Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Murça

Ir para baixo

Murça Empty Murça

Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 18, 2010 10:11 am

.
Um milhão e duzentos mil euros

Murça Pavilhaomurca

Tribunal de Contas dá «luz verde» ao Pavilhão Gimnodesportivo

A célebre frase do poeta Fernando Pessoa «Deus quer, o homem sonha e a obra nasce», descreve mais uma etapa na vida dos murcenses, com a construção de um velho anseio da população da Vila de Murça, o Pavilhão Gimnodesportivo.

Esta infra-estrutura que custará um milhão e duzentos mil euros, viu recentemente a sua aprovação pelo Tribunal de Contas, numa fase em que o equipamento desportivo se encontra em trabalhos de conclusão.
O Pavilhão Gimnodesportivo está a ser edificado no Parque Desportivo de Murça e irá acolher desportos como o basquetebol e o andebol, bem como, outras modalidades da comunidade local.

Para João Teixeira, Presidente da Câmara de Murça “o gimnodesportivo é uma necessidade urgente para dar apoio à actividade lectiva, uma vez que o concelho apenas dispõe de um equipamento desportivo deste género, na Escola EB 2,3”.

Um outro argumento do autarca que já mereceu uma apreciação muito positiva do Governo Português, prende-se com facto da autarquia estar a construir mesmo ao lado, o Centro Escolar do concelho, onde na sua área envolvente já existe o Estádio, as Piscinas, o Centro de Saúde, a Biblioteca Municipal e dentro em breve o Parque Urbano de Murça.

No entender do autarca “a experiência da construção do Estádio Municipal deu-nos força para avançarmos com o Pavilhão Gimnodesportivo, não no sentido de executarmos a grande obra que tínhamos projectado inicialmente mas com o objectivo de construirmos agora um espaço ajustado à realidade local”.

“O novo recinto desportivo impedirá também que muitos atletas sejam obrigados, como acontece actualmente, a deslocarem-se e a treinar nos vários pavilhões existentes em concelhos limítrofes”, acrescentou o autarca, sublinhando tratar-se de “mais uma promessa que está a ser cumprida”.

O Pavilhão Gimnodesportivo de Murça juntamente com o Estádio, pretende constituir um património municipal com a função prioritária, de possibilitar o acesso progressivo e generalizado da população do concelho à prática desportiva organizada, desenvolvida nas suas diversas formas e vertentes numa perspectiva correcta, gradual e integrado desenvolvimento, podendo servir também para a realização de manifestações de âmbito cultural que a Câmara Municipal entenda organizar.


, 2010-08-18
In DTM

Murça Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty José Moutinho Eleito Presidente da Direcção do Centro de Gestão de Murça

Mensagem por Joao Ruiz Ter Set 07, 2010 5:30 am

.
Nova direcção após eleições

Murça Jose_moutinho_murca

José Moutinho Eleito Presidente da Direcção do Centro de Gestão de Murça

No passado dia 5 de Setembro de 2010, decorreram as eleições para os órgãos do Centro de Gestão e Empresa Agrícola Vale da Porca em Murça, tendo sido eleito pelos sócios para Presidente da Direcção o Dr. José Moutinho.

O Centro de Gestão e Empresa Agrícola Vale da Porca foi fundado em Murça a 22 de Setembro de 1995 com cerca de 20 sócios fundadores, contando actualmente com cerca de 400 associados. Desde a sua fundação o Centro de Gestão tem apoiado os empresários agrícolas associados, servindo como mediador nas relações entre estes e as diversas instituições públicas (EFADAP, IVV; Casa do Douro, IVDP, Cooperativas, etc…).

Ao longo dos 15 anos de existência as suas actividades têm-se prendido essencialmente pela elaboração de projectos agrícolas, contabilidade e apoio técnico, não esquecendo a formação profissional dos seus associados, sempre com o intuito da protecção e, sobretudo, da produção integrada.

O Presidente cessante João Carlos Bessa esteve à frente deste Centro de Gestão mais de seis anos. Ao longo deste tempo conseguiu trazer uma nova dinâmica à instituição. Reforçou e valorizou o seu quadro técnico, recuperou e solidificou a área financeira e conseguiu a aquisição de um edifício, com excelentes condições, para o Centro de Gestão. Todo este trabalho resultou numa imagem que transmite solidez, actividade e confiança para o exterior.

A partir de agora, o Centro de Gestão conta com uma nova direcção liderada por José Moutinho. Licenciado em Sociologia e Mestre em Desenvolvimento Local e Regional de formação e técnico-superior da Câmara Municipal de Murça de profissão.

Desde sempre se tem dedicado à produção agrícola, seguindo as pisadas da família, sendo, actualmente, um dos empresários agrícolas de referência da região. José Moutinho, que já desempenhou funções no passado nos órgãos sociais da Cooperativa dos Olivicultores de Murça, na Adega Cooperativa de Murça, Associação Florestal do Vale Douro Norte, entre outras, poderá usar esta experiência adquirida para desenvolver um trabalho de excelência enquanto presidente da direcção do Centro de Gestão.

É um perfeito conhecedor das entidades e organismos que operam no sector agrícola, fruto da sua experiência no sector e como elemento das várias entidades por onde passou.

, 2010-09-07
In DTM

Murça Smile20

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty Intercâmbios reforçados entre Murça, Spello e Le Cendre

Mensagem por Joao Ruiz Sex Out 01, 2010 9:39 am

.
Cooperação amigável

Intercâmbios reforçados entre Murça, Spello e Le Cendre

A Câmara Municipal de Murça assinou em Maio de 2007 declarações de parceria com instituições homólogas de outros quatro municípios europeus: Beufort (Luxemburgo), Spello (Itália), RáKóczifalva (Hungria) e Le Cendre (França).

A partir de então têm sido regulares os contactos entre autoridades, organizações, associações, bem como entre cidadãos de ambas as comunidades e as parcerias estabelecidas visando a promoção e a cooperação amigável a todos os níveis.

"Vender o Douro Património da Humanidade ao Mundo, através de Murça” é um dos objectivos pelo qual o presidente da Câmara de Murça, João Teixeira, tem lutado neste processo. Ao mesmo tempo, a autarquia tem participado em projectos transnacionais de desenvolvimento económico, social e ambiental, como a participação na associação europeia “Union des Terres de Riviéres”, que conjuga vinte e cinco cidades e oitenta e sete instituições de dez países europeus no seu campo de actividade e estruturação, e onde o autarca de Murça já assumiu o cargo de presidente.
O avanço do processo para a geminação entre Murça e algumas destas cidades está num forte andamento e prova disso mesmo foram os contactos diversos realizados no fim-de-semana, onde em Murça foram recebidas nos Paços do Concelho três delegações, oriundas de Spello (Itália), Le Cendre(frança) e Beaufort (Luxemburgo).

Um dos temas discutidos foi a questão da geminação entre cidades, sendo que já é um dado adquirido que este acordo entre a cidade italiana de Spello e Murça poderá ser uma realidade já em Maio de 2011. Antes, porém, a Festa dell’Olivo e Sagra della Bruschetta, que se realiza em Spello em Dezembro próximo, poderá vir a dedicar um dia a Murça, onde os produtos regionais do concelho serão o mote para um dia gastronómico dedicado à vila portuguesa. Esta iniciativa fará com que uma delegação institucional de Murça se desloque a Itália, tendo em conta a representação do concelho.

Para João Teixeira, “estabelecer alianças entre municípios de países diferentes reforça o crescimento das relações internacionais, possibilita o conhecimento das vivências e fomenta o intercâmbio de ideias, experiências e soluções, numa Europa que se pretende mais forte e unida”.
Ainda no decorrer do próximo ano lectivo, tal como tem acontecido com Le Cendre, foi acordado o intercâmbio entre alunos das escolas de Murça e de Spello, o que continuará igualmente com a cidade francesa.

Relativamente a Beaufort, os contactos e as parcerias também têm sido reforçados, como se provará em 6 de Dezembro, altura das festividades de S. Nicolau, quando a Câmara de Murça doar à Escola Secundária de Beaufort quinhentos títulos bibliográficos de autores portugueses, visto que estudam na mesma, dezenas de luso-descendentes, muitos deles oriundos de Fiolhoso e concelho de Murça. Também nesta data será inaugurada na localidade luxemburguesa um monumento escultório de granito dedicado aos mais de trezentos emigrantes de Murça residentes nesta cidade.

Espigueiro, 2010-09-30
In DTM

Murça Cheer

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty Murça (Portugal) e Spello (Itália) duas cidades geminadas

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 16, 2010 9:41 am

.
«Pacto de amizade»

Murça Murcaespello

Murça (Portugal) e Spello (Itália) duas cidades geminadas

A realização da «Festa do Azeite Novo» em Spello (Itália), foi um motivo para um encontro de amizade e de cidadania entre duas comunidades que há muito se organizam de forma a procurarem um objectivo comum, que passa pelo estabelecimento de laços de amizade cada vez mais fortes entre as instituições e os seus munícipes.

Foi nos primeiros dias de Dezembro de 2010 que o Presidente da Câmara de Murça, João Teixeira, se deslocou mais uma vez a Spello, com uma pequena comitiva de quatros pessoas, cidadãos de Murça e aí se encontrou a convite do Sindaco (Presidente) da Comuna (Município) de Spello, Sandro Vitali, tendo em simultâneo estado presente o Maire de Le Cendre (França), Hérve Prononce, outra cidade amiga, que também a convite das autoridades de Spello se deslocou a Itália para um encontro «tri-municipalista».

A festa do Azeite Novo proporcionou a realização de um «jantar de amizade» com produtos regionais de Murça e de Portugal com a participação de oitenta individualidades, um bom motivo de divulgação deste concelho duriense em terras italianas, uma refeição acompanhada pelo vinho, azeite e toucinho-do-céu.

O encontro serviu como uma reunião preparatória da visita e do intercâmbio de jovens estudantes de Spello a Murça e vice-versa, a realizar durante o ano de 2011, bem como uma visita empresarial que irá ter continuidade com a vinda de empresários locais.

No mês de Agosto teremos uma equipa organizativa de uma «Infiorata», em Murça no dia da Festa do Emigrante.
O Ano de 2011 será de concretização do «pacto de amizade» entre as duas cidades.

JM, 2010-12-16
In DTM

Murça Tiphat

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty PCP acusa GNR de «atuação ilegal» em Murça

Mensagem por Joao Ruiz Ter Fev 22, 2011 6:00 am

.
Queixa contra a GNR

PCP acusa GNR de «atuação ilegal» em Murça

O PCP exigiu hoje explicações do Governo sobre a apreensão de equipamento sonoro dos utentes que contestam as portagens, em Murça, considerando que se tratou de uma «atuação ilegal» da GNR relacionada com a presença do primeiro-ministro na região.

A Comissão de Utentes Contra as Portagens anunciou que vai apresentar queixa contra a GNR, que apreendeu a aparelhagem sonora durante uma recolha de assinaturas contra o pagamento das SCUT (vias sem custos para o utilizador), antes da chegada de José Sócrates para a inauguração do centro escolar de Murça.

Para os utentes, a iniciativa «não era ilegal e não estava a violar lei nenhuma», mas a GNR afirma que duas pessoas identificadas por «excesso de ruído junto a uma escola».

Lusa, 2011-02-19

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty GNR evita que Sócrates ouça protestos em Murça

Mensagem por Joao Ruiz Ter Fev 22, 2011 6:03 am

.
Contestação a portagens na A24

GNR evita que Sócrates ouça protestos em Murça

A comissão de utentes contra as portagens na A24, A23 e A25 tentou que José Sócrates ouvisse o protesto ontem em Murça mas, antes do primeiro-ministro chegar para a inauguração do centro escolar, a GNR apreendeu o equipamento sonoro que acompanhava a acção de recolha de assinaturas contra as portagens nas Scut.

Os ânimos exaltaram-se à chegada da comitiva do Governo e aos contestatários das portagens juntaram-se os vitivinicultores do Douro, que também não conseguiram entregar a Sócrates um pedido de ajuda contra a redução do preço do vinho na região.

A GNR confirma a identificação de duas pessoas por \"excesso de ruído junto a escola\". A comissão de utentes da A24 reagiu com uma queixa contra a GNR. \"Não é ilegal e não viola lei nenhuma\", diz António Serafim.


CM, 2011-02-19

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty Agricultores dizem que foram impedidos à força de dialogar com Sócrates

Mensagem por Joao Ruiz Ter Fev 22, 2011 6:09 am

.
«Fomos impedidos»

Agricultores dizem que foram impedidos à força de dialogar com Sócrates

“Fomos impedidos por indivíduos à civil, que não se identificaram, que insultaram e que inclusive chegaram à agressão\", afirma um dirigente da Comissão Nacional de Agricultores do Douro, João Dinis. O primeiro-ministro está de visita a Murça.

Um grupo de vitivinicultores da Comissão Nacional de Agricultores do Douro (CNA) diz ter sido impedido à força de se aproximar de José Sócrates, em Murça, durante o dia de sábado. Os membros da comitiva do primeiro-ministro não terão alegadamente permitido que o grupo apresentasse ao chefe de Governo um documento com um conjunto de reivindicações, o que gerou momentos de tensão.

Vitivinicultores queixam-se da comitiva de José Sócrates
De acordo com um dos dirigentes da CNA, João Dinis, os representantes dos vitivinicultores foram afastados de forma agressiva. “Fomos impedidos por indivíduos à civil, que não se identificaram, que insultaram e que inclusive chegaram à agressão.”

“Nós tínhamos proposto ao gabinete do senhor primeiro-ministro, com antecedência, que ele aceitasse receber aqui um documento com as propostas dos vitivinicultores da região. Como sabemos, os preços na produção estão de rastos e, sem os vitivinicultores, não há Região Demarcada do Douro”, afirmou um exaltado João Dinis.

Segundo os vitivinicultores, o documento em causa resolveria os problemas que afectam a indústria vitivinícola duriense, nomeadamente o preço a que é pago o vinho à produção.

Caso as suas reivindicações não sejam ouvidas, o primeiro-ministro escusa mesmo de voltar a visitar o Douro, adianta João Dinis. “Nem adianta vir cá o primeiro-ministro se ele não olha para os vitivinicultores, para os lavradores. Sem eles, não há região Demarcada do Douro, não há paisagem, não há turismo”.

O primeiro-ministro encontra-se em Murça para inaugurar um centro escolar.

Renascença, 2011-02-19

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty José Sócrates, inaugurou o que classificou de um exemplo da escola pública com que sonhou para o país

Mensagem por Joao Ruiz Ter Fev 22, 2011 6:15 am

.
Centro escolar de Murça

Murça Tua_mexia_socas

José Sócrates, inaugurou o que classificou de um exemplo da escola pública com que sonhou para o país

O primeiro-ministro, José Sócrates, inaugurou hoje em Murça o que classificou de um exemplo da escola pública com que sonhou para o país e que é a primeira no interior a dispor da rede de nova geração de Internet.

José Sócrates começou o seu discurso expressando a grande satisfação por encontrar no centro escolar de Murça “aquilo que estava no espírito do Governo” e aquilo com que “sempre sonhou”.

“Estou tão alegre quanto vocês porque eu sonhei com isto há uns anos atrás: sonhei com uma escola com bonitas cores, com moderna arquitectura, sonhei com uma escola com as mais modernas tecnologias, sonhei com numa escola do futuro”, partilhou com a assistência.

O primeiro-ministro fez um discurso de defesa da escola pública apontando os resultados de nos últimos cinco anos o Governo ter encerrado 3200 escolas com menos de 20 alunos para criar 350 centros escolares, com a abertura de mais 180 prevista para Setembro.

“A isto se chama uma revolução na nossa educação. Porventura há muito quem fale de reestruturação e reforma do Estado pois aqui está uma forma de reformar o Estado: chama-se a isto ter mais eficiência, concentrar os recursos, dar melhor aprendizagem, mas também gastar menos dinheiro”, afirmou.

Para o primeiro-ministro, o exemplo de Murça demonstra que se pode e deve “fazer mais pela escola pública, dar um contributo para a qualidade do ensino” para melhorar a capacidade e as qualificações dos portugueses.

“Mas só a escola pública proporciona igualdade de oportunidades: aqui não se rejeita ninguém, aqui acolhem-se todos”, acrescentou

O centro escolar de Murça é o primeiro a ser dotado da fibra óptica que vai levar Internet a todo o interior do país em dois anos, abrangendo 139 municípios, com um investimento de 182 milhões de euros, comparticipados em mais de 106 milhões pela União Europeia.

O primeiro-ministro realçou que “Portugal é o país que mais está a investir em fibra ótica e já cobriu, nos dois últimos anos basicamente todo o litoral, porque aí as próprias empresas investem nessa infra-estrutura, porque têm o número de clientes necessário para fazerem negócio com isso, o investimento é rentável”.

“Mas quando se trata do interior esse negócio para ser rentável exigiria preços muito altos a todos os subscritores da Internet de alta velocidade, por isso o que nós fizemos foi comparticipar para que os preços aqui no interior sejam iguaizinhos ao do litoral”, sustentou.

“A isto chama-se pela primeira vez agir para que não aconteça com a fibra óptica aquilo que aconteceu no passado com a televisão por cabo. O Estado dá aqui o exemplo que não quer que desta vez ninguém fique para trás”, acrescentou.

Esta tecnologia ligará serviços públicos, particulares e escolas de todo o país e não só nas principais cidades, como frisou Sócrates, apontando que “estas crianças têm as mesmas oportunidades que têm no Porto, em Lisboa, mas também lá fora, em Paris, Helsínquia, Berlim”.

“Nada hoje diferencia esta escola primária de qualquer escola na Europa. Nós hoje podemos competir com o que melhor há”, continuou.

O primeiro-ministro gostava que os anos de governação que protagoniza “ficassem recordados como um período em que se investiu nas renováveis, nas tecnologias, nas escolas, em que se investiu naquilo que faz parte do futuro”

Lusa, 2011-02-19

Murça Super

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty Centro Escolar de Murça foi o primeiro a ser dotado

Mensagem por Joao Ruiz Qua Mar 02, 2011 4:45 am

.
«Título de Excelência»

Murça Socas_murca

Centro Escolar de Murça foi o primeiro a ser dotado

O Centro Escolar de Murça é o primeiro a ser dotado de Rede de comunicações de Nova Geração em Trás-os-Montes e Alto Douro. Este projecto vai permitir levar a Internet de muito alta velocidade a todo o interior do País em dois anos, abrangendo 139 municípios, com um investimento de 182 milhões de euros, comparticipados em mais de 106 milhões pela União Europeia.

No momento da inauguração simbólica, José Sócrates referiu que “Portugal é o país que mais está a investir em fibra óptica e já cobriu, nos dois últimos anos basicamente todo o litoral, porque aí as próprias empresas investem nessa infraestrutura, porque têm o número de clientes necessário para fazerem negócio com isso, o investimento é rentável”.

O Primeiro-Ministro acrescentou que “quando se trata do interior esse negócio para ser rentável exigiria preços muito altos a todos os subscritores da Internet de alta velocidade, por isso o que nós fizemos foi comparticipar para que os preços aqui no interior sejam iguais ao do litoral”.

Segundo o Governante as Redes de Nova Geração ligarão serviços públicos, particulares e escolas de todo o País, permitindo que “estas crianças tenham as mesmas oportunidades que têm no Porto ou em Lisboa, mas também lá fora, em Paris, Helsínquia, Berlim. Nada hoje diferencia esta escola primária de qualquer escola na Europa. Nós hoje podemos competir com o que melhor há”.

Ao mesmo tempo que em Murça se realizada a primeira ligação à fibra óptica da região, no âmbito da criação da Rede de Nova Geração, o Presidente da Câmara de Murça, João Teixeira foi galardoado com o “Título de Excelência”, tendo recebido de uma forma simbólica, das mãos do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, o certificado que marca o arranque da implementação desta tecnologia em Trás-os-Montes e Alto Douro.

No final da cerimónia, João Teixeira, frisou que “abraçamos este projecto de corpo e alma e prova disso mesmo foi esta cerimónia”.
Com as Redes de Nova Geração abre-se um novo mundo de oportunidades na vida das empresas, na organização do Estado e muito em especial na vida dos cidadãos, assegurando-lhes o acesso a serviços de elevado padrão nas áreas da Saúde, da Educação, da relação com o Estado, do funcionamento empresarial e também no campo do acesso à informação e lazer. No campo da Saúde, as Redes de Nova Geração vão permitir o desenvolvimento da telemedicina, permitindo fazer consultas e diagnósticos e monitorizar intervenções cirúrgicas à distância. No campo da Educação vão potenciar um ensino baseado em conteúdos digitais altamente interactivo, e o concelho de Murça está na linha da frente, como concelho pioneiro na região.


, 2011-03-02
In DTM

Murça SHa_runaround

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua

Mensagem por Joao Ruiz Seg Mar 21, 2011 10:25 am

.
Murça dá assim o exemplo

Murça Barragem_tua1


Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Murça deliberaram unanimemente aderirem e aprovarem os estatutos tendo em vista a criação e constituição da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, que vai agregar os Municípios de Murça, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor e Mirandela e ainda a E.D.P. – Electricidade de Portugal, SA.

A criação desta Agência de Desenvolvimento do Vale do Tua que nesta fase de constituição tem a sede provisória na cidade de Mirandela vai ter uma percentagem de valor societário geral de 49% para a EDP e 51% de igual valor para os referidos cinco municípios, pretende-se no seu âmbito geral projectar o desenvolvimento do vale do tua no contexto da constituição da Barragem do Tua.

O Município de Murça na perspectiva dinâmica do presidente João Teixeira, que numa primeira fase tudo fez para que a cota da barragem não ultrapassasse a NPA 170, objectivo contrários aos malefícios que outra cota superior poderia trazer para o seu território municipal.

O autarca murcense considera «que a agregação directa do valor de 9 milhões de euros pela parte da EDP e o posterior plano de evolução e crescimento da Agência irá contribuir para que o Vale do Tua progrida no geral e o Município de Murça em particular veja valorizar e potenciar o desejado desenvolvimento socioeconómico».

O Município de Murça tem a ganhar com esta decisão, na totalidade do seu território e especialmente na zona territorial que da sede do município se dirige a zona pluvial da barragem.

A interligação da A4 – Auto-Estrada Transmontana ao espelho de água, constituído pela barragem irá ser um factor de desenvolvimento económico do concelho de Murça.

A criação da Agência de Desenvolvimento deve ser perspectivada no geral ao nível do território que abrange os municípios do vale do tua e não somente ao nível individual, pelo que o potencial humano e territorial que a criação do auto-emprego ou do emprego directo, é desejo de todos os autarcas.

Murça dá assim o exemplo democrático e responsável ao aprovar a adesão e os estatutos. A partir de agora o importante é a implementação de planos concretos para que se passe do papel à acção e isso é uma responsabilidade de todos os intervenientes e protagonistas institucionais e empresários ao nível local, regional e nacional, refere de forma convicta, implacável e determinada o autarca de Murça, João Teixeira, que desta forma sente ver concretizado um plano que sempre defendeu.

, 2011-03-21
In DTM

Murça Amigos

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty VII Feira do Azeite, do Vinho e Produtos Regionais

Mensagem por Joao Ruiz Qui maio 05, 2011 6:00 am

.
6 a 8 de Maio

VII Feira do Azeite, do Vinho e Produtos Regionais

Câmara de Murça promove mostra de produtos regionais durante este fim-de-semana para incentivar o empreendedorismo local.

Começa, esta sexta-feira e prolonga-se até domingo, a Feira do Azeite, Vinho e Produtos Regionais de Murça, em simultâneo com as comemorações do Dia do Município.

Dias de festa para a Vila de Murça que têm o objectivo de “promover um espaço de divulgação destes produtos e, ao mesmo tempo, servir de incentivo à produção local de modo a valorizar, promover e divulgar os produtos endógenos do concelho, bem como estimular a microeconomia ao nível familiar, incentivando o empreendedorismo”, explica o presidente do Município, João Teixeira.

A edição de 2011 vai decorrer como é habitual no Jardim do Paço, onde os visitantes poderão encontrar um vasto conjunto de participantes, nomeadamente produtores locais com o melhor dos seus produtos e associações culturais do município, pois representam uma vertente muito importante da cultura concelhia e o artesanato. O visitante irá encontrar uma diversidade de produtos desde o vinho, o azeite, o queijo de ovelha, os enchidos, os doces conventuais, o mel e outros produtos da terra.

Relativamente ao programa da feira, a noite do dia 6, será preenchida por representações medievais, seguindo-se um espectáculo de música tradicional portuguesa, com a participação do grupo Mar de Pedra. Já no sábado, pelas 16 horas será a vez do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, presidir à inauguração do novo Pavilhão Desportivo de Murça.

Domingo, dia de Feriado Municipal, pelas 9h30, terá lugar o hastear de bandeiras e guarda de honra pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Murça, Banda Marcial de Murça e Guarda Nacional Republicana. Pelo período da tarde, a animação estará a cargo de mais um Festival Etnográfico e Folclórico, com a participação de grupos da região.

, 2011-05-05
In DTM

Murça Smilie34[quote]

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty Feira do Azeite, do Vinho

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 16, 2011 8:19 am

.
Feira do Azeite, do Vinho

Murça Murca_feira

Murça promoveu Produtos Regionais do concelho

Pelo sétimo ano consecutivo a Câmara Municipal de Murça promoveu a Feira do Azeite, do Vinho e Produtos Regionais, que este ano decorreu entre 6 e 8 de Maio no Jardim do Paço.

A edição do presente ano contou com a presença aproximada de 30 expositores, sendo a grande maioria oriundos do Município de Murça.
Segundo a autarquia o objectivo principal deste certame consistiu uma vez mais em “promover os produtos da terra, fundamentalmente o azeite e o vinho que são dois produtos com bastante significado na economia do concelho”.

Esta mostra organizada pela autarquia de Murça, contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, que no sábado esteve de visita a Murça, para presidir à inauguração do moderno Pavilhão Desportivo local. No entanto o governante fez questão de visitar o certame acompanhado pelo presidente do Município, João Teixeira e de diversas personalidades locais e regionais.

Já no dia anterior foi a vez de Fiorello Primo, Presidente da Associação “I Borghi più belli d Itália” que ao lado de João Teixeira inaugurou simbolicamente a sétima edição da mostra.

A Feira do Azeite, do Vinho e Produtos Regionais nasceu em 2004, integrada nas comemorações da Semana do Município de Murça, como um espaço de exposição de artesanato e feira do livro. No ano seguinte recebeu o azeite, o vinho e a doçaria.
Para acolher mais visitantes, a Feira poderá ser já em 2012 transferida para o Pavilhão Desportivo, o que permitirá dar uma nova dinâmica ao evento.


, 2011-05-16
In DTM

Murça Rolleye

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty Parque Urbano de Murça

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jul 27, 2011 5:27 am

.
Parque Urbano de Murça

Murça Murca_parque_urbano

Comparticipada no valor de 85% pelo Programa ON2-Norte

O Parque Urbano de Murça é uma infra-estrutura básica e estrutural para a beleza e bem-estar da vila de Murça e de todas as populações do nosso concelho.

É uma grande obra, apoiada em 85% do valor total do investimento, pelo governo português, com um apoio apenas de 15% de verbas da autarquia, e está inserida no Programa de Regeneração Urbana para a vila de Murça.

A Câmara de Murça vai apenas gastar 250.000,00€ (duzentos e cinquenta mil euros) nesta obra que vai ser a “sala de visitas” da nossa terra de Murça.
Vai ser construído um espaço verde ajardinado, um pequeno anfiteatro e equipamento de lazer para crianças, jovens e adultos, com ar refrescante e não um “lago” como alguns que não são a favor do desenvolvimento da nossa terra, pretendem divulgar na “praça pública”.

A determinação da Câmara é construir neste mesmo espaço, um equipamento que vai possibilitar a venda dos nossos produtos regionais, um espaço de bar e esplanada e de circulação para descontrair nos momentos de lazer. Serão construídos passeios amplos desde a rotunda do Jardim de S. Miguel, à rotunda da Avenida de Europa.

Ainda no âmbito desta obra vai ser construída uma “rotunda de circulação”, em frente ao edifício da Adega Cooperativa e ao Jardim Herói Milhões, construído o complemento das infra-estruturas necessárias ao escoamento de águas pluviais da Avenida da Europa e de redes de saneamento básico daquele sector da vila de Murça, ligando à ETAR, existente por baixo da A4.
Vai ser de igual forma construído, mesmo do lado e na linha frontal ao posto de abastecimento de combustíveis, um Parque de estacionamento para Autocarros. Para os que chegam e partem e para aqueles que pretendem ficar mais tempo.

A Câmara Municipal de Murça depois de construir o Estádio Municipal, o Pavilhão Desportivo, o grandioso Centro Escolar de Murça e o edifício do Centro Cultural, a Avenida da Europa, o Bairro Social da Barroca e outras obras mais, fez a boa opção, obteve o apoio financeiro e deitou mãos à obra para construir aquele que vai ser uma das mais emblemáticas na vila de Murça e vai marcar a imagem da nossa terra.

Esta obra no valor de 1.380.000,00€ (um milhão trezentos e oitenta mil euros), como disse comparticipada no valor de 85% pelo Programa ON2-Norte – Programa de Regeneração urbana, vai estar concluída no mês de Abril de 2012, para ser utilizada por todos nós no Verão de 2012.

, 2011-07-27
In DTM

Murça 12060

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty Relações bilaterais entre Murça e a cidade de Spello

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 15, 2011 7:03 am

.
Produtores de Vinhos em Itália

Murça Murca_italia

Relações bilaterais entre Murça e a cidade de Spello

A Câmara Municipal de Murça organizou e apoiou a deslocação a Spello – Itália, de uma comitiva de 9 (nove) produtores de vinhos de Murça, sendo a delegação murcense, liderada pelo Presidente da Câmara, Dr. João Teixeira.

Esta visita oficial e institucional, à região de Umbria, em Itália, enquadrou-se no âmbito das relações bilaterais entre Murça e a cidade de Spello, situada no triângulo, Assis – Perugia – Florença e Roma e foi contextualizada na organização em Spello da “Festa do Oleo Novo” tendo a Câmara de Murça feito deslocar uma viatura oficial que transportou cerca de um milhar de garrafas de vinho, de marcas referenciadas com os respectivos produtores, tendo a Adega Cooperativa de Murça apresentado a mais significativa quantidade e variedade.

Estiveram assim presentes na exposição organizada no Município de Spello; a Adega Cooperativa de Murça e os vinhos dos produtores e engarrafadores individuais e sediados em Murça: Quinta de Jorjais (Manuel Borges); Águia de Moura (Martim); Paredes Meias e Cabeça Ouro (António Boal); Castro Malheiro (Noura); Seistornas (Murça) e S. Sebastião (Murça).

O impacto desta presença foi enorme tendo o executivo municipal da cidade de Spello, o Sindaco (presidente) Sandro Vitali e todos os respectivos assessores, particularmente aqueles que têm a responsabilidade das relações internacionais Enzo Fastellini, recebido oficial e entusiasticamente a delegação de Murça.

Nesta data decorreu o 50º aniversário da organização festiva em Spello, tendo estado presentes diversas entidades oficiais da região da Umbria e de organizações agrícolas nacionais, sendo que a interligação com este município que produz essencialmente azeite é um bom facto para a organização conjunta de actividades similares ora em Spello ora mesmo em Murça.

A Câmara Municipal de Murça depois de mostrar nos últimos anos um apoio forte e inequívoco quanto a uma gestão profissionalizada na Adega Cooperativa de Murça e o apoio na cedência de terrenos e até financeiro para a construção do edifício da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça e a divulgação dos diversos produtos através da organização do evento que anualmente realiza em Maio, a “Exposição – Feira do Azeite, do Vinho e dos Produtos Regionais”, mostra com esta atitude apoio também aos produtores e empresários que a nível individual desenvolvem o sector produtivo e comercial dos vinhos de Murça.

João Teixeira, o dinâmico Presidente da Câmara de Murça mostra-se satisfeito com o êxito desta missão e refere que o mês de Maio será a data definida para que seja assinado o Protocolo final da Geminação entre Murça e Spello e que outras delegações efectuem intercâmbios a diversos níveis.

No imediato será o intercâmbio de escolas e de jovens estudantes que de Murça irão a Spello no próximo mês de Abril, tal como aconteceu com a deslocação de 20 alunos de Spello que estiveram em Murça no passado mês de Setembro, bem como, uma delegação de 24 pessoas de Spello, no mês de Agosto para construírem um inédito tapete de flores.

, 2011-12-15
In DTM

Murça Slap

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty Vítima da explosão em Murça com fraturas na face e perna

Mensagem por Joao Ruiz Ter Abr 24, 2012 8:22 am

.
«É incrível a destruição»

Murça Murca_explosao

Vítima da explosão em Murça com fraturas na face e perna

O homem de 67 anos, que ficou ferido numa explosão esta manhã, em Murça, teve fraturas ao nível da face e pernas, mas os sinais vitais estão estáveis.

Segundo disse à Lusa fonte da unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), ainda estão a ser feitos exames à vítima, que se encontra no serviço de ortopedia e cirurgia.

Na sequência da explosão de que foi vitima esta manhã, o homem chegou ao hospital com fraturas na face e perna esquerda, mas que se encontra estável do ponto de vista de sinais vitais.

A Polícia Judiciária (PJ) está no local a investigar as causas da explosão que atingiu uma residência na freguesia de Jou, concelho de Murça.

O presidente da Junta de Freguesia de Jou, Carlos Silva, disse à Agência Lusa que se suspeita que a explosão tenha tido origem no gás acumulado na habitação, explicando que as botijas de gás foram encontradas intactas.

O autarca referiu que a vítima se encontrava na casa de banho quando ocorreu o acidente, tendo ficado soterrado nos escombros.

É incrível como alguém sai vivo deste emaranhado de telhas, cimento, ferro e blocos\\", afirmou. A mulher, que estava no quarto, não teve ferimentos.

Carlos Silva acrescentou que a habitação ficou inabitável e que o casal será realojado em casa de familiares.


JN, 2012-04-23

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty Câmara de Murça entre os Municípios Portugueses

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jun 24, 2012 6:49 am

.
Pagamento em 13 dias

Murça Murca_camara

Câmara de Murça entre os Municípios Portugueses

Recentemente a Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL), anunciou o Prazo Médio de pagamento a fornecedores, registado pelos Municípios Portugueses.
Com base nestes dados o Município de Murça evidência alterações significativas nos seus indicadores financeiros que interessa revelar.

É do conhecimento público que a consolidação das finanças municipais se encetou com a aprovação do plano de saneamento financeiro no mês de abril do ano de 2011, cujos pressupostos têm sido cuidadosamente cumpridos, e aprovados nos órgãos próprios do Município. Semestralmente são também avaliados pelo Ministério das Finanças e da Administração Pública e pelo Tribunal de Contas em sede de homologação do Relatório e Contas anual.

Este processo tem exigido uma prática de melhoria dos procedimentos e interação das diversas componentes instrumentais e operacionais da organização, cujo paradigma ao nível dos seus indicadores financeiros começa a inverter-se. Exemplo disso, entre outros, é a redução do Prazo Médio de Pagamento a fornecedores de 283 dias, registado a 31 de dezembro de 2010 para 118 dias, registado a 31 de dezembro de 2011.

No entanto, este indicador teve o seu apogeu com o último resultado indicado pela DGAL, reportado a 30 de março de 2012, que coloca o Município de Murça entre os Municípios Portugueses que melhor pagam a fornecedores, com o Prazo Médio de Pagamento de 13 dias.

Segundo João Teixeira, presidente da Câmara de Murça “estes dados reforçam uma vez mais o facto de que é possível através de uma gestão responsável e eficiente, sem deixar de realizar importantes investimentos, atingir resultados financeiramente positivos que se refletem de uma forma direta na vida das pessoas e empresas”.

, 2012-06-18
In DTM

Murça Images?q=tbn:ANd9GcRNdGANjJSQzA2M1ByCP37azV990sTABxpc2rAX5DqHTzx1ZzrOKpkj

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty Parque Urbano inaugurado no dia da Festa do Emigrante

Mensagem por Joao Ruiz Qui Ago 09, 2012 8:13 am

.
«Sala de visitas» de Murça

Murça Parque_urbano_murca

Parque Urbano inaugurado no dia da Festa do Emigrante

O Parque Urbano de Murça, uma obra que teve um investimento de 1,3 milhões de euros, é inaugurado na quinta-feira, dia em que decorre a tradicional festa de homenagem aos emigrantes daquele concelho transmontano, anunciou a autarquia local.

O presidente da autarquia, João Teixeira, referiu que este parque de \\"lazer e de promoção\\" do município está enquadrado no Programa de Regeneração Urbana e vai ser \\"a verdadeira sala de visitas\\" de Murça.

A obra integra ainda um posto de venda de produtos locais e regionais, um espaço de parqueamento de autocarros e prevê, numa segunda fase, a reformulação da zona contígua à Adega Cooperativa de Murça e Jardim Herói Milhões.

O parque foi construído com materiais da região, como o granito e o xisto, de forma a integrar-se na paisagem.

A festa de inauguração foi programada para 09 de agosto, no mesmo dia em que decorre a tradicional Festa do Emigrante.

\\"Esta é uma obra inaugurada pelos representantes do povo de Murça e para que a população da vila e do concelho, dela usufruam\\", afirmou João Teixeira.

Tal como muito outros concelhos transmontanos, Murça é um concelho de emigrantes e, por isso mesmo, a sua população praticamente duplica no mês agosto, quando regressam à terra natal.

Muitos naturais deste município espalharam-se por países como Luxemburgo, França ou Suiça à procura de melhores condições de vida.

A aldeia de Fiolhoso, no concelho de Murça, é mesmo conhecida como \\"a mais luxemburguesa de Portugal\\", visto que a maioria dos seus emigrantes rumou até aquele país.

Durante o ano a freguesia não terá mais de 200 habitantes, já no verão, a aldeia ganha nova vida com a chegada de centenas de emigrantes.

A emigração para o Luxemburgo começou nos anos 60 e, no início dos anos 70, os portugueses já eram a maior comunidade de estrangeiros no país. São atualmente quase 18 por cento da população, estão espalhados por todo o país e todos os anos continua a haver uma nova vaga de emigração portuguesa.

\\"Esta obra é uma homenagem a todos aqueles que ao longo da vida e da história deram o melhor de si para o desenvolvimento do município e concelho de Murça\\", sustentou o presidente da autarquia.

Lusa, 2012-08-08

Murça Images?q=tbn:ANd9GcQhTKplr06OLso4BEiDhxKDE2ELVom0kBSrBf2V4Ysuwu_WOH8B10po

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty Murça oficializou geminação com Spello

Mensagem por Joao Ruiz Qua Set 19, 2012 8:31 am

.
Aproximar os cidadãos

Murça oficializou geminação com Spello

A vila de Murça oficializou a geminação com a cidade de Spello, situada no vale da Umbria, em Itália, numa cerimónia que decorreu no dia 8 de Setembro, no edifício da Câmara Municipal.

Uma delegação institucional de Spello, constituída por vinte e sete elementos, confirmaram em Murça a assinatura deste pacto de geminação, um acto que já tinha sido realizado na cidade italiana, em 9 de Junho de 2012, também com a presença de uma delegação murcense.

Cinco anos depois da assinatura de uma parceria de amizade, já na altura por João Teixeira (Murça) e Sandro Vitalli (Spello), desenvolveram-se até então diversos intercâmbios, estabeleceram-se contactos institucionais e oficiais, entre as duas localidades europeias, através das suas colectividades e instituições, organizaram-se actividades e eventos entre Murça e Spello, com a particular incidência manifestada na Festa do Azeite novo e da Infiorata em Spello que acontece anualmente por alturas do Corpo de Deus na, bem como no Dia do Município, época das vindimas e Festa do Emigrante, em Murça.

No anos de 2011 e 2012, o intercâmbio institucional e social intensificou-se com a organização entre a comunidade estudantil do Centro Escolar de Murça e a escola local de Spello, uma iniciativa que já envolveu dois grupos de jovens estudantes que partiram à descoberta de Murça, por parte das crianças italianas, e Spello por parte dos jovens murcenses.

Aproximar os cidadãos

Também no ano 2011, em grupo de produtores de vinho oriundos do concelho de Murça, estiveram na cidade italiana, onde participaram numa pequena mostra para promover os vinhos de Murça.
Para João Teixeira, presidente da Câmara de Murça “as geminações são um instrumento indispensável para facilitar a aproximação entre os cidadãos, as comunidades, os povos e as nações.

Estabelecer alianças entre municípios permite estabelecer relações institucionais que possibilitam o conhecimento das vivências, o intercâmbio de ideias, experiências e soluções, numa Europa que se pretende mais forte e unida, mas também no Mundo cada vez mais global”.

O autarca lembrou que foram estes os princípios estabelecidos no acordo de geminação assinado entre Murça e Spello, no passado dia 9 de Junho, um pacto agora reforçado em Murça.

A recepção aos “spelitanos” aconteceu junto ao edifício dos Paços do Concelho, onde o executivo camarário presidido por João Teixeira marcou presença, para além do presidente da Assembleia Municipal, Belmiro Morais Vilela e outras entidades.

Jornal Nordeste, 2012-09-18

Murça Images?q=tbn:ANd9GcRxrL_9iIhmuDZXoNlKFrwFktO_cTHbM8Lx2K2vgHAw_KztDMtQ1w1s

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty GNR alerta para burlas com nova nota de 5 euros

Mensagem por Joao Ruiz Qua maio 01, 2013 8:30 am

.
Ações de esclarecimento

GNR alerta para burlas com nova nota de 5 euros

A três dias da entrada em circulação da nova nota de cinco euros, a GNR realizou esta segunda-feira, em Murça, uma ação de sensibilização junto dos idosos para alertar e prevenir a ocorrência de burlas.

O governador do Banco de Portugal (BdP) presidiu também, em Lisboa, a uma sessão de apresentação da nova nota, que começa a circular em Portugal a partir de quinta-feira.

A substituição de notas é já um dos \"modos operandi\" a que os burlões recorrem para enganar as suas vítimas, principalmente os idosos, convencendo-os que as antigas vão sair de circulação.

O tenente José Pedro Silva, do destacamento de Vila Real, afirmou hoje que se prevê que a entrada em circulação da nova nota de cinco euros, na quinta-feira, seja usada como método para enganar os idosos.

Por isso mesmo, a Guarda está a insistir na realização de ações de esclarecimento junto desta camada da população.

Esta segunda-feira decorreu na Santa Casa da Misericórdia, em Murça, uma dessas iniciativas.

A falar para uma assistência de algumas dezenas de idosos, o comandante do posto da GNR de Murça, o segundo sargento Paulo Costa, alertou para o facto de as notas antigas de cinco euros continuaram \"válidas\" e \"em circulação\".

\"Isto é importante. Ninguém vai a vossas casas fazer a recolha das notas antigas. As duas vão ficar em circulação ao mesmo tempo\", salientou o comandante.

Paulo Costa referiu as diferentes entre as duas notas, principalmente a nível da cor, e frisou que a nova \"é mais segura e difícil de falsificar\".

\"Se alguém vos abordar ignorem ou chamem-nos logo. Podem continuar a usar os cinco euros antigos até que eles sejam depois recolhidos pelos bancos\", acrescentou.

No meio da plateia, uma senhora questionou o porquê da palestra.

\"Precisamente por causa das burlas de que os idosos são vítimas\", respondeu a cabo Luísa Vidazinha.

Só na área do Comando da GNR de Vila Real foram registadas 20 burlas entre janeiro e o final de março, oito das quais foram perpetradas a idosos. O valor burlado nestas ocorrências foi de 30.305 euros.

Em igual período do ano passado, a GNR contabilizou 21 casos de burlas, num valor de 31.297 euros.

Aurora Soledade, 86 anos e utente do Centro de Dia do Fiolhoso, concelho de Murça, considerou estas ações de sensibilização muito importantes. \"Só estão a fazer bem ao povo\", afirmou à agência Lusa.

A octogenária já sabia da nova nota mas garante que a informação \"nunca é demais\", até porque diz que já foi vítima de uma tentativa de burla e de um roubo de 50 euros.

\"Comigo já tentaram uma ocasião. Foram lá a minha casa uns senhores que diziam que eram do banco. Quando disse que ia chamar o meu filho foram-se embora. Eram pessoas bem apresentadas\", salientou.

O tenente José Pedro Silva disse que estas ações são para prosseguir.

À medida que as notas forem entrando em circulação vamos continuar a informar e vamos estar atentos à ocorrência de possíveis burlas utilizando este novo método\", sublinhou.

Até porque, explicou, em distritos como Vila Real, há muita população idosa, com baixa escolaridade, que vive isolada e que é um \"alvo apetecível pelos burlões devido à falta de informação\".

\"É uma preocupação constante durante todo o ano, de sensibilizar e informa-los para prevenir a ocorrência destes crimes, que nestes distritos, assume uma maior importância em termos de estatística criminal\", frisou.


JN, 2013-04-30

Murça Images?q=tbn:ANd9GcReSfIst5S5o0XAbz_yaqENMzMUcBSwewQQN5M-QjKg8vehCexAN3sE4Q

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty Associação de Jou assinalou 30 anos de existência em festa

Mensagem por Joao Ruiz Sáb maio 25, 2013 9:00 am

.
30.º aniversário

Associação de Jou assinalou 30 anos de existência em festa

Fundada sob a designação de Associação Cultural, Desportiva e Social de Jou (ACDSJ) em 10 de Maio de 1983, com 30 anos de existência, sempre se regeu pela democraticidade sendo hoje um meio de dinamização local...

...Tendo em vista não só uma simples ocupação de tempos livres, mas também e, fundamentalmente, uma função pedagógica no domínio da cultura, do desporto, da saúde bem como da realização integral da dignidade da pessoa humana.

Ao longo dos tempos a estrutura da ACDSJ tem vindo a crescer e a aproximar-se da realidade e das sensibilidades da comunidade local. Com núcleos que abrangem as áreas desportivas e culturais, são inúmeros desafios se colocam, hoje em dia, à estrutura associativa e a ACDSJ, em particular, tem procurado construir o seu próprio caminho envolvendo os seus associados na definição deste seu percurso.

Numa sociedade cada vez mais individualista, o papel das organizações, nestas circunstâncias, torna-se ainda mais delicado. O desafio de promover a participação associativa e o envolvimento da comunidade em geral, no caminho das nossas terras e do nosso concelho estimula os dirigentes associativos a progredir, a cativar os seus pares para objectivos comuns, a diferenciar as suas formas de actuação.

Para José Maria Costa, presidente da direcção da instituição jouense “foram muitas as conquistas obtidas ao longo destes trinta anos, objectivos traçados para obter outras tantas. As gentes de Jou estão de parabéns, pois esta associação é o resultado de muito esforço e dedicação das nossas gentes” acrescentando que “estes três dias de festa servem para relembrar o passado, mas para garantir que estamos atentos ao futuro”.

No âmbito das comemorações do 30.º aniversário da Associação Cultural, Desportiva e Social de Jou, António Fontinha realizou um agradável serão de contos da tradição oral portuguesa, na passada sexta-feira nas instalações da colectividade jouense. Contador exímio, tem contado um pouco por todo o país e também no estrangeiro, abrindo caminho aos vários contadores que se lhe seguiram.

De salientar que antes da apresentação do serão de contos com António Fontinha, foi inaugurada a Exposição de Pintura \"Moinhos\", da autoria de António Santos Silva.
No segundo dia, e para assinalar a juventude e irreverência, foram convidadas a Tuna Juvenil de Vila Real, a TRANSMONTUNA – Tuna Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a INTUBOTUNA – Tuna Académica da Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, um encontro que culminou numa noite numa animada para as gentes de Jou.

Já no domingo e último dia dos festejos, o teatro tomou conta da colectividade, onde também o Grupo de Cantares anfitrião se juntou para uma tarde cultural memorável.

A Associação Cultural, Desportiva e Social de Jou e os seus dirigentes estão de parabéns

NVR, 2013-05-20

Murça Images?q=tbn:ANd9GcTUueyxNPXVylxldCDKZg6DyCYWE6GgQ1mvjuIZ8bN_s24pAxMwFZ-S

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Murça Empty Re: Murça

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos