de células no cérebro )
No seu caso eu não tocaria nessa bebida branca .
Mas se com esta informação ficou nervoso , nada melhor que um chá de Tília .
Verá que acalma .
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117530

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos