Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Banca já vendeu em leilão mais de 1600 casas

Ir para baixo

Banca já vendeu em leilão mais de 1600 casas Empty Banca já vendeu em leilão mais de 1600 casas

Mensagem por Joao Ruiz Seg Set 27, 2010 8:22 am

.
Banca já vendeu em leilão mais de 1600 casas

por PAULA CORDEIRO
Hoje

Banca já vendeu em leilão mais de 1600 casas Ng1346889

Até meados de Setembro realizaram-se 40 leilões. Um negócio feito com emoção.

Os portugueses acorrerem cada vez mais aos leilões de imóveis que estão nas mãos dos bancos. Seja para a compra de casa própria, seja com mero investimento, estes acontecimentos estão em forte crescimento e com taxas de venda cada vez mais elevadas.

Ao longo do corrente ano, foram já vendidas cerca de 1600 casas em leilão, contra cerca de duas mil ao longo de todo o ano de 2009. Estes são valores recolhidos pelo DN junto das duas únicas leiloeiras a actuar no mercado imobiliário, a Luso-Roux e a Euro Estates.

Até meados do corrente mês, tinham sido realizados 40 leilões, 23 pela Luso-Roux e 17 pela Euro Estates, num total de 2400 imóveis colocados e com a taxa de venda em torno dos 70%.

No caso da Luso-Roux, estes eventos traduziram-se em 860 imóveis vendidos, num total de 51 milhões de euros, como revelou ao DN a sua directora comercial, Ana Luisa Ferro. "No período homólogo de 2009, havíamos realizado 18 leilões, tendo vendido 690 lotes, correspondentes a 45 milhões de euros", afirmou esta responsável.

No caso da Euro Estates, que já colocou cerca de mil casas e vendeu 760, o seu director comercial, Diogo Livério, adiantou-nos que estão agendados mais onze leilões até final do ano.

São indicadores da forte procura desta forma de compra, através da qual se consegue adquirir uma casa com um preço base de licitação 30% a 35% abaixo do seu valor de mercado, ou seja, da avaliação feita pelo banco. No entanto, em alguns casos, o interesse à volta de determinados imóveis é tal, que o preço final alcançado quase duplica o de licitação (ver caixa). São bons negócios, especialmente para os seus proprietários, os bancos. Não esquecer que estas vivendas e estes apartamentos estão nas mãos dos bancos devido à execução de hipotecas, após os seus anteriores proprietários terem deixado de pagar o crédito.

Para quem compra, são, muitas das vezes, negócios celebrados com alguma emotividade, pois adquire-se aquela casa que se procura ou que se situa precisamente no local pretendido.

Mas se a compra de imóveis em leilão está a aumentar, as condições de crédito mais vantajosas que os bancos concedem nestes eventos estão a agravar-se.

Como referiu Ana Luisa Ferro, os bancos já não estão a conceder financiamentos a 100% nos leilões, passando a exigir mais garantias, como por exemplo, fiadores. No leilão a que o DN assistiu ontem (ver texto em baixo), a relação financiamento/garantia concedida pelo banco presente, o Millennium bcp (proprietário dos imóveis), era de 70%.

As maiores restrições na concessão de crédito, em resultado da actual crise financeira, também chegaram aos leilões. No entanto, as vantagens de preço desta forma de venda continuam a ditar o seu crescente sucesso.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos