Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cidadã portuguesa detida na Venezuela foi transferida para Portugal

Ir para baixo

  Cidadã portuguesa detida na Venezuela foi transferida para Portugal Empty Cidadã portuguesa detida na Venezuela foi transferida para Portugal

Mensagem por Vitor mango Dom Jul 11, 2010 8:29 am



Cidadã portuguesa detida na Venezuela foi transferida para Portugal

Decorria Outubro de 2004, e um avião da Air Luxor ficou retido em Caracas, Venezuela, devido a uma denuncia de existirem cerca de 400 quilos de cocaína no avião. Após as buscas no aparelho 3 cidadãs portuguesas e o co-piloto, Luis Santos, foram detidos.

A 15 de Dezembro de 2005, um ano após serem detidos, o co-piloto foi absolvido e as 3 cidadãs foram condenadas a 9 anos de prisão por tráfico de droga.

As autoridades portuguesas têm seguido o caso de perto, tornando-se mais especial a quando da visita de José Sócrates à Venezuela, em Maio de 2008. Segundo a Agência Lusa um dia antes de o primeiro-ministro português ter chegado à Venezuela, uma Procuradora, um Representante do Ministro de Relações Externas da Venezuela e outro do Consulado Português, visitarão uma das cidadãs, e chegarão mesmo a prometer “que o Presidente Hugo Chávez concedia um indulto”, e que partiria para Portugal “na semana seguinte”

Depois de terem passado 6 anos da detenção, uma das cidadãs, Maria Antonieta Liz, vêm para Portugal. Chegou hoje a Lisboa, acompanhada por dois guardas prisionais encarregados da sua custódia, e vai ser levada para uma prisão portuguesa.

Antes de ter abandonado a capital Maria Antonieta Liz disse: ” é uma alegria, apesar de não ser a minha liberdade plena”, afirmou ainda ” sinto uma paz grande, o que mais queria era sair deste mundo [Venezuela], e voltar para o meu mundo [Portugal], apesar de saber que ainda poderei estar numa prisão durante algum tempo, mas não me importa porque vou estar com pessoas que falam a minha língua, que me entenderão e poderei receber visitas da minha mãe e da minha família”. É de realçar que Maria Antonieta Liz declarasse inocente, e agradece às autoridades consulares portuguesas.

No que diz respeito às outras duas cidadãs portuguesas que continuam detidas na Venezuela, uma delas aguarda pelo pedido de transferência para Portugal.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117490

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos