O incidente ocorreu de manhã enquanto Obama jogava basquetebol com amigos e familiares em Fort McNair, uma base militar nos arredores de Washington.

"Depois de um adversário ter inadvertidamente batido com o cotovelo no lábio [de Obama] (...) o presidente levou 12 pontos e foi assistido pela equipa médica da Casa Branca", disse o porta-voz de Obama, Robert Gibbs.

Segundo a mesma fonte, a operação foi sob anestesia local, realizou-se na residência presidencial logo depois que o presidente voltou do jogo.

A Casa Branca revelou já esta noite a identidade do jogador que causou o ferimento. Trata-se de um funcionário do Instituto do grupo hispânico no Congresso, Rey Decerega, que, sem apresentar as suas desculpas, disse em comunicado que aprendeu que "o presidente é um adversário duro e um bom jogador".

A explicar o elevado número de pontos num ferimento no lábio, Gibbs disse que "a equipa médica que tratou Obama usou um fio mais fino que o normal" que apesar "de aumentar o número de pontos" resultará numa "cicatriz menor".