Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dois técnicos, dois destinos

Ir para baixo

Dois técnicos, dois destinos Empty Dois técnicos, dois destinos

Mensagem por Vitor mango Sex Jul 16, 2010 11:47 pm

Dois técnicos, dois destinos

Categorias dos posts: esporte

Ricardo Acampora | 15:54, quinta-feira, 15 julho 2010

Comentários (0)

Ao ler o anúncio da AFA confirmando Diego Maradona no comando da seleção argentina até a Copa de 2014, fiquei pensando que lições o Dunga poderia tirar olhando para o rival.

Confesso que não encontrei uma resposta evidente. Afinal, se compararmos as trajetórias dos dois técnicos à frente das seleções de Brasil e Argentina, vamos encontrar paralelos e discrepâncias, como na célebre história de Charles Dickens, Tale of Two Cities.

Curiosamente, ambos defenderam o escrete nacional 91 vezes. E ambos foram indicados para dirigir a seleção de seus países tendo pouca (Maradona) ou nenhuma (Dunga) experiência como técnico.

Os dois tiveram uma relação com a torcida e imprensa marcada por altos e baixos, mas são extremamente respeitados por seus jogadores.

dungamaradona226170.gif

Dunga assumiu o escrete brasileiro em 2006 e conquistou a Copa América, a Copa das Confederações e ainda classificou o Brasil em primeiro lugar nas Eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo.

Maradona só assumiu o comando da Argentina em 2008 e penou para classificar a blanco-celeste para a Copa da África. Terminou as Eliminatórias em 4º, último lugar com entrada direta na Copa, sem precisar da repescagem, que sobrou para o Uruguai.

Dunga foi vaiado intensamente, xingado de burro pela torcida e tratado com desconfiança por grande parte da imprensa esportiva, por teimar em colocar em campo um time excessivamente defensivo.

Durante a campanha irregular das Eliminatórias, Maradona também foi vaiado, principalmente depois da goleada de 6 a 1 imposta pela Bolívia e da derrota por 3 a 1 perante o Brasil, em Rosário, e viu sua relação com a imprensa argentina deteriorar-se.

Depois da classificação obtida no último jogo, Maradona ofendeu os jornalistas e acabou suspenso pela Fifa pelos palavrões ditos durante a entrevista coletiva.

Ao chegar na Copa, Dunga dividia as opiniões dos torcedores. Deixou para trás Ronaldinho, Adriano, Neymar e Ganso e fechou com o grupo que vinha utilizando.

O técnico fechou a porta da concentração, impediu o que chamou de acesso excessivo da imprensa e acabou comprando briga com a Rede Globo depois de xingar um jornalista da emissora. Mas Dunga conseguiu o apoio de 70% do povo brasileiro.

Maradona não levou Riquelme, Zannetti e nem Cambiasso, mas, como Dunga, também conquistou o apoio da torcida. Apesar de continuar com uma defesa fraca, o time argentino tinha força ofensiva.

dungamaradona2261702.gif

Depois da partida de estreia, Brasil e Argentina passaram a encantar o mundo pelo bom futebol que jogavam. A defesa do Brasil e o ataque da Argentina foram muito elogiados por jornalistas do mundo inteiro.

Mas as duas equipes acabaram sendo eliminadas da Copa, ambas por times europeus, ambas nas quartas-de-final.

Tanto Dunga como Maradona não tiveram nenhuma resposta tática à estratégia dos técnicos Joachim Loew, da Alemanha, e Bert van Marwijk, da Holanda. Os dois decepcionaram como comandantes, pois não tiveram respostas à armadilha adversária.

Na beira do campo, Maradona e Dunga se limitaram a ver seus times perderem os espaços e, sem esboçar reação, perderam a chance de vencer a Copa do Mundo.

De volta a seus países, os destinos de Dunga e Maradona seguiram caminhos distintos. Enquanto o técnico brasileiro foi sumariamente demitido pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, numa ligação telefônica, a federação de futebol argentina anunciou que Maradona continua no comando da seleção até a Copa de 2014.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos