Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Corrupção leva Névoa a tribunal -Permuta dos terrenos do Parque Mayer pelos da Feira Popular

Ir para baixo

Corrupção leva Névoa a tribunal -Permuta dos terrenos do Parque Mayer pelos da Feira Popular Empty Corrupção leva Névoa a tribunal -Permuta dos terrenos do Parque Mayer pelos da Feira Popular

Mensagem por Socialista Trotskista Ter Set 16, 2008 6:35 am

Negócio: Permuta dos terrenos do Parque Mayer pelos da Feira Popular
Corrupção leva Névoa a tribunal



Arranca hoje o julgamento que coloca José Sá Fernandes frente ao sócio-gerente da Bragaparques, Domingos Névoa, acusado pelo Ministério Públicode tentativa de corrupção.


O caso remonta a Julho de 2005, quando José Sá Fernandes interpôs uma acção popular contra o negócio entre a Câmara de Lisboa e a Bragaparques, no âmbito da permuta dos terrenos do Parque Mayer pelos da Feira Popular.

Domingos Névoa terá oferecido duzentos mil euros a Sá Fernandes, actualmente vereador da autarquia lisboeta, para que este recuasse publicamente nas críticas feitas ao negócio e desistisse da acção interposta no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa.

O alegado suborno levou o Ministério Público a acusar Domingos Névoa do crime de corrupção activa por acto ilícito. A acusação é sustentada em conversas entre Domingos Névoa e Ricardo Sá Fernandes, irmão de José Sá Fernandes e advogado, que terá servido de ponte de diálogo entre os principais intervenientes – na verdade, mais não foi do que uma espécie de agente infiltrado, conseguindo a gravação de todas as conversas.

Em sua defesa, o gerente da Bragaparques argumenta que foi o irmão do vereador quem, antes deste episódio, lhe pediu 500 mil euros para a campanha autárquica de José Sá Fernandes, tendo depois reduzido o pedido para os 250 mil euros e, posteriormente, para 200 mil euros.

Contactado pelo CM, o vereador da Câmara de Lisboa adiantou que este caso, que apelida de "inacreditável", é apenas um exemplo entre muitos. "Domingos Névoa disse que esta não era a primeira vez que tinha uma atitude semelhante, isso está gravado", frisou. Por isso, Sá Fernandes tem motivos para acreditar que "va iser feita justiça".

Com esta acusação, Domingos Névoa incorre numa pena de prisão de seis meses a cinco anos. Até ao fecho desta edição o sócio-gerente da Bragaparques esteve incontactável.

"O HOMEM COMETEU UM CRIME": José Sá Fernandes , Vereador da Câmara de Lisboa

Correio da Manhã – Por que decidiu avançar com uma acusação de corrupção contra Domingos Névoa?

– O homem cometeu um crime e ficamos calados?

– O que é que está em causa?

– Domingos Névoa quis comprar--me. Dava-me 200 mil euros e em troca eu teria de fazer uma conferência de imprensa a dizer que me tinha enganado.

– Acha que esta acusação pode contribuir para acabar com a corrupção?

– Com certeza. Os corruptores têm de perceber que não é assim que resolvem os assuntos.

– Que expectativas tem em relação ao julgamento?

– Vai fazer-se prova e espero que Domingos Névoa seja condenado. Acredito que vai ser feita justiça.É exactamente isso que quero.

Janete Frazão

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=6FB06C3D-6FC2-42AB-9E5E-9AE70FB179E0&channelid=00000090-0000-0000-0000-000000000090

Socialista Trotskista

Pontos : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos