Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Itália: Oposição apresenta moção de censura ao Governo de Berlusconi

Ir para baixo

Itália: Oposição apresenta moção de censura ao Governo de Berlusconi          Empty Itália: Oposição apresenta moção de censura ao Governo de Berlusconi

Mensagem por Kllüx Sex Nov 12, 2010 10:45 am

Itália: Oposição apresenta moção de censura ao Governo de Berlusconi



Roma, Itália 12/11/2010 17:37 (EFE AFP)

O principal partido da oposição italiana, o Partido Democrata, apresentou na Câmara dos Deputados uma moção de censura ao Governo de Silvio Berlusconi, com o apoio da Itália dos Valores, disseram hoje à EFE fontes partidárias.

Dario Franceschini, dirigente do PD na Câmara, escreveu ao presidente do hemiciclo, Gianfranco Fini, para que convoque os restantes líderes parlamentares e se decida a data da votação da moção.

"Finalmente chegou a altura de cada um assumir as suas responsabilidades políticas e pessoais, respondendo à sua consciência e ao país", disse o líder da Itália dos Valores, o ex-magistrado Antonio Di Pietro, em comunicado.

"Vamos mandar para casa este Governo que não atuou para o bem do país, limitando-se a tirar proveito das instituições para garantir a impunidade do primeiro-ministro", adiantou.

A iniciativa dos partidos da oposição coincidiu com o anúncio por parte do Povo da Liberdade, formação liderada por Berlusconi, de que está a preparar uma moção de confiança ao Governo antes do final do ano.

"Verificaremos qual é a orientação dos membros do Senado e da Câmara", disse aos jornalistas Fabrizio Cicchitto, líder parlamentar do PDL, acrescentando que esta verificação da confiança do parlamento terá lugar após a aprovação do orçamento, um processo que tem início na próxima semana no Parlamento e estará concluído a 13 de dezembro.

Se este voto de confiança mostrar que a orientação do parlamento é favorável ao governo, "iremos em frente", caso contrário, "a única solução democrática possível será eleitoral".

No domingo passado, Gianfranco Fini, ex-aliado de Berlusconi, pediu ao primeiro-ministro que se demita para que seja formado um novo governo com o apoio de uma maioria reforçada.

Na próxima segunda-feira, quando Berlusconi regressar da cimeira do G20 em Seul, os ministros e secretários de estado próximos de Fini deverão deixar o Governo, obrigando no mínimo a que Berlusconi remodele o Governo.

Apesar das divergências políticas, os apoiantes de Fini indicaram já que vão abster-se para que o orçamento seja aprovado.

Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos