Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Do mercado do Bulhão ao mercado da dívida

Ir para baixo

Do mercado do Bulhão ao mercado da dívida  Empty Do mercado do Bulhão ao mercado da dívida

Mensagem por Viriato Qua Nov 10, 2010 8:13 am

Do mercado do Bulhão ao mercado da dívida

Antes, abastecíamo-nos no mercado da Ribeira e no mercado do Bulhão. Hoje, perdidas as tradições, abastecemo-nos no "mercado da dívida".

Tomás Vasques

Os juros da dívida pública atingiram, esta manhã, os 7,1%, no "mercado da dívida" - palavra que entrou definitivamente no nosso vocabulário. Antes, abastecíamo-nos no mercado da Ribeira e no mercado do Bulhão. Hoje, perdidas as tradições, abastecemo-nos no "mercado da dívida". Aparentemente, parece não haver relação entre os mercados da Ribeira e do Bulhão e o "mercado da dívida".

Mas há. A mudança dos hábitos de consumo dos portugueses, (deixámos de frequentar os mercados tradicionais para entrarmos na voragem dos centros comerciais, dos stands de automóveis e nas agências de viagem), e a mudança dos meios de pagamento (substituindo as notas do Banco de Portugal que nos eram entregues como remuneração pelos cartões de crédito ilimitado) levaram-nos a percorrer o caminho até ao "mercado da dívida". Foi o ciclo do crescimento assente no investimento público e no consumo inaugurado pelos governos de Cavaco Silva e pela integração europeia. O Estado, as empresas e as famílias entregaram-se ao deboche e não mais pararam de aumentar as despesas.

A crédito, obviamente. A produção de riqueza não chegava para tanto esbanjamento. Agora, mesmo os mais optimistas já perceberam que temos de voltar aos mercados da Ribeira e do Bulhão. Nunca a expressão Vais pagar e com juros foi tão adequada à nossa situação.

Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos