Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O FLIMSI

Ir para baixo

O FLIMSI  Empty O FLIMSI

Mensagem por Viriato Dom Ago 15, 2010 3:27 pm

O FLIMSI

Luís FERNANDO VERíSSIMO na Actual de 7 Ago 2010



Somos um pequeno grupo de pessoas de bom gosto. Foi o gosto superior que nos reuniu em Brog e foi para proteger o nosso gosto superior que nos transformámos em ... Mas deixe eu contar a história desde o princípio, caro leitor. Para que você nos julgue com todos os factos. Não queremos piedade, mas também não queremos injustiça. '

A cidadezinha de Brog fica numa margem do rio Svlemz, na Bulgária. A cidadezinha é uma pequena joia medieval, e o que falta ao rio em vogais sobra em beleza. Eu descobri Brog por acaso. Todos os do nosso grupo de sete conheceram Brog por acaso. O meu acaso foi um autocarro de excursão avariado, que obrigou os seus ocupantes a dormir uma noite em quartos improvisados em diversas casas da cidadezinha, que não tinha hotel ou coisa parecida. Outro acaso foi que só eu, entre todos os que estavam no autocarro, aceitei comer um peixe chamado flimsi e ouvi do dono da casa que me hospedou o que era o flimsi.

O flimsi, misteriosamente, só se dava no rio Svlemz. Todos os anos, na mesma altura, ele subia o rio Svlemz para desovar. O rio formava uma espécie de bacia em frente a Brog, e, na passagem dos flimsis pela bacia, até as crianças, com os seus caniços ou com as suas próprias mãos, podiam pescá-los. O flimsi era assado sobre brasas. Na época da desova, não se comia outra coisa em Brog. E aquela era a época da desova.

Impossível descrever a textura do flimsi e o sabor da sua carne branca. O flimsi era o que a truta sonhava ser um dia. Era diferente de tudo o que eu já provara, aquático ou terrestre. Não precisei de comer mais de dois - e no fim comi doze - para decidir que voltaria a Brog no ano seguinte, na mesma época, para comer aquela raridade. E voltei a Brog todos os anos, por vinte anos, na mesma época. Sem contar para ninguém onde ia ou, depois, onde tinha estado. Sem contar para ninguém da textura indescritível do flimsi e do sabor da sua carne branca.


Nesses vinte anos, é claro, Outras pessoas descobriram Brog. Mas foram poucas, e nenhuma passou adiante a sua experiência da beleza do rio Svlemz e das glórias do seu peixe exclusivo. Formámos uma espécie de irmandade secreta, pactuando não revelar para ninguém a existência do nosso pàraíso. Nos reuníamos todos os anos em Brog, na mesma época, para comer o flimsi. Descobrimos um vinho branco da região, tosco e rascante, mas que se transformava, milagrosamente, num Mersault em contacto com o flimsi. E assim vivíamos ... Até que apareceu Mr. Gordon.

Mr. Gordon também descobriu Brog por acaso. Ele era um empresário americano excêntrico que fazia passeios de bicicleta com a mulher pela Europa - só os dois, além de seguranças, mecânicos, dois personal trainers, um médico e um contador em vans, atrás - e que se perdeu das vans e acabou na cidadezinha, onde ouviu de um habitante local desavisado toda a história do flimsi. Mr. Gordon se encantou com a história e com a paisagem e naquela mesma noite declarou-nos que construiria um grande hotel à beira do Svlemz com um restaurante especializado em flimsi e que os promoveria como a mais nova sensação turística do mundo.

Só nos restou decidir como os mataríamos. Optámos pelo envenenamento, seguido por uma simulação de afogamento, com indícios de que as bicicletas descontroladas tinham caído no rio. Combinámos que todos os sete derramariam alguma coisa na bebida do senhor e da senhora Gordon mas que só um, sem saber, derramaria o veneno, para ninguém se sentir completamente culpado. E foi o que fizemos, leitor. Aí está a história. Foi homicídio justificado? Foi um ato de egoísmo inqualificável? Agimos em autodefesa? Decida você.


Em tempo: não preciso dizer que o nome da cidadezinha, do rio, do peixe e até do país foram trocados, para proteger o nosso paraíso. Tá doido?

Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos