Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

China assumiu liderança mundial do consumo de energia

Ir para baixo

China assumiu liderança mundial do consumo de energia Empty China assumiu liderança mundial do consumo de energia

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jul 20, 2010 9:07 am

China assumiu liderança mundial do consumo de energia

por Lusa
Hoje

China assumiu liderança mundial do consumo de energia Ng1320814

A China tornou-se no primeiro país consumidor de energia do mundo, ultrapassando os Estados Unidos, indicou o Financial Times, citando um responsável da Agência Internacional de Energia (AIE).

O país asiático destronou os Estados Unidos mais rápido do que o previsto, mas ainda é superado pelos norte-americanos em termos de consumo per capita, segundo o diário.

A China consumiu, em 2009, 2,252 mil milhões de toneladas do equivalente a petróleo, ou seja cerca de 4% mais que os Estados Unidos, segundo a AIE, citada pelo jornal.

"Em 2000, os Estados Unidos consumiram duas vezes mais energia do que a China. Agora, a China consome mais que os Estados Unidos", declarou o economista chefe da AIE, Fatih Birol, citado pelo Financial Times.

"Os Estados Unidos chegaram a uma certa saturação para a utilização da energia, mas houve igualmente muitos esforços, em especial desde 2005, para utilizar a energia de maneira mais eficaz", disse Birol.

A AIE precisou que os números ainda são preliminares, mas que a tendência está estabelecida.

Nos últimos anos, a China efectuou uma política voluntariosa no estrangeiro para assegurar o seu abastecimento energético, numa altura em que o crescimento da sua economia é um dos mais fortes do planeta.

No ano passado, Pequim, primeiro poluente mundial, anunciou, antes da cimeira de Copenhaga sobre as alterações climáticas, a sua vontade de prosseguir a sua política de melhoria da eficácia energética e de diminuir a sua intensidade carbónica (emissões medidas por ponto de PIB) de 40 para 45% em 2020 em relação ao nível de 2005.

Birol indicou ao Financial Times que se os Estados Unidos tivessem melhorado a sua eficácia energética 2,5% por ano nos últimos dez anos, a China teria conhecido uma melhoria de 1,7% por ano.

A China tem igualmente a ambição de diversificar as suas fontes de energia, pois ainda depende a 70% do carvão.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos