Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fátima

Ir para baixo

Fátima Empty Fátima

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jul 07, 2010 6:41 am

Criança de três anos morreu após queda de quarto andar

Hoje

Fátima Ng1315357

Uma criança de três anos morreu hoje em Fátima, na sequência de uma queda de um quarto andar do prédio da Avenida Beato Nuno, informou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Fátima.

O alerta foi dado às 08:44, por um popular que encontrou a menina caída na via pública.

Os bombeiros de Fátima enviaram para o local uma ambulância com três socorristas que fizeram manobras de reanimação com suporte básico de vida e solicitaram apoio à VMER do Hospital de Santo André, em Leiria, tendo uma médica confirmado o óbito no local.

Segundo o comandante António Gaspar, a criança caiu de uma janela que estava aberta, tendo os familiares -- pai, mãe e dois irmãos menores - sido transportados para o Hospital de Santo André, onde estão a receber apoio psicológico.

De acordo com o comandante dos bombeiros, também elementos dos serviços sociais da Câmara Municipal de Ourém estão no hospital para acompanhar a família.

O caso está sob investigação da GNR de Fátima.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Fátima Empty Re: Fátima

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jul 08, 2010 10:11 am

Marco gritou pela mãe antes de morrer

por RUTE COELHO e MARINA GUERRA
Hoje

Fátima Ng1315643

Rapaz de 10 anos morreu em incêndio em Sintra e menina de três anos teve queda fatal de prédio em Fátima.

O primeiro dia de férias em Portugal para uma família emigrada em França terminou em tragédia e trauma com a morte de um menino de dez anos. Perto das duas da manhã de ontem, um incêndio deflagrou no sótão da vivenda baptizada com o nome de uma mãe emigrante, Ana Paula Assis, como se vê logo na fachada da casa de azulejos situada no lugar de Varge Mondar (Rio de Mouro, Sintra).

O tecto da vivenda construída pela família há mais de duas décadas desabava com a força das chamas. Num quarto do sótão, cujo tecto era de vigas de madeira, Marco, de dez anos, acordou em pânico e "ainda gritou pela mãe", como recordou ao DN o tio de Ana Paula, Alípio Cardoso.

Ana Paula "chegou a sair da casa com as duas meninas e a avó das crianças mas ainda voltou lá dentro para tentar ir ao sótão tirar de lá o Marco". Era tarde demais. As chamas devoraram a cobertura e não deram margem de manobra para passar.

Os Bombeiros de Algueirão-Mem Martins chegaram ao local pouco depois do alerta, que foi dado às 02.00, mas já não conseguiram salvar a vida de Marco. "A estrutura colapsou. Já não foi possível retirar a criança com vida. A mãe do menino ainda tentou ir lá, antes de chegarmos, mas a carga do incêndio era tal que não conseguiu entrar no sótão", descreveu ao DN o comandante daquela corporação, Joaquim Leonardo.

Os bombeiros retiraram da casa duas botijas de gás, que ontem se viam à porta, junto à fita policial. "Eram botijas antigas. A casa tem gás natural", garante Alípio Cardoso, que não faz ideia de qual possa ter sido a causa do sinistro.

Segundo descrevem o tio e o primo de Ana Paula Assis, a vivenda tinha a parte do sótão com vigas de madeira, com espaço para dois quartos, uma sala e um WC. No piso intermédio, com tecto de placa, dormiam Ana Paula, as outras duas filhas menores, de 6 e 9 anos e a avó materna das crianças.

"A desgraça aconteceu no dia em que eles chegaram de França para passar férias de Verão na terra até ao dia 24 de Agosto", recorda pesaroso o tio Alípio Cardoso, que foi ter ao local com o filho Carlos Manuel pelas 05.00, depois de ter sido alertado.

"Chegaram ao meio-dia de terça-feira a Lisboa, fomos todos à praia, na Parede, e à noite a Ana Paula recolheu com os filhos e a mãe". Era o ritual português de todos os Verões. "O Marco ia fazer 11 anos no próximo dia 24", lamenta Alípio. Carlos não contém as lágrimas. Ana Paula, a sua mãe e as duas irmãs de Marco tiveram ontem o apoio de uma psicóloga do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica). Provisoriamente, a família está alojada na casa de vizinhos.

Morreu em queda do quarto andar

Poucas horas depois do incêndio em Rio de Mouro, outra família era assolada por um acidente fatal com uma criança. O número 459 da Avenida Beato Nuno fica a pouco metros do Santuário de Fátima e quem passasse por lá durante o dia de ontem não se apercebia da tragédia que tinha ocorrido ao início da manhã. Eram 08.40, ainda as lojas estavam fechadas, quando uma menina, de três anos, caiu de uma marquise de um quarto andar, falecendo poucos minutos depois, no solo. A família - pai, mãe e três filhos, imigrantes do Leste europeu - tinha mudado para o quarto andar do número 459, no sábado.

À excepção de uma mancha de sangue no passeio, nada mais assinalava o acidente.

A criança, que se encontrava em casa com a mãe e os irmãos, um com seis anos e outro com onze meses, terá caído da marquise, a mais de dez metros de altura. Segundo relatos no local, a mãe estaria a tomar banho enquanto as crianças estariam a brincar. Informação que as autoridades não confirmaram.

O acidente foi presenciado por um popular que passava por ali e se apressou a chamar os bombeiros. À chegada ao local, os Voluntários de Fátima pouco puderam fazer.

"Encontrámos uma situação extremamente grave", disse o comandante António Gaspar. A viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Leiria também respondeu à emergência, mas a menina não conseguiu resistir à queda e acabou por falecer.

"Quando cheguei aqui, já tinha acontecido tudo. A criança estava dentro da ambulância e ainda tinha pulso, mas acabou por morrer", contou um comerciante de uma das lojas do prédio, que abriu as portas às 08.55.

Os pais e irmãos da menina tiveram de receber apoio psicológico e foram transportados para o hospital de Leiria. Já no final do dia de ontem, foram acolhidos em casa de familiares, onde estavam a ser acompanhados pela assistente social da Câmara de Ourém.

O corpo da criança foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal para ser autopsiado.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Fátima Empty Fátima já prepara Centenário das Aparições da Virgem

Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 11, 2010 4:38 am

.
Fátima já prepara Centenário das Aparições da Virgem

por PATRÍCIA JESUS
Hoje

Fátima Ng1329050

Peregrinação internacional, que deve mobilizar cerca de 100 mil emigrantes e as suas famílias, começa amanhã. Programa das celebrações do centenário é apresentado.

O santuário de Fátima prepara-se para receber cerca de cem mil visitantes na Peregrinação do Migrante e do Refugiado, a terceira maior do ano, a seguir às de Maio e Outubro. Mas o prato forte é o anúncio, previsto para conferência de imprensa de amanhã, sobre o início das celebrações do Centenário das Aparições da Virgem Maria, que os católicos comemoram em 2017.

O reitor do santuário, o padre Virgílio Antunes, vai apresentar amanhã o programa das celebrações, mas na publicação mensal do santuário já revelou que os próximos sete anos serão "vividos pastoralmente à volta da temática" das aparições e que "há já um esboço de itinerário temático elaborado".

"Em cada um dos sete anos nos debruçaremos sobre um elemento fundamental da mensagem que brota das três aparições do Anjo, em 1916, e, depois, das aparições de Nossa Senhora de Maio a Outubro de 1917", escreveu o reitor do santuário, um dos maiores e mais conhecidos templos marianos no mundo.

Entretanto já estão caminho de Fátima muitos emigrantes para a Peregrinação do Migrante e do Refugiado, que este ano é dedicada à comunidade portuguesa em França. "Há mais de 50 grupos inscritos", diz o frade Francisco Sales Dinis, da Obra Católica Portuguesa das Migrações. Mas muitos emigrantes que estão de férias no País aproveitam estes dias para visitar Fátima com a família, lembra fonte do santuário.

Apesar da organização não avançar estimativas, esta é a terceira maior peregrinação do ano e costuma juntar à volta de 100 mil pessoas. No ano passado foram cerca de 80 mil pessoas, nos dois anos anteriores 100 mil.

O frade explica que a organização escolheu França porque "no contexto da Europa é um dos destinos mais antigos e apesar de não se falar muito disso continua a atrair muitos portugueses". No total, incluindo lusodescendentes, estima-se que a comunidade portuguesa tenha mais de um milhão de pessoas.

Segundo o responsável, "há situações muito complicadas" e as políticas de imigração do Governo de Nicolas Sarkozy acabam por atingir também os portugueses. "Está a criar-se uma cultura anti-migratória que afecta também os portugueses, apesar da cidadania europeia. Em situações de crise, como a que vivemos, são os imigrantes os bodes expiatórios. É uma cultura pouco cristã e sobretudo pouco humana", conclui.

Por outro lado, o responsável considera que Portugal é, em matéria de imigração, um modelo. "Conheço poucos países com uma cultura e legislação tão bem trabalhadas para acolher os imigrantes." No entanto, ainda há trabalho a fazer, sobretudo junto de imigrantes vindos das ex-colónias e dos seus filhos. "É preciso ir ao encontro dessa realidade para ajudar a regularizar essas situações", diz.

Até porque, refere o presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana (CEMH), a crise atinge primeiro "aqueles que estão sem papéis". "Os empresários, por vezes, quando não têm trabalho, são esses que põem em primeiro lugar na rua", declarou António Vitalino Dantas, acrescentando que há imigrantes "à procura de abrigo, à procura de alimento, à procura de trabalho e até muitos regressam aos seus países mais pobres do que vieram".

A peregrinação integra-se na 38.ª Semana Nacional de Migrações, uma iniciativa da CEMH. António Vitalino Dantas salienta que o tema escolhido -"com Francisco e Jacinta acolher Cristo nos Migrantes e Refugiados Menores" - segue a mensagem do Papa para a celebração do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado.

A peregrinação começa oficialmente às 18.30 de amanhã, com a habitual saudação aos fiéis. Na manhã seguinte começa a principal celebração da peregrinação internacional: a missa presidida pelo bispo de Belfort-Montbéliard e presidente do Serviço Nacional da Pastoral dos Migrantes de França. As celebrações incluem a oferta do trigo - uma tradição que se repete desde 1940 em todos os dias 13 de Agosto.

In DN

Fátima 000203AE

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Fátima Empty Santuário pode processar protectores dos animais

Mensagem por Joao Ruiz Seg Ago 16, 2010 5:46 am

.
Santuário pode processar protectores dos animais

por ANA BELA FERREIRA
Hoje

Fátima Ng1330791

Associações de defesa dos animais acusam Santuário de mandar abater cães abandonados, mas a GNR não encontrou provas

Dezenas de pessoas participaram ontem, em Fátima, num protesto silencioso contra os alegados maus tratos a animais no Santuário, o que leva os seus responsáveis a admitir "agir judicialmente contra as entidades e pessoas promotoras da campanha difamatória". A GNR investigou as queixas e não encontrou indícios que provassem o envolvimento do Santuário em maus tratos a animais.

A Associação Protectora dos Animais Abandonados de Fátima (APAAF) foi a primeira a denunciar os alegados maus tratos e abates de animais abandonados junto ao recinto do Santuário. A notícia avançada em Maio pelo DN foi mais tarde desmentida pela reitoria. "São falsas e caluniosas as acusações amplamente divulgadas na Internet, segundo as quais, por ordem da Reitoria do Santuário de Fátima, são maltratados ou abatidos os cães ali encontrados", defende o reitor do Santuário, padre Virgílio Antunes, em comunicado.

Para sustentar as denúncias, a presidente da APAAF divulgou fotografias de animais maltratados e mortos, alegadamente, por funcionários do Santuário. Ao protesto de ontem juntou-se o Partido pelos Animais (PPA). Os manifestantes, vestidos de branco ou preto, envergavam cartazes com a inscrição "Vamos dar voz aos animais" e com frases do papa João Paulo II ou da madre Teresa de Calcutá. Aproveitando para distribuir aos peregrinos um comunicado a explicar os motivos do protesto. O porta-voz do PPA fez um balanço "extremamente positivo" da acção, salientando a presença de pessoas de todo o País "para darem voz aos animais que não a têm e que estão a ser maltratados neste Santuário".

Paulo Borges diz esperar que da manifestação resulte "a continuação da sensibilização da opinião pública", mas também "uma maior sensibilização da Reitoria do Santuário" para um diálogo com as associações que a promoveram e para que considere a sua proposta. "A nossa proposta é que uma pequeníssima parte das elevadíssimas verbas que são auferidas anualmente no Santuário possa ser aplicada na construção de um canil onde os animais possam viver em situações condignas", refere Paulo Borges. Acrescentando que esta "seria uma actuação perfeitamente de acordo com os princípios cristãos e católicos", além de que "seria uma excelente forma de promover uma boa imagem para o Santuário de Fátima".

No comunicado disponível na página do Santuário, o padre Virgílio Antunes defende que estas acusações representam um "caso de uso abusivo do nome do Santuário de Fátima, instituição querida a muitos milhões de cidadãos portugueses e estrangeiros, em função de uma campanha de defesa dos animais, por os seus autores saberem que esse nome tem um grande alcance mediático".

Confrontado com o desmentido do Santuário e com a investigação da GNR, que concluiu não haver indícios desta situação, o porta-voz do PPA aponta para "reportagens fotográficas" e para uma outra televisiva. Por outro lado, salienta que "em Portugal é extremamente difícil que as autoridades se sensibilizem para a evidência de maus tratos aos animais", considerando existir neste âmbito uma "impunidade generalizada".

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Fátima Empty Re: Fátima

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos