Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manoel de Oliveira quer pôr em filme mais um livro de Agustina Bessa-Luís

Ir para baixo

Manoel de Oliveira quer pôr em filme mais um livro de Agustina Bessa-Luís Empty Manoel de Oliveira quer pôr em filme mais um livro de Agustina Bessa-Luís

Mensagem por Vitor mango Dom Out 17, 2010 1:34 am

Manoel de Oliveira quer pôr em filme mais um livro de Agustina Bessa-Luís
Manoel de Oliveira manifestou, este sábado, a vontade de realizar mais um filme baseado numa obra de Agustina Bessa-Luís: “A Ronda da Noite”. O anúncio foi feito durante uma conferência sobre a vida e a obra da autora, inserida no Escritaria, festival literário que decorre desde sexta-feira até este domingo, em Penafiel, e que nesta edição é integralmente dedicado a Agustina Bessa-Luís. O mais velho realizador do mundo em actividade (fará 102 anos em Dezembro) lembrou, no Museu Municipal, a longa colaboração que manteve com a autora enquanto cineasta e frisou: “A Agustina faz-me falta. Faz falta à literatura portuguesa e mundial”.


"O cinema é o espelho da vida. Eu cá estou agarrado ao espelho da vida e, enquanto me deixarem filmar, filmarei", disse Manoel de Oliveira, adiantando, já no final da iniciativa, e caso "tenha vida" para isso realizará ainda mais uma obra de Agustina Bessa-Luís.
Manoel de Oliveira quer pôr em filme mais um livro de Agustina Bessa-Luís DSC05389
Escritora é "uma força da natureza"
Na conferência, coordenada pelo presidente da Câmara, Alberto Santos, participaram ainda Mónica Baldaque (filha da autora), Inês Pedrosa e Fernando Pinto do Amaral. Todos elogiaram o Escritari, considerado "original", a e falaram da obra da autora, dos seus livros, personagens e forma de escrita. "Os livros de Agustina têm a arte de ser a ampliação da vida. Em qualquer página encontramos qualquer coisa com que nos identificamos", disse Inês Pedrosa. A escritora afirmou ainda que o país não fez esforço suficiente para que a qualidade "universal" da escrita de Agustina Bessa-Luís chegasse à internacionalização.
Fernando Pinto do Amaral caracterizou a autora como "uma força da natureza" e dona de uma "inteligência em estado puro", alguém que "não roubou o lugar a ninguém" no panorama literário, criando antes o seu próprio espaço não se inserindo em nenhuma corrente de escrita.
Melhor forma de homenagem é a leitura
Manoel de Oliveira quer pôr em filme mais um livro de Agustina Bessa-Luís DSC05429
Por último, Mónica Baldaque sustentou que a melhor forma de homenagearem a mãe é ler a sua obra e entendê-la. Esta homenagem, referiu, constitui um estímulo de aproximação à sua leitura. No final da iniciativa, Mónica Baldaque confirmou que há obras inéditas de Agustina Bessa-Luís, incluindo aquele que seria o seu primeiro livro, que poderão vir a ser editadas.
Recorde-se que a 3.ª edição deste evento é totalmente dedicada à autora. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Penafiel em parceria com as Edições Cão Menor, transformou a cidade num palco de homenagem com arte de rua, workshops, conferências e exposições, entre outros.
Termina este domingo, com uma nova conferência coordenada por Luís Caetano com intervenções de Maria Barroso, João Botelho e Mário Cláudio, no Museu Municipal, às 15h00. Às 18h00 é exibido o filme "A Corte do Norte" de João Botelho, também no Museu.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos