Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Informação revelada pela Wikileaks entala os EUA

2 participantes

Ir para baixo

Informação revelada pela Wikileaks entala os EUA Empty Informação revelada pela Wikileaks entala os EUA

Mensagem por Vitor mango Seg Nov 29, 2010 1:20 am

Informação revelada pela Wikileaks entala os EUA
02h20m
Augusto Correia *

O site Wikileaks, que já divulgara documentos classificados pelo Governo dos EUA sobre as operações militares no Afeganistão e no Iraque, libertou cerca de 250 mil novos documentos que "constituem a maior fuga de informação secreta de toda a história".

foto FABRICE COFFRINI/AFP
Informação revelada pela Wikileaks entala os EUA
Julian Assange, fundador da Wikileaks


Ignorando os avisos de Washington, mas, precavendo-se contra a reacção da Casa Branca e do Pentágono, que poderiam neutralizar o acesso ao site - que ontem, domingo, esteve incessível -, a Wikileaks libertou a informação a alguns jornais de referência e línguas várias: El País (espanhol), Le Monde (francês), The Guardian e New York Times (língua inglesa) e Der Spiegel (alemã).

A Casa Branca condenou "veementemente" a divulgação "irresponsável e perigosa", alegando que "tais revelações colocam em risco diplomatas, os serviços secretos e as pessoas que apelam aos EUA para que promova a democracia e um Governo transparente".

Segundo o El País, "o alcance destas revelações é de tal calibre que, seguramente, se poderá falar de um antes e um depois, no que diz respeito aos hábitos diplomáticos".

Na lista dos 15 mil documentos a que o El País teve acesso, de um total de 250 mil, há "comentários e relatórios elaborados por funcionários norte-americanos, com uma linguagem muito franca, sobre personalidades de todo o mundo".

Destaca-se, por exemplo, a suspeita norte-americana de que a política russa está nas mãos de Vladimir Putin, "que é considerado um político de perfil autoritário, cujo estilo pessoal machista lhe permite relacionar-se perfeitamente com Silvio Berlusconi".

Do primeiro-ministro italiano, revelam-se pormenores das suas "festas selvagens" e manifesta-se "a desconfiança profunda que desperta em Washington".

A diplomacia norte-americana demonstra também "pouco apreço" pelo Presidente francês, Nicolas Sarkozy, cujos movimentos para criar obstáculos à política externa dos Estados Unidos são "meticulosamente seguidos".

Os documentos "oferecem uma perspectiva inédita das negociações de bastidores tais como as praticam as embaixadas em todo o mundo", observa o New York Times.

O diário britânico The Guardian indica, por exemplo, que o rei Abdallah da Arábia Saudita instou os Estados Unidos a atacarem o Irão para pôr fim ao programa nuclear iraniano.

No conjunto dos mais de 250 mil telegramas do departamento de Estado dos Estados Unidos que abrangem um período até Fevereiro de 2010 e que incidem, na maioria, sobre os últimos dois anos, há ainda referências à Chanceler alemã, Angela Merkel, considerada "pouco criativa".

O secretário-geral da ONU, Ban ki-Moon, os seus assistentes e equipas, as agências da ONU, suas embaixadas e as organizações não governamentais ficaram, assim, sob a permanente espionagem dos diplomatas norte-americanos.

O correio diplomático divulgado pela Wikileaks reproduz os rumores sobre a suposta corrupção do primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan.

Num despacho datado de Maio de 2009, a embaixadora norte-americana Anne W. Patterson afirma que as autoridades paquistanesas recusaram uma visita de especialistas dos EUA às instalações nucleares no Paquistão.

Os documentos revelam, ainda, a forma curiosa como os diplomatas norte-americanos vêem alguns dos líderes mundiais. Da "pele fina" de Sarkozy aos "aspecto flácido" de Kim Jong-II.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117554

Ir para o topo Ir para baixo

Informação revelada pela Wikileaks entala os EUA Empty Re: Informação revelada pela Wikileaks entala os EUA

Mensagem por Vitor mango Seg Nov 29, 2010 1:24 am

Hoje manos ha a NET uma nova arma que nao contempla biscoitos e cha das tias
Fica tudo exposto e as tais <armas atomicas teem um lugar seguro
metidas no olho de quem as tem porque não podem ser empregadas no mundo actual
A NET vem assim garantir uma justiça universal
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117554

Ir para o topo Ir para baixo

Informação revelada pela Wikileaks entala os EUA Empty Re: Informação revelada pela Wikileaks entala os EUA

Mensagem por Viriato Seg Nov 29, 2010 3:09 am

Estou á espera da letra V de Viriato. Curioso para saber o que é que a CIA descobriu sobre essa figura. Não sou eu. Era aquele gajo que correu á mocada os romanos.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Informação revelada pela Wikileaks entala os EUA Empty Re: Informação revelada pela Wikileaks entala os EUA

Mensagem por Viriato Ter Nov 30, 2010 5:29 am

Era uma vez a WikiLeaks

por BERNARDO PIRES DE LIMA

Já tínhamos entrado na era da violação da privacidade individual, mas esta semana a WikiLeaks escancarou as portas à violação da privacidade diplomática. Intriga, hipocrisia, sarcasmo e mentira foram alguns dos ingredientes da trama política que o mundo de um momento para o outro descobriu com choque e pavor, como se a história diplomática não estivesse repleta de maus fígados que irão perdurar no tempo enquanto ela for praticada por gente de carne e osso.

Primeira consequência disso: a WikiLeaks desbaratou o trabalho iniciado há uns meses, quando revelou violações de direitos humanos cometidas em operações militares no Afeganistão e Iraque, uma opção editorial que, sendo polémica e fruto de uma fuga de informação no Governo americano, merece dar início a uma profundíssima investigação judicial.

O que esta semana a WikiLeaks fez foi revelar milhares de telegramas entre o Foggy Bottom e as centenas de embaixadas e consulados americanos espalhados pelo mundo, cuja desclassificação não está autorizada e o conteúdo nada acrescenta de relevante aos propósitos com que a WikiLeaks iniciou o ano. Segunda consequência: confusão nas opiniões públicas sobre as reais intenções do site e um colorido patético das relações entre líderes mundiais.

O ponto em que a WikiLeaks se devia debruçar é este: ao não querer separar o trigo do joio (por exemplo: violações direitos humanos versus intriga cor-de-rosa) ou sequer acrescentar algo ao que já se sabia (receios sobre a soberania nuclear paquistanesa ou intenções de vizinhos árabes contra o Irão nuclear) só motivou uma caça ao homem em Washington e ao fecho do circuito restrito das informações diplomáticas. Ou muito me engano ou a WikiLeaks acabou de cavar o seu próprio fosso.


Não gosto de bufos. Nunca gostei. Nesse caso como nos outros onde o autor não é um ressabiado mas a justiça e CS. Depois o autor do WikiLeaks é parcial. O seu trabalho seria perfeito se também pesquisasse e publicasse o que os embaixadores dos diversos países acreditados nos EUA comunicam aos seus países. É que, não sendo um apoiante incondicional dos americanos, a má língua seria bem mais porca.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Informação revelada pela Wikileaks entala os EUA Empty Re: Informação revelada pela Wikileaks entala os EUA

Mensagem por Vitor mango Ter Nov 30, 2010 7:03 am

o que é do foro privado nunca pode ser analisado c om uma lupa de objectividade
calculem a conversa de dois amigos (ou amigas ) a verem passar uma rebolona ) e as conversas inter ambos
A rebolona sabe o que dizem dela e pelo facto balanceia os lombos ...essa a regra do jogo
Chegar ao pe da pikena e dizer-lhe
aqueles dois ali estavam a dizer de si que devias ser boa na cama
??????????????????????
Pois
a estupidez esta em quem quebra ass regras
os embaixadpores atiram para os telegrams ou emails aquilo que ouvem e quem le ...arquiva
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117554

Ir para o topo Ir para baixo

Informação revelada pela Wikileaks entala os EUA Empty Coscuvilhices

Mensagem por Viriato Ter Nov 30, 2010 8:40 am

Coscuvilhices

A prática da diplomacia tem como um dos seus pilares a garantia da confidencialidade naquilo que os profissionais dizem aos seus governos, e vice-versa. Na guerra como na paz, os serviços de “cifra” procuram assegurar a possibilidade de transmitir, com total franqueza e discrição, a apreciação de perfis de personalidades, a avaliação crítica de factos ou o desenho de cenários, tidos por relevantes para os interesses dos respetivos Estados. Não é por acaso que este tipo de comunicações só costuma ficar oficialmente disponível para escrutínio público algumas décadas depois.


A questão suscitada pela divulgação de centenas de milhares de documentos pela “WikiLeaks” configura uma quebra grave nesta relação de confiança. Ela coloca políticos e profissionais em elevado risco, nalguns casos com potenciais consequências funestas, podendo também induzir um ambiente de gratuita tensão entre Estados.


Com exceções muito raras, a diplomacia portuguesa não sofreu, até hoje, problemas desta natureza. Isso não significa que o que agora ocorreu não possa, subliminarmente, vir a retrair-nos no modo como, de futuro, venhamos a atuar.


O “voyeurisme” pateta de alguns setores sente-se deliciado com o acesso àquilo que deveria permanecer num registo discreto. É um belo teste de caráter, idêntico ao que qualifica quem revela conversas ouvidas nos locais públicos ou promove a divulgação de escutas telefónicas de natureza privada. Que se há-de fazer? São os novos “bufos”, as modernas comadres da eterna coscuvilhice.


(Texto de um artigo que hoje publico no "Diário Económico")

Postado por Francisco Seixas da Costa
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Informação revelada pela Wikileaks entala os EUA Empty Re: Informação revelada pela Wikileaks entala os EUA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos