Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espanha: Ministro do Interior diz que há "elementos suficientes" para suspeitar de treinos da ETA na Venezuela

Ir para baixo

Espanha: Ministro do Interior diz que há "elementos suficientes" para suspeitar de treinos da ETA na Venezuela Empty Espanha: Ministro do Interior diz que há "elementos suficientes" para suspeitar de treinos da ETA na Venezuela

Mensagem por Kllüx Ter Out 05, 2010 2:44 pm

Espanha: Ministro do Interior diz que há "elementos suficientes" para suspeitar de treinos da ETA na Venezuela


O ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, afirmou hoje que existem "elementos suficientes" para dar "credibilidade" à suspeita de que dois membros da organização separatista basca ETA tenham sido treinados na Venezuela em 2008.

Em declarações aos jornalistas, o governante espanhol salientou que tal não implica que o governo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, "tivesse a ver com estes treinos". De acordo com Rubalcaba, "não há nenhuma prova, nem nada que permita sequer imaginar" que o executivo de Caracas esteja ligado a este assunto.

O governo de Madrid solicitou, na segunda feira, informações à Venezuela depois de dois supostos membros do grupo separatista ETA terem afirmado à justiça espanhola que receberam, entre junho e agosto de 2008, treino militar naquele país sul americano, adiantaram fontes governamentais.

Documentos judiciais divulgados na segunda feira com a ordem de prisão de Javier Atristain e Juan Carlos Besance citam diligências e declarações, dando conta de que ambos foram instruídos no território venezuelano após passarem por cursos de formação básica em França.

"Não há nenhum dado, nenhuma afirmação dos alegados etarras que permita inferir, coligir, nem sequer suspeitar de que o Governo venezuelano tenha a ver com isto", reiterou hoje Alfredo Pérez Rubalcaba.

As declarações do ministro do Interior espanhol surgem na sequência do desmentido do Ministério de Relações Exteriores da Venezuela, na segunda feira, acerca de eventuais vínculos de Caracas aos dois alegados membros da ETA.

"O governo venezuelano não está vinculado, de maneira nenhuma, a alguma organização terrorista, especialmente ao grupo basco Euskadi Ta Askatasuna (ETA). Nós reiteramos a nossa mais enérgica condenação ao terrorismo em todas as suas formas e manifestações", afirmou o Ministério em comunicado.

Javier Atristain e Juan Carlos Besance foram detidos na semana passada na província espanhola de Guipúzcoa, no País Basco, norte de Espanha, e são acusados de posse de armas e explosivos e de envolvimento com o terrorismo.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos