Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Da política...

Ir para baixo

Da política... Empty Da política...

Mensagem por Joao Ruiz Dom Ago 22, 2010 9:19 am

.
Votos desperdiçados na democracia

por PAULA SÁ
Hoje

Da política... Ng1333295

O politólogo José Bourdain afirma que o sistema eleitoral português é cada vez mais desproporcional

Há muitos votos desperdiçados na democracia portuguesa, sobretudo nas eleições legislativas. Muitos eleitores que se deslocam às urnas e colocam a cruz noutros partidos que não o PS ou o PSD se tivessem ficado em casa o resultado eleitoral final seria exactamente o mesmo. Esta é a conclusão de um estudo do politólogo José Bourdain, que tem alertado para a "crescente desproporcionalidade do sistema eleitoral" português.

O investigador do Instituto de Ciências Sociais afirma ao DN que esta situação conduz inevitavelmente à "desmotivação" desses eleitores e ao consequente aumento da "abstenção", visto não se sentirem representados.

O seu estudo revela que dos 22 círculos existentes no nossos sistema eleitoral, dito proporcional, apenas em cinco não é difícil aos pequenos partidos conseguirem eleger pelo menos um deputado: Lisboa, Porto, Braga, Setúbal e Aveiro. Precisamente os maiores círculos e os que elegem mais deputados.

E José Bourdain demonstra que a "tendência actual" de aumento de votos nos partidos médios, como o CDS, CDU (coligação do PCP com Os Verdes) e BE, faz com que haja muitos votos perdidos. Isto porque "estes partidos mesmo com votações em determinados círculos que percentualmente são superiores à média nacional, não conseguem representa- ção, levando assim a que o número de votos desperdiçados seja muito elevado".

Há exemplos para aquelas três forças políticas nas últimas legislativas. No caso do CDS, que obteve 10,42% a nível nacional e elegeu 21 deputados, conseguiu em Bragança 12,57% de votos e na Guarda 11,16% e não conseguiu eleger qualquer deputado por aqueles dois círculos. No que toca ao BE, que conseguiu 9,80% a nível nacional, também não elegeu qualquer deputado em Évora e Portalegre, onde obteve, respectivamente, 11,12% e 10,75%. O mesmo sucedeu com a CDU, com um resultado de 7,84% de votos nacionais e não elegeu nenhum deputado por Portalegre com uma votação de 12,87%.

"Esta situação é muito injusta para aquelas pessoas que vivem e votam nos círculos mais pequenos e com menor número de deputados candidatos à Assembleia da República", frisa o politólogo. José Bourdain, que defende a alteração do sistema eleitoral (ver texto em cima), considera que o actual sistema "é injusto e impróprio para a democracia", já que desde 1975 o número de eleitores cujo o voto não conta tem oscilado entre os 400 mil e os 500 mil.

In DN

Da política... Notsure

E a solução é...?!?!?!

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos