Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amado e a wikileak

3 participantes

Ir para baixo

Amado e a wikileak Empty Amado e a wikileak

Mensagem por Vitor mango Qui Dez 02, 2010 12:46 am

..in publico

Sabe-se que entre os mais de 250 000 documentos do Departamento de Estado obtidos pela WikiLeaks há 722 telegramas que passaram pela representação da capital portuguesa. O telegrama datado de 20 de Outubro de 2006 e classificado como “secreto” é o primeiro desses a ser divulgado no site da organização fundada por Julian Assange.

O termo “repatriamento” e o facto de este documento ser de 2006 indicam que em causa estava a saída de presos da base norte-americana de Cuba e não a sua transferência para a prisão. Em 2006 já não chegavam presos a Guantánamo.

O telegrama classificado pelo responsável da área política da embaixada, Toy Fitrell, refere que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luis Amado, prometeu demitir-se se “as forças da oposição puderem demonstrar alguma cumplicidade por parte do Governo com os alegadamente ilegais voos da CIA por território português”. As declarações de Amado foram feitas durante um debate na Assembleia da República no dia 18 de Outubro.

Os diplomatas norte-americanos descrevem como Amado se defendeu recorrendo aos mesmos argumentos do ministro que o antecedeu no cargo, Diogo Freitas do Amaral, “notando que o Governo português já completou uma investigação que não descobriu nenhuma informação para sustentar alegações de que os voos da CIA violaram o território ou o espaço aéreo de Portugal para transportar suspeitos terroristas”. Amado deixou o Ministério da Defesa e substituiu Freitas do Amaral nos Negócios Estrangeiros no fim de Junho de 2006.

“Freitas do Amaral apresentou as investigações do Governo como forma de responder às alegações. Os resultados, contudo, não silenciaram os críticos, especialmente no Bloco de Esquerda e no Parlamento Europeu”, escreve-se. Os diplomatas dizem ainda a Washington que uma delegação do Parlamento Europeu, que continua a investigar os voos da CIA na Europa, vai visitar Lisboa para entrevistar Luis Amado sobre o assunto.

Garantias de legalidade

Para explicar o que poderia constituir uma ilegalidade no caso português, o telegrama detalha que “a lei portuguesa, como interpretada pelo Governo (o que pode mudar), requer garantias escritas do destino final de que os detidos não serão torturados nem arriscarão a pena de morte tal como uma garantia dos EUA de que serão tratados de acordo com as convenções internacionalmente reconhecidas”.

Sem estas garantias, escreve-se, “o Governo terá dificuldades em apoiar os voos de repatriamento pelo território ou espaço aéreo português”. Por isso, “esperamos ansiosamente que Washington responda aos pontos colocados por Portugal como discutidos […]” e “esperamos sem dúvidas que este assunto seja discutido na reunião de 24 de Outubro entre Amado e a secretária de Estado [Condoleezza] Rice em Washington”.

Bajular o inabalável Amado

Os diplomatas descrevem que a pressão a que está sujeito, levou Amado, “habitualmente inabalável a perder a compostura durante o testemunho” no Parlamento, “um acontecimento completamente fora do comum e que demonstra os efeitos dos implacáveis ataques políticos e dos media”.

Apesar “desta explosão”, acrescenta-se, “acreditamos que Amado vai continuar a reiterar o que a investigação revelou – que o Governo não tem qualquer prova de voos ilegais da CIA em território português ou através dele”.

Tendo em conta a intenção dos EUA de “repatriar detidos de Guantánamo passando pelas Lajes”, o telegrama sugere que “neste momento, seria do nosso interesse bajulá-lo bastante”.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Amado e a wikileak Empty Re: Amado e a wikileak

Mensagem por Vitor mango Qui Dez 02, 2010 12:46 am

and
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Amado e a wikileak Empty Re: Amado e a wikileak

Mensagem por Viriato Qui Dez 02, 2010 2:20 am

Vitor mango escreveu:and

O and foi publicado ontem á noite....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Amado e a wikileak Empty Re: Amado e a wikileak

Mensagem por Vitor mango Qui Dez 02, 2010 5:04 am

Viriato escreveu:
Vitor mango escreveu:and

O and foi publicado ontem á noite....

and andiamus
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Amado e a wikileak Empty Voos

Mensagem por Viriato Qui Dez 02, 2010 10:26 am

Voos

Será que a confusão é minha?

A correspondência diplomática americana revelada pelo WikiLeaks refere-se, a certo passo, ao conhecimento dado às autoridades portuguesas, pelos seus homólogos americanos, de voos tendo como origem Guantanamo, levando a bordo detidos repatriados, sobre cujo futuro tratamento, nos países de destino, Portugal cuidou em pedir esclarecimentos, antes de dar autorização para a sua passagem por aeroportos nacionais.


O que eu não entendo é o que isso tem a ver com anteriores voos tendo como destino Guantanamo, que terão passado anos antes por Portugal, relativamente aos quais as autoridades portuguesas sempre afirmaram, sem que alguém tivesse conseguido provar o contrário, não terem sido informadas de que transportavam detidos? É que, sobre esses voos para Guantanamo, que eu saiba, não há uma única linha nos documentos do WikiLeaks.


Com tanta gente - em jornais, blogues e não só - a dar por certo de que se trata de uma e da mesma coisa, e nem sequer admitindo estar a haver má fé ou ignorância da parte de ninguém, só posso concluir que, afinal, devo ser eu quem está errado.

Postado por Francisco Seixas da Costa
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Amado e a wikileak Empty Re: Amado e a wikileak

Mensagem por Vitor mango Qui Dez 02, 2010 12:36 pm

Amado e a wikileak Fernandonobredr5
Fernando Nobre elogia Luís Amado
Por Redacção

O candidato à presidência da República, Fernando Nobre, elogiou esta tarde o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, pela posição tomada em relação às notícias de alegados voos da CIA em espaço aéreo português, no âmbito da polémica vinda a público atraves do Wikileaks.

«Entendo que o ministro dos Negócios Estrangeiros, o doutor Luís Amado, sai-se muito bem das notícias que vieram a público», referiu Fernando Nobre, que mantém a sua posição caso venha a ser eleito Presidente da República: «Enquanto figura pública e se for eleito Presidente da República terei exactamente o mesmo discurso nas minhas afirmações privadas e públicas. Não terei dois discursos.»

Recorde-se que o site Wikileaks divulgou ontem um telegrama, datado de 20 de Outubro de 2006, da embaixada dos Estados Unidos, em que surge um pedido expresso do governo norte-americano ao português para autorizar o repatriamento dos suspeitos de terrorismo. Este documento é um dos 250 mil dados a conhecer pelo Wikileaks desde domingo.18:31 - 0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Amado e a wikileak Empty Re: Amado e a wikileak

Mensagem por Vagueante Sex Dez 03, 2010 9:56 am

Este é mais um caso em que comunicação social se perde ou, com segundo sentido, tenta levar as pessoas a pensar coisas diferentes da realidade.
Tanto quanto se sabe pelas publicações vindas a público, existiu um pedido dos EUA a Portugal, para autorizar os seus aviões que transportavam prisioneiros acusados de terrorismo, pelo território nacional. Tudo conforme o direito internacional já que não se tratou de comunicar a passagem mas um pedido de autorização.
Esse pedido teve uma resposta condizente com o direito português. Não se sabe de mais nada. Tudo normal na relação entre países soberanos.
Porque se insiste em tratar esta caso como um escândalo merecedor de tantas páginas de imprensa?
Terá o governo de despedir Luís Amado por este ter correctamente conduzido o assunto?

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Amado e a wikileak Empty Re: Amado e a wikileak

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos