Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Economia alemã cresce 2,2% no segundo trimestre

Ir para baixo

Economia alemã cresce 2,2% no segundo trimestre Empty Economia alemã cresce 2,2% no segundo trimestre

Mensagem por Vitor mango Dom Ago 15, 2010 11:46 am

Economia alemã cresce 2,2% no segundo trimestre
Carros alemães para exportação

Economia alemã cresceu graças às exportações

A economia da Alemanha registrou no segundo trimestre deste ano seu crescimento mais acelerado em 20 anos, segundo dados oficiais publicados nesta sexta-feira.

De acordo com as estatísticas, a economia alemã cresceu 2,2% nos três meses que se encerraram em junho, em comparação com o trimestre anterior.

"Um crescimento de trimestre-a-trimestre assim nunca foi registrado antes na Alemanha unificada", afirmou uma nota do escritório nacional de estatísticas, Destatis.

O principal motivo para o crescimento maior do que o esperado foi o bom desempenho das exportações, ajudadas pela desvalorização do euro.

'Recuperação rápida'

O escritório alemão de estatísticas também revisou para cima o índice de crescimento dos primeiros três meses do ano. A economia alemã cresceu 0,5%, e não 0,2%, no período.

Além das exportações, a Alemanha registrou aumento no consumo doméstico e governamental.

"A economia alemã está se recuperando rapidamente", afirma a nota da Destatis. A previsão inicial era de que a economia alemã crescesse entre 1% e 1,5%.

"O forte desempenho da economia alemã no segundo trimestre é impressionante, mas não surpreende", afirma Carsten Brzeski, analista do ING Financial Markets.

"A economia alemã se beneficia de dois fatores: a recuperação do setor de construção depois de um inverno rigoroso e a forte demanda externa por bens alemães."

Apesar dos dados animadores, analistas acreditam que a economia alemã não continuará no mesmo ritmo.

"Olhando para frente, é quase desnecessário dizer que o momento de crescimento atual é pouco sustentável nos próximos meses. Com o impacto isolado do setor de construção e com a normalização das exportações, o crescimento alemão vai voltar a números mais normais", afirma Brzeski.

Para o ministro da Economia da Alemanha, Rainer Bruederle, um crescimento "bem acima de 2% é possível em 2010".

Zona do euro

Também nesta sexta-feira, foram divulgados dados que apontam que a zona do euro registrou um crescimento de 1% no segundo trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior.

O resultado indica que, no período, a economia do bloco se recuperou de maneira mais rápida que a dos Estados Unidos, que no segundo trimestre deste ano cresceu 0,6% em relação aos primeiros três meses de 2010.

De acordo com informações divulgadas pelo Eurostat, órgão oficial de estatísticas do bloco do euro, houve um crescimento de 1,7% no PIB no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.

No primeiro trimestre deste ano, a zona do euro havia crescido 0,2% em relação ao período imediatamente anterior.

Individualmente, outros países europeus registraram crescimentos mais tímidos. A economia francesa cresceu 0,6% no trimestre, depois de já ter se expandido 0,2% nos primeiros três meses do ano.

A economia espanhola, que havia crescido 0,1% no trimestre anterior, registrou aumento de 0,2% no segundo período
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos