Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nozes e escorbúticos

Ir para baixo

Nozes e escorbúticos Empty Nozes e escorbúticos

Mensagem por Viriato Qua Set 08, 2010 12:44 pm

Nozes e escorbúticos

A endémica impotência do PSD, incapaz de sequer apresentar ideias que justifiquem uma discussão com fogareiros, devia ser alvo de estudos académicos. Donde vem? Os 10 anos de Cavaquismo, e suas múltiplas fortunas rápidas e crescentes, será causa fatal – tanto mais por se ter montado uma estrutura financeira e económica de suporte a esse intrincado tecido social laranja, a qual se prolongou pelos 13 anos seguintes: a SLN e o BPN. Um dos prováveis efeitos da abundância material é o de criar lassidão e nojo nas gerações seguintes, faltando berço. Os que nascem na abastança resultante das benesses do Poder, esses novéis filhos-família, sofrem de amnésia filogenética, acreditam em milagres a crédito. Por essa razão, não há sangue novo no actual PSD, não aparecem talentos. Os que nasceram nos anos 70 e 80, nas famílias que se deram bem no Cavaquistão, foram para as melhores escolas, encheram a pança de prazeres dispendiosos e estão agora em condomínios fechados, ou no estrangeiro, a maldizer a piolheira pátria a partir dos seus rendimentos anafados. Resultado: os novos recusam a política, que consideram suja e perigosa, e os mesmos continuam na mesma. E assim nos vimos em 2008 e 2009 a ter de suportar a miséria ética e política de Ferreira Leite, Pacheco Pereira e Cavaco Silva – figuras que têm décadas de gasto, são consortes da situação.

Mas há outra razão, trágica para o País nas suas consequências, que advém do deserto cultural daquela organização. O PSD, depois de Sá Carneiro e Balsemão, é apenas um partido de advogados de província, incluindo os alfacinhas, nesse sentido em que estão convencidos de estarem a palestrar para borregos. A sua competência não é a intelectual, que pede a humildade do estudo e a grandiosidade do ideal, é a feirante. Passam o dia a tentar vender colchas e atoalhados e a brigarem uns com os outros, trôpegos de empáfia. Os publicistas do PSD, desta ou daquela ala, tresandam a banalidade e decadência. Cheira a tasca na Lapa, um território onde ninguém confia em ninguém por se conhecerem todos muito bem. As vantagens de poderem encher a comunicação social com qualquer mensagem a qualquer momento e na duração que quiserem – utilizando a SIC, TVI, Expresso, Público, Sol, Correio da Manhã e Renascença, a que se junta a equanimidade da RTP e o arrasto da restante comunicação social – é desperdiçada por nada terem de relevante para dizer, propor, fazer. Chega-lhes a chicana, ficam satisfeitos por ladrar e mostrar os dentes em péssimo estado.

Como navegadores há muito sem verem terra, reduzidos à penúria cívica e insalubridade política, estes indivíduos teriam de conseguir descascar a laranja bem antes de pensarem em abrir as nozes que os deuses lhes dão.

Publicado por Val
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos