Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Media: Conselho de gerência do DN Madeira diz que Alberto João Jardim quer "matar" o jornal

Ir para baixo

Media: Conselho de gerência do DN Madeira diz que Alberto João Jardim quer "matar" o jornal Empty Media: Conselho de gerência do DN Madeira diz que Alberto João Jardim quer "matar" o jornal

Mensagem por Kllüx Qua Set 22, 2010 8:25 am

Media: Conselho de gerência do DN Madeira diz que Alberto João Jardim quer "matar" o jornal



O gerente executivo do Diário de Notícias da Madeira, José da Câmara, acusou hoje o presidente do governo regional, Alberto João Jardim, de querer “matar” esta publicação e advertiu que vai avançar com processos para os tribunais nacionais e internacionais.

O conselho de gerência do Diário de Notícias da Madeira foi hoje ouvido na Comissão Parlamentar de Ética na sequência de um requerimento do CDS-PP sobre a eventual distorção no mercado dos media na Região, matéria que já foi alvo de uma deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

A ERC considera que o governo regional da Madeira “está a por em risco objetivo e grave” a pluralidade na imprensa, ao atribuir apoios financeiros à proprietária do Jornal da Madeira, de que é acionista.

Entretanto, o conselho de governo madeirense decidiu recorrer ao Tribunal Administrativo pedindo a anulação da deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), na sequência das queixas relacionadas com os apoios ao Jornal da Madeira.

Na audição parlamentar de hoje o gerente executivo da empresa, José da Câmara, disse que a intenção do governo regional “é clara” no sentido de querer “encerrar a empresa” asfixiando-a financeiramente ao apoiar “com dinheiros públicos” o Jornal da Madeira transformando-o inclusivé em jornal gratuito.

“Vamos para os tribunais nacionais e internacionais mas será que a empresa aguenta? Qualquer dia o Jornal da Madeira fica sozinho. A continuar a situação como está é muito difícil a empresa Diário de Noticias aguentar, uma concorrência destas é para nos matar”, disse, adiantando que, por enquanto, existe a garantia de que não haverá novos despedimentos devido ao esforço feito pela empresa.

A empresa dispensou recentemente 38 trabalhadores.

Já o presidente do conselho de gerência da Empresa Diário de Notícias (EDN), Michael Blandy, proprietária do jornal, garantiu aos deputados que a situação da imprensa na Madeira é "insustentável" .

Para Michael Blandy, o presidente do governo regional da Madeira mais do que querer acabar com o Diário de Notícias pretende “colocá-lo de joelhos para impor a sua opinião”.

O presidente da EDN frisou que são “acusados de ser o jornal da oposição. Não queremos ser nada disso, esse não é o papel do nosso jornal. Nas nossas páginas são publicadas opiniões de todas as cores políticas".

Além da audição de hoje, os deputados aprovaram, com os votos contra do grupo parlamentar do PSD, a audição dos presidentes da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e da Autoridade para a Concorrência (AdC) sobre a distribuição da publicidade institucional na Madeira.

As duas entidades já se pronunciaram sobre esta matéria, tendo a AdC feito em 2009 uma recomendação indicando a necessidade de o governo regional notificar a Comissão Europeia sobre os auxílios financeiros atribuídos ao Jornal da Madeira.

Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos